Guia de Utilização da aprendIS: diferenças entre revisões
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<br> Para criar o novo artigo, então, basta clicar no link a vermelho para abrir a página de edição, digitar o texto pretendido e fazer "Gravar página". Uma vez criada a nova página, o link passará a aparecer a azul, <span style="color:blue">assim</span>. | <br> Para criar o novo artigo, então, basta clicar no link a vermelho para abrir a página de edição, digitar o texto pretendido e fazer "Gravar página". Uma vez criada a nova página, o link passará a aparecer a azul, <span style="color:blue">assim</span>. | ||
<br> Esta é, tipicamente, a melhor forma de criar uma nova página, porque garante, à partida, que o novo artigo estará ligado a partir de um qualquer lado na wiki. | <br> Esta é, tipicamente, a melhor forma de criar uma nova página, porque garante, à partida, que o novo artigo estará ligado a partir de um qualquer lado na wiki. | ||
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<br>Por exemplo, a página para a Classificação Internacional de Doenças existente na wiki, pode ser pesquisada tanto pela sigla - ICD -, como pela designação completa - International Classification os Diseases. | <br>Por exemplo, a página para a Classificação Internacional de Doenças existente na wiki, pode ser pesquisada tanto pela sigla - ICD -, como pela designação completa - International Classification os Diseases. | ||
<br>A utilização de redirecionamentos permite, assim, que os artigos sejam encontrados mais facilmente, independentemente das preferências de pesquisa. | <br>A utilização de redirecionamentos permite, assim, que os artigos sejam encontrados mais facilmente, independentemente das preferências de pesquisa. | ||
== Edição de páginas == | == Edição de páginas == |
Revisão das 11h18min de 11 de abril de 2016
Este Guia de Utilização apresenta as regras básicas para tirar o melhor partido das potencialidades desta Wiki.
Para mais dicas sobre edição de páginas, consulte o Guia de Edição da MediaWiki.
Para aprender mais sobre como utilizar semântica , consulte o Guia Semântico da MediaWiki.
Criação de Páginas
- Através do uso de wikilinks
A wiki permite estabelecer ligações internas entre as páginas através do uso de uma simples sintaxe - envolver o nome de uma página em duplos parêntesis retos (ex: [[assim]]). Se for criado um link para uma pagina que não existe, ele aparecerá a vermelho, assim.
Para criar o novo artigo, então, basta clicar no link a vermelho para abrir a página de edição, digitar o texto pretendido e fazer "Gravar página". Uma vez criada a nova página, o link passará a aparecer a azul, assim.
Esta é, tipicamente, a melhor forma de criar uma nova página, porque garante, à partida, que o novo artigo estará ligado a partir de um qualquer lado na wiki.
- A partir da barra de pesquisa
Introduzir o nome de uma página que não existe na barra de pesquisa (canto superior direito da janela), fornece um link para a sua criação.
- Usando o URL
É possível criar páginas através dos URL's da wiki.
O URL de um artigo na wiki tem, normalmente, o seguinte aspeto: http://www.xxx.yyy/index.php/ARTIGO.
Para criar uma nova página, basta, então, substituir "ARTIGO" pelo nome da página que deseja criar. Isto leva, à semelhança do que acontece nos exemplos anteriores, a uma página em branco que pode ser editada com o conteúdo pretendido.
- Criar redirecionamentos
A criação de redirecionamentos é de extrema importância, na medida em que permite que outras pessoas pesquisem um dado artigo utilizando uma outra expressão.
Por exemplo, a página para a Classificação Internacional de Doenças existente na wiki, pode ser pesquisada tanto pela sigla - ICD -, como pela designação completa - International Classification os Diseases.
A utilização de redirecionamentos permite, assim, que os artigos sejam encontrados mais facilmente, independentemente das preferências de pesquisa.
Edição de páginas
A edição de páginas na MediaWiki é extremamente simples. Basta:
- Clicar na aba "Editar", no topo do lado direito da página,
- Fazer as edições necessárias e,
- Clicar na opção "Gravar Página", no fundo da página.
