Centro Hospitalar do Médio Ave: diferenças entre revisões
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Revisão das 15h57min de 5 de maio de 2018
Centro Hospitalar do Médio Ave | |
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Localização | Porto, Portugal |
Fundação | 28 de Fevereiro de 2007 |
Sistema de Saúde | Serviço Nacional de Saúde |
Tipo | Entidade Pública Empresarial |
Unidades | Hospital Conde de São Bento – Santo Tirso
Hospital S. João de Deus – Vila Nova de Famalicão |
Especialidades | Diversas |
Site | http://www.chma.pt |
Introdução
O Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E. (CHMA) foi criado pelo Decreto-Lei n.º 50-A/2007 de 28 de Fevereiro e classificado pelo Ministério da Saúde pela Portaria nº82/2014 como Centro Hospitalar do Grupo I, segundo a natureza das suas responsabilidades e o quadro das valências efetivamente exercidas. Possui o número de identificação de pessoa coletiva 508 093 937 e tem sede em Santo Tirso.
O CHMA, E.P.E. constitui um Estabelecimento Público do Serviço Nacional de Saúde, criado a 28 de fevereiro de 2007, de natureza empresarial, sendo uma Pessoa Coletiva dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e resulta da fusão do Hospital Conde de São Bento, da Unidade de Santo Tirso, e do Hospital São João de Deus, da Unidade de Vila Nova de Famalicão. O CHMA, E.P.E. serve as populações dos concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, com aproximadamente 250 mil habitantes. Ao nível dos cuidados primários os três Municípios são servidos pelo Agrupamento de Centros de Saúde Ave – Famalicão e Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto I – Santo Tirso / Trofa.
A lotação praticada no CHMA, E.P.E., em 1 de Março de 2007 (data da sua constituição), era de 309 camas, das quais 115 UST e 194 na UF [1]. Desde a sua criação. a lotação praticada tem vindo a ser reduzida na sequência da reorganização de serviços, efetuada no âmbito de opções internas e em linha com as opções estratégicas do Ministério da Saúde (MS), dispondo em 2016 de 276 camas. De acordo com a Norma nº 025/2013, atingir uma cultura de segurança requer uma compreensão dos valores, crenças e normas sobre o que é importante numa organização e que atitudes e comportamentos relacionados com a segurança do doente são esperados ou apropriados [2]. Esta é uma das ferramentas que permite avaliar a necessidade e a eficiência de um sistema de informação, pois contribui para a melhoria dos aspetos organizacionais identificados. No CHMA, E.P.E. existem planos de contingência e redundância para a maioria dos sistemas, nunca colocando em causa a continuidade dos serviços. Contudo existem outros que devido à sua complexidade (requer intervenção externa), custos de aquisição e de manutenção, não têm atualmente possibilidade de garantir do ponto de vista tecnológico a sua continuidade [3].
Visão
Contribuir para ampliar e melhorar a acessibilidade das pessoas aos serviços do CHMA, E.P.E. e otimizar a utilização dos recursos existentes, através de um atendimento de qualidade, em tempo útil, com eficiência e humanidade no quadro dos recursos disponíveis e das capacidades instaladas. Apostar no desenvolvimento de parcerias sinérgicas e articulação com outros serviços de saúde, sociais e de ensino tornando o CHMA, E.P.E. uma instituição de referência nacional e internacional ao nível da prestação de cuidados e da investigação [4].
Missão
O CHMA, E.P.E. tem como missão prestar cuidados de saúde a toda a população, de forma integrada, através de uma rede de serviços de fácil acesso, com uma eficiência técnica e social de elevado nível, que permita a obtenção de ganhos em saúde. Colabora, ainda, no desenvolvimento dos programas de saúde de âmbito regional e ou nacional, promovidos pela tutela ou entidades parceiras. [4]
Valores [4]
- rigor;
- transparência na governação;
- inovação;
- qualidade;
- responsabilidade social;
- responsabilidade ambiental;
- performance;
- equidade.
Unidades
- Unidade Hospitalar de Famalicão (UF)
- Unidade Hospitalar de Santo Tirso (UST)
Serviços
Organização [4]
Estratégia de inovação tecnologia [3]
- Migração contínua dos sistemas obsoletos para novas versões com novas funcionalidades que deem resposta às necessidades sentidas pelos profissionais;
- Procura contínua de projetos que possam de uma forma clara potenciar e facilitar os cuidados prestados ao utente.
Neste contexto, encaixam-se projetos tecnológicos do âmbito clinico, administrativos ou de gestão de topo.
Objetivos nacionais [3]
- Universalização do processo clinico eletrónico;
- 100% prescrição eletrónica intra e extra-hospitalar;
- Migração do email institucional para a cloud do SNS, integrando o piloto gerido pelo SPMS;
- Utilização universal da PDS e disponibilização de dados de saúde.
Métodos
A pesquisa do trabalho realizou-se junto da instituição hospitalar, via presencial, e-mail e por telefone e junto de sites institucionais da Administração Central dos Serviços de Saúde (ACSS), Direção-Geral da Saúde (DGS), Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) e da própria unidade de saúde hospitalar. Posteriormente direcionamos a pesquisa web em função do software-fornecedor.
