Hospital Santa Marta
Rua de Santa Marta, 1169-024 Lisboa
Telefone geral: 21 359 40 00
O Convento de Santa Marta, fundado no Séc. XVI, começou a funcionar ao serviço da saúde em 1890 pelo que passou a ter a designação de Hospício dos Clérigos Pobres.
Em 1890 o edifício foi usado como hospital improvisado para albergar as muitas vítimas de um surto de gripe que alvoroçou a cidade e posteriormente como hospital de doenças venéreas. Veio posteriormente a juntar-se ao Hospital de S. José.
Em 1910 foi atribuída oficialmente ao Hospital de Santa Marta a função de Escola Médico Cirúrgica de Lisboa assumindo um importante papel no ensino da Medicina em Lisboa. Manteve esta função até 1953, data em que a clínica universitária é transferida para o recém-criado Hospital de Santa Maria.
Com esta transferência o Hospital de Santa Marta volta a integrar-se no grupo Hospitais Civis de Lisboa onde se manteve até ao final do século XX.
Considerado como uma das principais escolas de Medicina Interna durante a segunda metade do século XX com a figura de Carlos George veio a ganhar uma especial diferenciação na área cardio-vascular com a inovação trazida por Machado Macedo.
Entra no século XXI como um dos principais centros de referência a nível do diagnostico e tratamentos das doenças cardio-vasculares a nível nacional.
Áreas
Anestesiologia e Blocos Operatórios
Coração, Vasos e Tórax
Medicina
Músculo-esquelética
Urgência Geral Polivalente e Cuidados Intensivos
Especialidades
Anestesiologia
Angiologia e Cirurgia Vascular
Cardiologia
Cardiologia Pediátrica
Cirurgia Cardiotorácica
Imunohemoterapia
Medicina Física e de Reabilitação
Medicina Interna
Patologia Clínica
Pneumologia
Radiodiagnóstico[1]