- Edição do Resumo
A edição do "Resumo", que aparece no final de cada página, é armazenado juntamente com as edições feitas por cada utilizador e permite seguir com maior eficiência as mudanças que são feitas aos conteúdos.
Para isso, basta que seja preenchido com uma pequena indicação das mudanças que foram feitas, como por exemplo: "correção de um erro ortográfico" ou "adição de mais informação sobre o tema X".
- Antever Resultado
A opção "Antever resultado" permite perceber como vão ficar as modificações feitas às páginas, antes de as gravar.
A utilização deste botão está, também, relacionada com o mapeamento de edições. De cada vez que uma edição é gravada, ela é registada como uma edição separada. Isto não é grande motivo de preocupação, mas a previsão dos resultados permite aperfeiçoar as alterações, eliminando a necessidade de criar novas edições e, por consequência, novos registos de edições, apenas para fazer correções menores.
- Mostrar Alterações
Outra opção que, à semelhança da anterior, permite fazer uma melhor gestão do mapa de edições, é "Mostrar alterações". Esta permite comparar a nova versão de uma página com a versão anterior, isto é, comparar a versão com as novas alterações com a versão sem essas mesmas alterações.
Uma vez mais, isto permite que o utilizador se certifique de que as suas edições são as pretendidas e de que aparecem como deveriam, antes de as gravar.
Formatação de Páginas
A formatação de texto nas páginas wiki pode ser feita através dos botões de edição que aparecem no canto superior esquerdo do espaço de edição ou utilizando a chamada wiki markup. Esta linguagem consiste num conjunto de símbolos, como asteriscos, apóstrofes ou sinais de igual que desempenham uma função especial nas wikis, muitas vezes dependendo da sua posição.
Formatação de Texto
Formatação de Caractéres
Texto em itálico
- ''itálico'' = itálico
Texto em negrito
- '''negrito''' = negrito
Texto em itálico e negrito
- '''''itálico negrito''''' = itálico negrito
Texto rasurado
- <strike>texto rasurado</strike> =
texto rasurado
- <strike>texto rasurado</strike> =
Texto sem wiki markup
- <nowiki>''texto sem markup'' </nowiki> = ''texto sem markup''
Formatação de Secções
Cabeçalhos em diferentes níveis
Para criar cabeçalhos automaticamente, basta colocar o título do cabeçalho entre sinais de igual, assim: = Cabeçalho de nível 1=.
O nível do cabeçalho é determinado pelo número de sinais de igual utilizados, sendo que um cabeçalho de nível 4, por exemplo, se define da seguinte forma: ==== Cabeçalho de nível 4 ====.
Quanto maior o número de sinais utilizados, mais se desce na escala/hierarquia e menor será o tamanho do cabeçalho.
Para as páginas que contenham 4 ou mais cabeçalhos, é criado um índice (ou tabela de conteúdos) automaticamente.
Separador horizontal
Um separador horizontal é uma linha que atravessa a página horizontalmente, podendo ser útil para fazer separação entre conteúdos numa mesma página.
O separador é definido da seguinte forma:
texto antes
----
texto depois
A aparência do separador é conforme se mostra abaixo:
texto antes
texto depois
Lista de pontos
Para criar uma lista de pontos (bullet list), utilizam-se asteriscos (*). Quantos mais asteriscos forem utilizados, maior será o avanço do ponto.
Esta lista, por exemplo...
* Ponto a
** Ponto aa
*** Ponto aaa
* Ponto b
... fica assim:
- Ponto a
- Ponto aa
- Ponto aaa
- Ponto aa
- Ponto b
Lista numerada
Para criar uma lista numerada, utiliza-se o sinal de cardinal (#). Quantos mais sinais de cardinal forem utilizados, maior será o avanço, à semelhança do que acontece com o exemplo anterior.
Esta lista, por exemplo...
# Ponto a
## Ponto aa
## Ponto ab
# Ponto b
... fica assim:
- Ponto a
- Ponto aa
- Ponto ab
- Ponto b
Lista de definições
Uma lista de definições define-se da seguinte forma:
; item 1
: definição do item 1
; item 2
: definição do item 2
O resultado é este:
- item 1
- definição do item 1
- item 2
- definição do item 2
Avanço do texto
Criar avanços no texto pode ter muitas utilidades, desde criar hierarquias ou dependências entre os conteúdos, demarcar parágrafos ou até simplesmente organizar a aparência do texto.
