SNS24

Fonte: aprendis
Revisão em 19h06min de 20 de janeiro de 2025 por Vanda Simões (discussão | contribs)
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App SNS 24 https://www.sns24.gov.pt/

A App SNS 24 é uma plataforma digital integrada no Serviço Nacional de Saúde de Portugal, criada para facilitar o acesso dos cidadãos a serviços de saúde de forma mais ágil e centralizada. A aplicação foi desenvolvida para otimizar o atendimento e disponibilizar recursos de saúde de maneira mais acessível, especialmente num cenário onde a digitalização do setor de saúde é uma prioridade para melhorar o bem-estar geral da população. Com esta aplicação, os utilizadores podem aceder aos serviços de saúde, obter aconselhamento médico e gerir consultas sem precisarem de se deslocar fisicamente[1].


1. Funcionalidades da App SNS 24:

- Boletim de vacinas - Resumo de saúde - Edição dos contactos do utente (email e telemóvel) • Declaração de contacto com a Linha SNS 24 • Baixas médicas • Receitas: Guias de Tratamento e bula de medicamentos dispensados • Agenda de Saúde • Autodeclaração de Doença • Cartão ADSE • Cartão dador de sangue • Testamento Vital • Atestado Médico de Incapacidade Multiuso • QR Code – Quiosque Eletrónico • Patologias (alergias e doenças raras) • Exames (Guia de Prestação e Resultados) • Referenciações clínicas • Consulta de medicação habitual • Pedido de renovação da medicação habitual • Contacto com a sua unidade de saúde • Contacto com o SNS 24 – via 808242424 e com recurso ao contacto acessível – Língua Gestual Portuguesa • Teleconsulta (através da RSE Live) • Disponibilidade para teleconsulta: o utente regista a sua disponibilidade para fazer teleconsulta • Certificado Digital COVID da UE • Possibilidade de adicionar múltiplos utilizadores • Acesso ao portal do SNS 24 • Acesso à App Telemonit SNS 24

2. Benefícios para os seus utilizadores A App SNS 24 facilita o acesso aos cuidados de saúde, especialmente para cidadãos com mobilidade reduzida ou em áreas com poucos recursos médicos. Entre os benefícios estão: Conveniência: permite que os utilizadores realizem tarefas relacionadas com a saúde a partir de casa ou em qualquer lugar. Apoio Continuado e Flexível: com a consulta remota, os utilizadores podem receber apoio médico rapidamente, reduzindo a necessidade de visitas presenciais. Acessibilidade: ajuda a reduzir o tempo de espera nas urgências e consultas, otimizando os recursos de saúde pública e evitando sobrecarga nos serviços de emergência. Estudos demonstram que a utilização da App SNS 24 está associada a uma maior adesão aos tratamentos e a uma melhoria da qualidade de vida dos utilizadores e que terá contribuído para a redução dos custos com saúde, ao evitar deslocações desnecessárias e otimizar a gestão dos recursos[2]. A satisfação dos utilizadores com a App é elevada, com destaque para a facilidade de utilização e a disponibilidade de informação e tem um papel fundamental na gestão de doenças crónicas, permitindo aos pacientes monitorizar os seus sintomas e manter-se em contacto com os seus médicosErro de citação: Elemento de fecho </ref> em falta para o elemento <ref>.

5. Desafios e Limitações A interoperabilidade entre a App e outros sistemas de informação em saúde, continua ser um dos grandes desafios, apesar dos avanços tecnológicos continuos. Por outro lado, a exclusão digital é também uma barreira para a utilização da App por parte de alguns grupos populacionais, como os idosos e as pessoas com menor nível de escolaridade2. A resistência à mudança por parte de alguns profissionais de saúde pode ainda dificultar a adoção da App nas unidades de saúde<ref name="SNS">.

Referências:

  1. Serviço Nacional de Saúde. "SNS 24 App: Transformando o acesso à saúde em Portugal." Acesso em: https://www.sns.gov.pt.
  2. Bastos, A. L. et al. "A percepção dos cidadãos sobre a aplicação SNS 24." Revista Portuguesa de Inovação em Saúde, 2022.