Levantamento de requisitos: diferenças entre revisões

Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
 
(Há 34 edições intermédias do mesmo utilizador que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
O que são '''requisitos'''? São descrições de como um sistema de informação se deve comportar, das suas propriedades e das suas restrições ou condicionantes do seu desenvolvimento.
<slideshow style="flower" headingmark="⌘"  incmark="…" scaled="true" >
<br />A fase de levantamento de requisitos é, então, de extrema importância, pois é ela que garante que o novo sistema de informação será capaz de fazer o que é suposto fazer.
;author: Vários autores
;subfooter: {{date}}
;footer:
</slideshow>


<br />Esta fase é, em si, um processo que implica uma série de outras tarefas:
O levantamento de requisitos é uma [[Fases_de_um_sistema_de_informação| fase de um sistema de informação]].
* Estabelecer objetivos:
** Definir objetivos do negócio;
** Definir o problema a resolver;
** Definir as restrições do sistema:
*** Restrições económicas;
*** Restrições políticas;
*** Restrições tecnológicas;
*** Restrições ambientais;
*** Restrições temporais, etc.;
* Compreender o contexto:
** Compreender a estrutura organizacional;
** Compreender o domínio da aplicação;
** Identificar os sistemas existentes;
* Organizar o conhecimento:
** Identificar os stakeholders e os utilizadores:
*** Compreender as necessidades dos interessados num sistema de informação é decisivo para o desenvolvimento de uma solução efetiva;
*** Conhecer os interessados e as suas necessidades permite definir as fronteiras do sistema:
**** Quem são os utilizadores do SI? Quem fornece, utiliza, remove informação do SI?
**** Como é que o SI ontém a informação necessária ao seu funcionamento?
**** Onde é que o SI é utilizado?
**** Quem será afetado pelas saídas que o SI produz?
**** Quem vai ficar responsável pela manutenção do SI?
**** Que outros sistemas interagem com o novo SI?
** Prioritizar os objetivos;
** Filtrar o domínio de conhecimento;
* Fazer o levantamento dos requisitos:
** Identificar requisitos dos stakeholders;
** Identificar requisitos do domínio;
** Identificar requisitos da organização.


Os requisitos podem ser descrições de como um sistema de informação se deve comportar, das suas propriedades e das suas restrições ou condicionantes do seu desenvolvimento.


O contexto no qual o sistema se vai inserir e as condições impostas ao processo, influenciam a forma como o levantamento de requisitos é feito, no entanto.
A fase de levantamento de requisitos é, então, de extrema importância, pois é ela que garante que o novo sistema de informação será capaz de fazer o que é suposto fazer.


== Sub-tarefas do levantamento de requisitos ⌘ ==
Esta fase é, em si, um processo que implica uma série de outras tarefas:


----
# Estabelecer objetivos:
# Compreender o contexto:
# Organizar o conhecimento:
# Fazer o levantamento dos requisitos:


===Processos para descobrir requisitos===


* Requisitos conduzidos por políticas organizacionais;
* Requisitos iniciados por problemas:
** Diagnóstico conduzido por eventos;
** Análise baseada em modelos;
* Requisitos iniciados por exemplos;
* Requisitos impostos pelo ambiente externo:
** Normas, regulamentos, etc.;
** Requisitos não funcionais.


=== Estabelecer objetivos ⌘ ===


----


===Instrumentos de identificação de requisitos===
* Definir objetivos do negócio;
* Definir o problema a resolver;
* Definir as restrições do sistema:
** Restrições económicas;
** Restrições políticas;
** Restrições tecnológicas;
** Restrições ambientais;
** Restrições temporais, etc.;