Mas como é que isso se faz? É muito simples:
: Avanço único
:: Avanço duplo
Sem avanço
=
- Avanço único
- Avanço duplo
Sem avanço
Quanto maior for o número de sinais de dois pontos utilizados, maior será o avanço do texto.
Parágrafos
A MediaWiki ignora as quebras de linha singulares, isto é, ignora a forma como os parágrafos são assumidos em editores de texto como, por exemplo, o Microsoft Word.
Na MediaWiki os parágrafos singulares têm que ser forçados, através do uso da tag em HTML <br>.
HTML
Alguns termos em HTML também podem ser utilizados para formatar o texto na MediaWiki.
Texto sublinhado
<ins>Texto sublinhado</ins> ou <u>Texto sublinhado</u> = Texto sublinhado
Texto rasurado
<s>Texto rasurado</s> ou <del>Texto rasurado</del> = Texto rasurado
Blockquotes
Os blockquotes podem ser utilizados para destacar uma parte do texto, como por exemplos, blocos de texto citado.
Texto antes
<blockquote>Carpe Diem</blockquote>
Texto depois
=
Texto antes
Carpe Diem
Texto depois
Comentários
Os comentários só podem ser vistos na área de edição das páginas e podem ser interessantes, especialmente neste contexto de contribuição múltipla, para deixar indicações a futuros contribuidores, para dar explicações adicionais que só interessem aos criadores dos conteúdos, etc.
Os comentários definem-se da sequinte forma:
<!-- Isto é um comentário -->
Tabelas
A construção de tabelas na aprendIS, à semelhança do que acontece com as outras wikis, implica o conhecimento de uma sintaxe própria.
Contudo, existe a possibilidade de, usando uma ferramenta online complementar, criar tabelas de forma muito mais simples e automática, sem necessidade de recorrer à sintaxe, o que é especialmente interessante para quem não está familiarizado com este tipo de linguagens.
Para criar tabelas pode, então, usar o Gerador de Tabelas da MediaWiki, sendo que apenas precisa definir o tamanho da tabela (como acontece, por exemplo, com as tabelas do Word) e inserir o texto nas células da tabela. Pode, também, adicionar ou remover linhas ou colunas conforme necessário e estilizar o texto da forma que entender, usando os comandos disponibilizados pela ferramenta, que esta irá gerar o código correspondente em linguagem wiki.
Depois, é só copiar o código resultante e colá-lo na página de edição da aprendIS.
Ainda assim, se preferir criar as suas tabelas de raíz ou alterar alguma coisa no código criado automaticamente, veja a seguir como o pode fazer.
Tabelas básicas
A linguagem básica para criar uma tabela é a seguinte:
{|
|célula 1
|célula 2
|-
|célula 3
|célula 4
|-
|célula 5
|célula 6
|}
A aparência de uma tabela básica é, então:
célula 1 | célula 2 |
célula 3 | célula 4 |
célula 5 | célula 6 |
Cabeçalhos de tabela
Para criar cabeçalhos nas tabelas, substitui-se a barra vertical (|) utilizada para marcar o início de cada célula, por um ponto de exclamação (!).
{|
!Cabeçalho 1
!Cabeçalho 2
|-
|célula 3
|célula 4
|-
|célula 5
|célula 6
|}
=
Cabeçalho 1 | Cabeçalho 2 |
---|---|
célula 3 | célula 4 |
célula 5 | célula 6 |
Estes cabeçalhos aparecem, por omissão, a negrito e centrados.
Imagens
Carregar imagens
O primeiro passo para inserir imagens numa página wiki é fazer o seu upload para os servidores da própria wiki.
Para carregar uma imagem, os seguintes passos devem ser seguidos:
- Selecionar a opção Carregar ficheiro, que aparece debaixo do separador Ferramentas da barra lateral (lado esquerdo da página, por baixo do logótipo);
- Seleccionar a opção Escolher Ficheiro, disponível na caixa Ficheiro de origem, e localizar a imagem no computador;
- Na caixa Descrição do ficheiro, dar um nome ou alterar o nome da imagem em Nome do ficheiro de destino (usar um nome descritivo, de preferência);
- Preencher o Resumo, se necessário;
- Selecionar a opção Carregar ficheiro.
