Manutenção de sistemas de informação: diferenças entre revisões

Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
A manutenção de sistemas de informação é o processo de aplicar mudanças aos sistemas durante a sua vida útil, de acordo com as necessidades da organização e/ou dos utilizadores. Por isto, é essencial para garantir o bom funcionamento dos SI.
O manutenção é uma [[Fases_de_um_sistema_de_informação| fase de um sistema de informação]] e consiste no processo de aplicar mudanças aos sistemas durante a sua vida útil, de acordo com as necessidades da organização e/ou dos utilizadores. Por isto, é essencial para garantir o bom funcionamento dos SI.
A manutenção permite resolver problemas como:
A manutenção permite resolver problemas como:
* Bugs no sistema;
* Bugs no sistema;

Revisão das 16h50min de 11 de fevereiro de 2016

O manutenção é uma fase de um sistema de informação e consiste no processo de aplicar mudanças aos sistemas durante a sua vida útil, de acordo com as necessidades da organização e/ou dos utilizadores. Por isto, é essencial para garantir o bom funcionamento dos SI. A manutenção permite resolver problemas como:

  • Bugs no sistema;
  • Mudanças nos processos;
  • Alterações nos requisitos dos stakeholders/utilizadores;
  • Problemas técnicos com hardware e/ou software;
  • Mudanças no ambiente.


Dependendo do tipo de problema a solucionar e dos objetivos a atingir, é adotado um tipo de manutenção. No entanto, existe uma atividade de manutenção que deve ser aplicada durante todo o processo de desenvolvimento de um software/sistema de informação: Gestão de Configurações.


Atividades da Gestão de Configurações:

  • Idenfificar mudanças nos produtos do desenvolvimento;
  • Controlar mudanças;
  • Assegurar a correta realização de mudanças;
  • Informar os stakeholders/utilizadores das mudanças.



Tipos de Manutenção

  • Manutenção para melhoria - o foco é o aperfeiçoamento do desempenho de funções;
  • Manutenção para adaptação - o foco é modificação de funções existentes ou o acréscimo de novas funcionalidades que decorrem de mudanças no ambiente ou do aparecimento de novas necessidades;
  • Manutenção corretiva - o foco é a correção de bugs e erros lógicos que não foram detetados nos testes;
  • Manutenção preventiva - o foco é reduzir as oportunidades para falha do sistema ou, ainda, aumentar a sua vida útil.


Voltar