* Entrevistas e questionários - técnicas simples, mas difíceis de aplicar:
=== Compreender o contexto: ⌘ ===
** Enviesamento do entrevistadores;
* Compreender a estrutura organizacional;
** Predisposição do entrevistado;
* Compreender o domínio da aplicação;
** Relação pessoal;
* Identificar os sistemas existentes;
* Workshops de requisitos - técnica de grupo para o debate e acordo das questões associadas à identificação de requisitos:
** Grupo é composto por representantes dos diversos stakeholders identificados;
** Discussão é mediada por especialista na identificação e levantamento de requisitos;
* Brainstorming - técnica de grupo para a geração de novas ideias:
** Encoraja a participação de todos os envolvidos no processo de criação de SI;
** Permite o aproveitamento e o refinamento de outras ideias e a criação de novas;
** Encoraja o pensamento livre;
* Cenários - técnica que permite colocar os interessados no SI perante uma situação realista em que simulam ou antevêem a interação com o SI;
* Storyboarding - técnica que permite obter, rapidamente, reações dos utilizadores para os conceitos propostos para o SI:
** Passivo - capturas de ecrã; regras do negócio; relatórios;
** Ativo - slide shows; animações; simulações;
** Interativo - demos; apresentações interativas;
* Protótipos - técnica que consiste na criação de uma versão inicial do sistema para apoio à identificação, análise e validação de requisitos.


=== Organizar o conhecimento: ⌘ ===
* Identificar os stakeholders e os utilizadores:
** Compreender as necessidades dos interessados num sistema de informação é decisivo para o desenvolvimento de uma solução efetiva;
** Conhecer os interessados e as suas necessidades permite definir as fronteiras do sistema:
*** Quem são os utilizadores do SI? Quem fornece, utiliza, remove informação do SI?
*** Como é que o SI contém a informação necessária ao seu funcionamento?
*** Onde é que o SI é utilizado?
*** Quem será afetado pelas saídas que o SI produz?
*** Quem vai ficar responsável pela manutenção do SI?
*** Que outros sistemas interagem com o novo SI?
* Definir prioridades para os objetivos;
* Filtrar o domínio de conhecimento;


----
=== Fazer o levantamento dos requisitos: ⌘ ===
* Identificar requisitos dos stakeholders;
* Identificar requisitos do domínio;
* Identificar requisitos da organização.


===Problemas no levantamento de requisitos===
O contexto no qual o sistema se vai inserir e as condições impostas ao processo, influenciam a forma como o levantamento de requisitos é feito.


* Os utilizadores não sabem o que querem ou sabem o que querem, mas não conseguem articulá-lo;
== Funcionais e não funcionais ⌘ ==
* Os utilizadores pensam que sabem o que querem até que os desenvolvedores lhes dêem o que disseram que queriam;
* Os analistas acham que compreendem os problemas dos utilizadores melhor que os mesmos.


=== Requisitos não-funcionais ⌘ ===
São os requisitos relacionados ao uso da aplicação em termos de desempenho, usabilidade, confiabilidade, segurança, disponibilidade, manutenção e tecnologias envolvidas. Não é preciso o cliente dizer sobre eles, pois eles são características mínimas de um software de qualidade, ficando a cargo do desenvolvedor optar por atender esses requisitos ou não. Ver [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Requisito_n%C3%A3o-funcional]]


<small>[http://mediawiki.gim.med.up.pt/index.php/Sistemas_de_Informa%C3%A7%C3%A3o_em_Sa%C3%BAde Voltar]</small>
* Requisitos de produtos : Requisitos que especificam o comportamento do produto.Ex. portabilidade; tempo na execução; confiabilidade,mobilidade, etc.
*Requisitos da organização: Requisitos decorrentes de políticas e procedimentos corporativos. Ex. padrões, infra-estrutura,etc.
* Requisitos externos: Requisitos decorrentes de factores externos ao sistema e ao processo de desenvolvimento. Ex. requisitos de interoperabilidade, legislação,localização geográfica etc.
* Requisitos de facilidade de uso. Ex.: usuários deverão operar o sistema após um determinado tempo de treinamento.
* Requisitos de eficiência. Ex.: o sistema deverá processar n requisições por um determinado tempo.
* Requisitos de confiabilidade. Ex.: o sistema deverá ter alta disponibilidade, p.exemplo, 99% do tempo.
* Requisitos de portabilidade. Ex.: o sistema deverá rodar em qualquer plataforma.
* Requisitos de entrega.Ex.: um relatório de acompanhamento deverá ser fornecido toda segunda-feira.
* Requisitos de implementação.: Ex.: o sistema deverá ser desenvolvido na linguagem Java.
* Requisitos de padrões.: Ex. uso de programação orientada a objeto sob a plataforma A.
* Requisitos de interoperabilidade.:Ex. o sistema deverá se comunicar com o SQL Server.
* Requisitos éticos. Ex.: o sistema não apresentará aos usuários quaisquer dados de cunho privativo.
* Requisitos legais. Ex.: o sistema deverá atender às normas legais, tais como padrões, leis, etc.
* Requisitos de Integração. Ex.: o sistema integra com outra aplicação.
 