Editar a página de descrição de uma imagem
Quando uma imagem é carregada para a wiki, uma página de descrição do ficheiro é automaticamente criada sob o nome atribuído à mesma.
A Página de descrição do ficheiro' deve ser preenchida com informação sobre qual a origem da imagem, sobre o seu copyright status ou qualquer outra informação descritiva que possa ser útil.
Utilizar imagens
Existem algumas opções de sintaxe para inserir as imagens carregadas nas páginas da wiki:
- [[Ficheiro:nomedoficheiro.extensão]] para mostrar uma imagem nas suas dimensões originais;
- [[Multimédia:nomedoficheiro.ogg]] para apresentar um link direto para o ficheiro em vez de mostrá-lo, quer este tenha por conteúdo uma imagem ou outros dados. Esta opção também permite, por exemplo, que se faça o download de uma imagem separadamente.
Referências Bibliográficas
As referências bibliográficas podem ser introduzidas nas páginas da aprendIS através da tag <ref>.
A tag <ref> insere o texto que encerra como notas de rodapé na secção designada. Essa secção é indicada usando a tag <references /> no local onde pretende que apareçam as referências (por norma, no final da página). Caso esta secção não seja definida, as referências não irão aparecer e será exibida uma mensagem de erro a vermelho no final da página.
Para inserir as referências, deve, então, introduzi-las entre as tags <ref> e </ref>, de acordo com a norma que escolher para referenciar fontes de informação, tal como mostram os seguintes exemplos:
O sol brilha durante o dia. <ref>J. Sousa, O Sol (Porto: Jornal do Céu, 2005), 10-1.</ref>
A lua aparece à noite. <ref>A. Nunes, "A história da lua", Contos lunares, 22 (Abril, 2010).</ref>
Para fazer aparecer as referências, pode, por exemplo, criar a secção "Referências Bibliográficas" e inserir a tag <references />, assim:
== Referências Bibliográficas ==
<references />
Múltiplos usos da mesma referência
Para que possa usar a mesma referência mais do que uma vez no artigo, deve atribuir-lhe um identificador único através da tag <ref name="nome">.
Para criar as referências, deve, então, usar esta tag da mesma forma que a tag <ref>, sendo que apenas precisa introduzir o título da referência da primeira vez e, nas restantes, apenas a tag, tal como mostra o exemplo a seguir:
Este é um exemplo de uma mesma referência usada múltiplas vezes.<ref name="exemplo">B. Silva, "Referências Bibliográficas 101", Manual de coisas (Abril, 2016).</ref>
Esta citação pertence à mesma referência que a de cima.<ref name="exemplo" />
Esta citação também.<ref name="exemplo" />
Para fazer aparecer, usa-se a tag <references /> na área destinada e o resultado é o seguinte:
Este é um exemplo de uma mesma referência usada múltiplas vezes.[1]
Esta citação pertence à mesma referência que a de cima.[1].
Esta citação também.[1]
Referências Bibliográficas
Movimentação de Páginas
Mover uma página significa dar-lhe um novo nome. Para tal, basta:
- Selecionar o separador "Mover" (opções adicionais podem ser encontradas no separador com um triângulo invertido do lado esquerdo da barra de pesquisa),
- Introduzir o novo nome,
- Selecionar "mover página".
Quando se move uma página, é importante saber que não só se altera o nome da mesma, como se move todo o seu conteúdo e o histórico de edições. Isto não acontece se apenas se copiar e colar conteúdos em diferentes páginas, podendo perder-se a informação sobre quem criou que conteúdo e quando.
Uma vez que esta operação resulta num redirecionamento, não deverão ocorrer quebras nos links. De qualquer forma, o utilizador deve verificar links noutras páginas que apontam para a página redirecionada e corrigir, se necessário.
