Implementação de sistemas de informação: diferenças entre revisões
Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Linha 12: | Linha 12: | ||
* Estabelecimento de grupos de trabalho; | * Estabelecimento de grupos de trabalho; | ||
* Formação de utilizadores e operadores; | * Formação de utilizadores e operadores; | ||
** Avaliar a rotatividade de pessoal e a necessidade de mais acções de formação | |||
* Aceitação do sistema pelos grupos de utilizadores. | * Aceitação do sistema pelos grupos de utilizadores. | ||
Revisão das 13h11min de 12 de fevereiro de 2016
A implementação é uma fase de um sistema de informação e consiste na "entrega" dos mesmos às organizações, isto é, na integração dos sistemas no ambiente organizacional cliente para que possam iniciar a sua atividade. Esta fase implica, não só, a implementação do sistema de informação tecnológico, mas também do sistema de atividades humanas (papéis/atividades dos utilizadores).
Implementação do Sistema de Informação Tecnológico
- Aquisição do software;
- Aquisição do hardware;
- Preparação e conversão de dados;
- Instalação;
- Teste;
- Entrega.
Implementação do Sistema de Atividades Humanas
- Estabelecimento de grupos de trabalho;
- Formação de utilizadores e operadores;
- Avaliar a rotatividade de pessoal e a necessidade de mais acções de formação
- Aceitação do sistema pelos grupos de utilizadores.
Tipos de Implementação
- Conversão direta - o sistema de informação antigo é desativado e totalmente substituído pelo novo sistema;
- Implementação paralela - o novo sistema de informação é implementado paralelamente ao sistema antigo, funcionando os dois em simultâneo até que se entenda que o novo está totalmente operacional e pronto para substituir o antigo;
- Implementação híbrida.
Tipos de fornecedores
- Empresas privadas
- Empresas de dimensão média ou grande
- Start-ups
- Ministério da Saúde
- Empresas publicas
- Desenvolvimento interno
- Universidades