=== Requisitos funcionais ⌘ ===
São os requisitos relacionados com as funções específicas que o sistema de informação é suposto executar, e que levaram à sua instalação. São exemplos de possíveis requisitos funcionais de um registo clínico electrónico:
 
* capacidade de recolher os dados das admissões de doentes
* capacidade de recolher os dados das altas de doentes
* capacidade de recolher os dados de prescrição
 
==Processos para descobrir requisitos ⌘==
 
# Requisitos conduzidos por políticas organizacionais - No hospital XYZ todos os diagnósticos são identificados através de código [[International_Classification_of_Deseases|ICD]];
# Requisitos iniciados por problemas:
#* Diagnóstico conduzido por eventos;
#* Análise baseada em modelos;
# Requisitos iniciados por exemplos;
# Requisitos impostos pelo ambiente externo:
#* Normas, regulamentos, etc.
#** Exemplo: Nos hospitais portugueses é obrigatória a identificação dos utentes nacionais com o número de utente existente no cartão do cidadão
#** Exemplo: [[Avaliação_Requisitos_SBIS|Ver Requisitos SBIS para o RES]]
 
==Instrumentos de identificação de requisitos ⌘==
 
# Entrevistas e questionários - técnicas simples, mas difíceis de aplicar porque:
#* Enviesamento do entrevistadores;
#* Predisposição do entrevistado; pode ser melhorada a predisposição usando linguagem apropriada e técnicas de negociação;
#* Relação pessoal;
# Workshops de requisitos - técnica de grupo para o '''debate e acordo das questões associadas à identificação de requisitos''':
#* Grupo é composto por representantes dos diversos stakeholders identificados;
#* Discussão é mediada por especialista na identificação e levantamento de requisitos;
# Brainstorming - técnica de grupo para a geração de '''novas ideias''':
#* Encoraja a participação de todos os envolvidos no processo de criação de SI;
#* Permite o aproveitamento e o refinamento de outras ideias e a criação de novas;
#* Encoraja o pensamento livre;
# Cenários - técnica que permite colocar os interessados no SI perante uma situação realista em que simulam ou antevêem a interação com o SI;
# Storyboarding - técnica que permite obter, rapidamente, reações dos utilizadores para os conceitos propostos para o SI:
#* Passivo - capturas de ecrã; regras do negócio; relatórios;
#* Ativo - slide shows; animações; simulações;
#* Interativo - demos; apresentações interativas;
# Protótipos - técnica que consiste na criação de uma versão inicial do sistema para apoio à identificação, análise e validação de requisitos
#* Baixa fidelidade - Esquema iniciais para discussão, [[Casos de uso]], [[Diagramas de Sequência]]
#* Alta fidelidade - [[Mockups]] com um aspecto muito próximo do final
 
== Formato dos requisitos ⌘ ==
 
* Numerar requisitos
* Esquemas em formato [[UML]]
* Uso de linguagem natural
* Incluir critérios de aceitação dos requisitos
 
==Problemas no levantamento de requisitos ⌘ ==
 
[[Ficheiro:Requisitos.png|thumb|400px|Ilustração cómica da dificuldade de comunicação e articulação entre os vários intervenientes no desenvolvimento de um sistema]]
 
Vários problemas podem surgir durante o levantamento de requisitos, nomeadamente:
# Os utilizadores '''não sabem o que querem''' ou sabem o que querem, mas não conseguem articulá-lo;
# Os utilizadores pensam que sabem o que querem '''até que''' os desenvolvedores lhes dêem o que disseram que queriam;
# Os analistas '''acham que compreendem''' os problemas dos utilizadores melhor que os mesmos.
 