Wiki Semântica
- Como criar classes/categorias
A forma mais fácil de criar uma classe/categoria , assim como todos os outros elementos semânticos associados a essa mesma classe, é fazê-lo a partir da página Especial:CreateClass.
Esta página especial permite criar, a partir de um único sítio, todas as propriedades, predefinições formulários e categorias de forma automática. Basta, para isso, preencher os campos que são apresentados e fazer "Criar".
Para associar conteúdo aos elementos semânticos criados, deve aceder-se ao formulário respetivo e começar a introduzir a informação pretendida.
As classes, e só as classes, podem também ser criadas através de um simples código inserido na página ou páginas que se pretendem classificar.
Para criar uma classe, então, usando código basta inserir [[Categoria:Nome da Classe/Categoria]] entre parêntesis retos (dois de cada lado). Esta ficará ativa a partir do momento em que a página for guardada.
A uma mesma página, podem ser associadas as classes/categorias que se entender serem necessárias.
Para cada classe/categoria criada, é criada uma página sob esse nome, que agrega, em forma de lista organizada alfabeticamente, todas as páginas classificadas/categorizadas por essa mesma classe/categoria.
- Como criar propriedades
As propriedades semânticas são os blocos básicos de construção de qualquer site semântico, pois permitem que se façam ligações entre os dados. Isto, por sua vez, permitem a articulação destes mesmo dados uns com os outros, promovendo a criação de contexto, de sentido.
Uma propriedade é, assim, uma "característica" única e específica de uma dada peça de informação.
As propriedades podem ser criadas através da página especial Especial:CreateProperty.
O nome da propriedade, o tipo e algumas restrições podem ser determinadas a partir desta página.
- Como criar predefinições
As predefinições dão "corpo" às propriedades. Elas são responsáveis por transformar os dados em informação semântica de facto e, muitas vezes, definem uma página como sendo de uma determinada categoria e de um determinado tipo.
As predefinições permitem, ainda, agregar informação, disponibilizando uma lista de todas as outras páginas que tenham algum tipo de relação com a página a que uma dada predefinição está associada.
A forma mais simples de criar uma predefinição é através da página especial Especial:CreateTemplate.
A partir desta página, é possível, então, determinar quais as propriedades que pertencem à predefinição, determinar como elas devem aparecer, assim como estabelecer mais alguns requisitos se necessário, entre outras coisas.
- Como criar formulários
Construídas as propriedades e as predefinições, passa a ser possível construir os formulários.
Os formulários permitem aos utilizadores criar e editar páginas dos mais diversos tipos, de forma muito simples.
Deve existir um formulário por casa tipo de página. O formulário é responsável por "popular" a predefinição (ou predefinições) contida no tipo de página em questão.
Os formulários podem ser criados, à semelhança do que acontece com os casos anteriores, a partir de uma página especial. Neste caso, a página é Especial:CreateForm.
- Como usar os formulários
Para começar a tirar partido dos benefícios que resultam da utilização da semântica, ela precisa então de ser associada às páginas. E isso é feito a partir dos formulários.
Para associar um formulário a uma página, deve chamar o formulário, inserindo a expressão form:Nome do formulário na barra de pesquisa.
Se não souber ou não se recordar do nome do formulário, pode sempre escrever apenas a expressão form: na barra de pesquisa e será apresentada uma lista dos formulários disponíveis na wiki, a partir da qual pode escolher o que deseja.
Selecionando o formulário, o utilizador será encaminhado para uma nova página, onde deverá inserir o nome da página ou do artigo que pretende editar na barra destinada e clicar no botão "Criar ou editar".
O nome da página pode ser o de uma que já exista e à qual pretende adicionar o formulário, ou uma que ainda não existe e que pretende criar a partir do formulário.
- Outras opções de acesso aos formulários
À semelhança do que pode ser feito com uma série de outros elementos da wiki (páginas, utilizadores, ficheiros, etc.), pode usar a ligação "Páginas especiais", disponível na secção "Ferramentas" na barra esquerda da wiki, e consultar a Lista de páginas para ver quais os formulários semânticos disponibilizados pela wiki.
Isto pode ser útil para identificar se o formulário que precisa já está criado ou se é necessário criar um novo.