Implementação de sistemas de informação: diferenças entre revisões

Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(Há 7 edições intermédias do mesmo utilizador que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
A implementação é uma [[Fases_de_um_sistema_de_informação| fase de um sistema de informação]] e consiste na "entrega" dos mesmos às organizações, isto é, na integração dos sistemas no ambiente organizacional cliente para que possam iniciar a sua atividade. Esta fase implica, não só, a implementação do '''sistema de informação tecnológico''', mas também do '''sistema de atividades humanas''' (papéis/atividades dos utilizadores).
A implementação é uma [[Fases_de_um_sistema_de_informação| fase de um sistema de informação]] e consiste na "entrega" dos mesmos às organizações, isto é, na integração dos sistemas no ambiente organizacional cliente para que possam iniciar a sua atividade. Esta fase implica, não só, a implementação do '''sistema de informação tecnológico''', mas também do '''sistema de atividades humanas''' (papéis/atividades dos utilizadores).


 
==Implementação do Sistema de Informação Tecnológico ⌘==
'''Implementação do Sistema de Informação Tecnológico''':
* Aquisição do software;
* Aquisição do software;
** Contratos com Total Cost of Ownership (TCO) e Service Level Agreements (SLA)
* Aquisição do hardware;
* Aquisição do hardware;
** Dimensionar para os anos seguintes
** Ter atenção à redudância e balanceamento
* Preparação e conversão de dados;
* Preparação e conversão de dados;
** Exigir documentação das bases de dados
* Instalação;
* Instalação;
** Criação de ambientes de QA (Quality Assurance)
* Teste;
* Teste;
* Entrega.
* Entrega.


 
==Implementação do Sistema de Atividades Humanas ⌘==
'''Implementação do Sistema de Atividades Humanas''':
* Estabelecimento de grupos de trabalho;
* Estabelecimento de grupos de trabalho;
* Formação de utilizadores e operadores;
* Formação de utilizadores e operadores;
** Avaliar a rotatividade de pessoal e a necessidade de mais acções de formação
* Aceitação do sistema pelos grupos de utilizadores.
* Aceitação do sistema pelos grupos de utilizadores.


 
==Tipos de Implementação ==
----
===Tipos de Implementação===
 
* Conversão direta - o sistema de informação antigo é desativado e totalmente substituído pelo novo sistema;
* Conversão direta - o sistema de informação antigo é desativado e totalmente substituído pelo novo sistema;
* Implementação paralela - o novo sistema de informação é implementado paralelamente ao sistema antigo, funcionando os dois em simultâneo até que se entenda que o novo está totalmente operacional e pronto para substituir o antigo;
* Implementação paralela - o novo sistema de informação é implementado paralelamente ao sistema antigo, funcionando os dois em simultâneo até que se entenda que o novo está totalmente operacional e pronto para substituir o antigo;
* Implementação híbrida.
* Implementação híbrida.


==Tipos de fornecedores ⌘==
* Empresas privadas
** Empresas de dimensão média ou grande
** Start-ups
* Ministério da Saúde
** Empresas publicas
* Desenvolvimento interno
* Universidades


 
== Informação para slides ==
<small>[http://mediawiki.gim.med.up.pt/index.php/Sistemas_de_Informa%C3%A7%C3%A3o_em_Sa%C3%BAde Voltar]</small>
<slideshow style="flower" headingmark="⌘"  incmark="…" scaled="true" >
;author: Vários autores
;subfooter: {{date}}
;footer:  
</slideshow>

Edição atual desde as 12h02min de 9 de fevereiro de 2017

A implementação é uma fase de um sistema de informação e consiste na "entrega" dos mesmos às organizações, isto é, na integração dos sistemas no ambiente organizacional cliente para que possam iniciar a sua atividade. Esta fase implica, não só, a implementação do sistema de informação tecnológico, mas também do sistema de atividades humanas (papéis/atividades dos utilizadores).

Implementação do Sistema de Informação Tecnológico ⌘

  • Aquisição do software;
    • Contratos com Total Cost of Ownership (TCO) e Service Level Agreements (SLA)
  • Aquisição do hardware;
    • Dimensionar para os anos seguintes
    • Ter atenção à redudância e balanceamento
  • Preparação e conversão de dados;
    • Exigir documentação das bases de dados
  • Instalação;
    • Criação de ambientes de QA (Quality Assurance)
  • Teste;
  • Entrega.

Implementação do Sistema de Atividades Humanas ⌘

  • Estabelecimento de grupos de trabalho;
  • Formação de utilizadores e operadores;
    • Avaliar a rotatividade de pessoal e a necessidade de mais acções de formação
  • Aceitação do sistema pelos grupos de utilizadores.

Tipos de Implementação ⌘

  • Conversão direta - o sistema de informação antigo é desativado e totalmente substituído pelo novo sistema;
  • Implementação paralela - o novo sistema de informação é implementado paralelamente ao sistema antigo, funcionando os dois em simultâneo até que se entenda que o novo está totalmente operacional e pronto para substituir o antigo;
  • Implementação híbrida.

Tipos de fornecedores ⌘

  • Empresas privadas
    • Empresas de dimensão média ou grande
    • Start-ups
  • Ministério da Saúde
    • Empresas publicas
  • Desenvolvimento interno
  • Universidades

Informação para slides

<slideshow style="flower" headingmark="⌘" incmark="…" scaled="true" >

author
Vários autores
subfooter
Predefinição:Date
footer

</slideshow>