Uma forma de minimizar os problemas é serem discutidos de forma iterativa em várias versões até à final.

Edição atual desde as 16h16min de 10 de fevereiro de 2017

<slideshow style="flower" headingmark="⌘" incmark="…" scaled="true" >

author
Vários autores
subfooter
Predefinição:Date
footer

</slideshow>

O levantamento de requisitos é uma fase de um sistema de informação.

Os requisitos podem ser descrições de como um sistema de informação se deve comportar, das suas propriedades e das suas restrições ou condicionantes do seu desenvolvimento.

A fase de levantamento de requisitos é, então, de extrema importância, pois é ela que garante que o novo sistema de informação será capaz de fazer o que é suposto fazer.

Sub-tarefas do levantamento de requisitos ⌘

Esta fase é, em si, um processo que implica uma série de outras tarefas:

  1. Estabelecer objetivos:
  2. Compreender o contexto:
  3. Organizar o conhecimento:
  4. Fazer o levantamento dos requisitos:


Estabelecer objetivos ⌘

  • Definir objetivos do negócio;
  • Definir o problema a resolver;
  • Definir as restrições do sistema:
    • Restrições económicas;
    • Restrições políticas;
    • Restrições tecnológicas;
    • Restrições ambientais;
    • Restrições temporais, etc.;

Compreender o contexto: ⌘

  • Compreender a estrutura organizacional;
  • Compreender o domínio da aplicação;
  • Identificar os sistemas existentes;

Organizar o conhecimento: ⌘

  • Identificar os stakeholders e os utilizadores:
    • Compreender as necessidades dos interessados num sistema de informação é decisivo para o desenvolvimento de uma solução efetiva;
    • Conhecer os interessados e as suas necessidades permite definir as fronteiras do sistema:
      • Quem são os utilizadores do SI? Quem fornece, utiliza, remove informação do SI?
      • Como é que o SI contém a informação necessária ao seu funcionamento?
      • Onde é que o SI é utilizado?
      • Quem será afetado pelas saídas que o SI produz?
      • Quem vai ficar responsável pela manutenção do SI?
      • Que outros sistemas interagem com o novo SI?
  • Definir prioridades para os objetivos;
  • Filtrar o domínio de conhecimento;

Fazer o levantamento dos requisitos: ⌘

  • Identificar requisitos dos stakeholders;
  • Identificar requisitos do domínio;
  • Identificar requisitos da organização.

O contexto no qual o sistema se vai inserir e as condições impostas ao processo, influenciam a forma como o levantamento de requisitos é feito.

Funcionais e não funcionais ⌘

Requisitos não-funcionais ⌘

São os requisitos relacionados ao uso da aplicação em termos de desempenho, usabilidade, confiabilidade, segurança, disponibilidade, manutenção e tecnologias envolvidas. Não é preciso o cliente dizer sobre eles, pois eles são características mínimas de um software de qualidade, ficando a cargo do desenvolvedor optar por atender esses requisitos ou não. Ver [[1]]

  • Requisitos de produtos : Requisitos que especificam o comportamento do produto.Ex. portabilidade; tempo na execução; confiabilidade,mobilidade, etc.
  • Requisitos da organização: Requisitos decorrentes de políticas e procedimentos corporativos. Ex. padrões, infra-estrutura,etc.
  • Requisitos externos: Requisitos decorrentes de factores externos ao sistema e ao processo de desenvolvimento. Ex. requisitos de interoperabilidade, legislação,localização geográfica etc.
  • Requisitos de facilidade de uso. Ex.: usuários deverão operar o sistema após um determinado tempo de treinamento.
  • Requisitos de eficiência. Ex.: o sistema deverá processar n requisições por um determinado tempo.
  • Requisitos de confiabilidade. Ex.: o sistema deverá ter alta disponibilidade, p.exemplo, 99% do tempo.
  • Requisitos de portabilidade. Ex.: o sistema deverá rodar em qualquer plataforma.
  • Requisitos de entrega.Ex.: um relatório de acompanhamento deverá ser fornecido toda segunda-feira.
  • Requisitos de implementação.: Ex.: o sistema deverá ser desenvolvido na linguagem Java.
  • Requisitos de padrões.: Ex. uso de programação orientada a objeto sob a plataforma A.
  • Requisitos de interoperabilidade.:Ex. o sistema deverá se comunicar com o SQL Server.
  • Requisitos éticos. Ex.: o sistema não apresentará aos usuários quaisquer dados de cunho privativo.
  • Requisitos legais. Ex.: o sistema deverá atender às normas legais, tais como padrões, leis, etc.
  • Requisitos de Integração. Ex.: o sistema integra com outra aplicação.

Requisitos funcionais ⌘

São os requisitos relacionados com as funções específicas que o sistema de informação é suposto executar, e que levaram à sua instalação. São exemplos de possíveis requisitos funcionais de um registo clínico electrónico:

  • capacidade de recolher os dados das admissões de doentes
  • capacidade de recolher os dados das altas de doentes
  • capacidade de recolher os dados de prescrição

Processos para descobrir requisitos ⌘

  1. Requisitos conduzidos por políticas organizacionais - No hospital XYZ todos os diagnósticos são identificados através de código ICD;
  2. Requisitos iniciados por problemas:
    • Diagnóstico conduzido por eventos;
    • Análise baseada em modelos;
  3. Requisitos iniciados por exemplos;
  4. Requisitos impostos pelo ambiente externo:
    • Normas, regulamentos, etc.
      • Exemplo: Nos hospitais portugueses é obrigatória a identificação dos utentes nacionais com o número de utente existente no cartão do cidadão
      • Exemplo: Ver Requisitos SBIS para o RES

Instrumentos de identificação de requisitos ⌘

  1. Entrevistas e questionários - técnicas simples, mas difíceis de aplicar porque:
    • Enviesamento do entrevistadores;
    • Predisposição do entrevistado; pode ser melhorada a predisposição usando linguagem apropriada e técnicas de negociação;
    • Relação pessoal;
  2. Workshops de requisitos - técnica de grupo para o debate e acordo das questões associadas à identificação de requisitos:
    • Grupo é composto por representantes dos diversos stakeholders identificados;
    • Discussão é mediada por especialista na identificação e levantamento de requisitos;
  3. Brainstorming - técnica de grupo para a geração de novas ideias:
    • Encoraja a participação de todos os envolvidos no processo de criação de SI;
    • Permite o aproveitamento e o refinamento de outras ideias e a criação de novas;
    • Encoraja o pensamento livre;
  4. Cenários - técnica que permite colocar os interessados no SI perante uma situação realista em que simulam ou antevêem a interação com o SI;
  5. Storyboarding - técnica que permite obter, rapidamente, reações dos utilizadores para os conceitos propostos para o SI:
    • Passivo - capturas de ecrã; regras do negócio; relatórios;
    • Ativo - slide shows; animações; simulações;
    • Interativo - demos; apresentações interativas;
  6. Protótipos - técnica que consiste na criação de uma versão inicial do sistema para apoio à identificação, análise e validação de requisitos

Formato dos requisitos ⌘

  • Numerar requisitos
  • Esquemas em formato UML
  • Uso de linguagem natural
  • Incluir critérios de aceitação dos requisitos

Problemas no levantamento de requisitos ⌘

Ilustração cómica da dificuldade de comunicação e articulação entre os vários intervenientes no desenvolvimento de um sistema

Vários problemas podem surgir durante o levantamento de requisitos, nomeadamente:

  1. Os utilizadores não sabem o que querem ou sabem o que querem, mas não conseguem articulá-lo;
  2. Os utilizadores pensam que sabem o que querem até que os desenvolvedores lhes dêem o que disseram que queriam;
  3. Os analistas acham que compreendem os problemas dos utilizadores melhor que os mesmos.

Uma forma de minimizar os problemas é serem discutidos de forma iterativa em várias versões até à final.