Na plataforma de pesquisa de contractos públicos online, através da pesquisa com número de Identificação Fiscal (NIF) da entidade hospitalar pública, a 9 de Fevereiro de 2018 obteve-se um total de 168 contractos e, sendo que, 3 eram referentes a software/aplicações/SI (iPortalDoc, ST+i – Gestão de Imobilizado, IAmetrics). No entanto, no dia 26 de abril de 2018, a mesma pesquisa já contempla 206 contratos, sendo que se identificam mais 5 sistemas de informação ou equipamentos de recolha de informação médica (PACS e RIS, Warpcom, Sometom Emotion 16 e Essenta DR). Outra fonte de informação utilizada foi através de entrevista aberta com a Responsável do Serviço de Sistemas de Informação e Comunicação do CHMA, E.P.E., sediado na UF.
Resultados
Nome do SI | Tipo de Sistema | Objetivo do Contrato | Entidade Ajudicatária (Nome, NIF) | Preço Contratual | Data de Celebração do contrato |
---|---|---|---|---|---|
SONHO[5] | Sistemas Admission/Discharge/Tansfer (ADT) | Sistema Integrado de Informação Hospitalar | SPMS (509540716) | NI | NI |
SClinico[5] [6] | Sistema Clínico - Registos Clínicos Eletrónicos | Manutenção do Sistema de Registo Electrónico na Urgência e Triagem | SPMS (509540716) | NI | NI |
iPortalDoc [7] | Sistemas de Gestão de Recursos Humanos e Logística - Sistema de Gestão Documental | Aquisição de software de gestão documental | ADVISERPRO, LDA (513019642) | 10.435,00 € | 26 de agosto de 2015 |
Gestão de Imobilizado ST+I [8] | Sistemas de Gestão de Recursos Humanos e Logística - Sistema de Gestão de Imobilizado | Aquisição de um Software de Gestão de Imobilizado | ST+I, Serviço Técnicos de Informática, UNIPESSOAL, LDA (502246995) | 8.250 € + taxa anual de 1.875 € | 21 de julho de 2015 |
SIGLIC [5] | Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos | Gestão da Lista de Inscritos para Cirurgia - Sistema de informação de suporte ao SIGIC | SPMS (509540716) | 297.345,88 € | NI |
WebGDH [9] | Sistema de Gestão de Serviços | Gestão clínica da área administrativa-financeira | SPMS (509540716) | 21.000,00 € | 2015 |
IAmetrics | Sistema de Gestão de Serviços | Aquisição de um software de benchmarking | Iasist Portugal Consultadoria Na Area da Saude Unipessoal Lda (508052971) | 21.000,00 € | 17 de março de 2015 |
PDS [9] | Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos | Plataforma de Dados em Saúde | SPMS (509540716) | NI | NI |
Alert P1-CTH [5] | Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos | Sistema de Interligação entre Cuidados Primários e Cuidados Hospitalares | Alert (50756745) | NI | NI |
SICD [6] | Sistema Administrativo e Financeiro - Sistema de Gestão de Serviços | Sistema de Informação Descentralizado de Contabilidade | SPMS (509540716) | NI | NI |
Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade (SICC) | Sistema Financeiro | Sistema de Gestão Centralizada de Contabilidade | SPMS (509540716) | NI | NI |
Radiology Information System (RIS) / Picture Archiving and Communication Systems (PACS) / Hardware [10] | Departamental de suporte | Manutenção de Sistema de informação de radiologia | ART CES Unipessoal, Lda (513270396) | 69.950,00 € + IVA | 22 de junho de 2016 |
Radiology Information System | Departamental de suporte | Aquisição de sistema de informação de radiologia | Byme - Information technology, Lda (507790960) | NI | NI |
SOMATOM EMOTION 16 [11] | hardware | Manutenção do Equipamento de TAC | Siemens Health, Lda (507925173) | 22.682,00 € | 5 de janeiro de 2018 |
ESSENTA DR [12] | hardware | Manutenção de Equipamento de Imagiologia | PHILIPS Portuguesa SA (500216843) | 11.208,00€ | 23 de janeiro de 2018 |
SIGA [9] | Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos | Sistema Integrado de Gestão de Acesso | SPMS (509540716) | NI | NI |
SICA [5] | Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos | Sistema de Informação de Contratualização e Acompanhamento para a ARS e ACSS | SPMS (509540716) | NI | NI |
MaxProRH / Paperless | Sistemas de Gestão de Recursos Humanos | Planeamento e gestão de equipas | SISQUAL (502772298) | NI | NI |
[13] | Sistema de Gestão das Comunicações | Aquisição de serviços de manutenção para a plataforma de comunicações de voz | WARPCOM SERVICES S.A. (505134195) | 6.465,00 € | 12 de julho de 2017 |
Her+ | Sistema de Gestão de Risco | Sistema de notificações de riscos ou situações adversas | RISI - Recursos, Ideias e Soluções Informáticas, Lda. (503754803) | NI | NI |
Hugs | Sistemas de Controlo de Segurança e Visitas | Soluções Integradas de Segurança | SAFESIS-João Lago-Engenharia e Sist. de Segurança,Lda (506240711) | NI | NI |
GestVIDI | Sistema de Gestão de Visitas | Manutenção do Sistema de controlo de entrada de visitas | Digitalparts, Lda (513951431) | NI | 2011 |
HS-Sibas | Departamental de suporte - Sistema de laboratório | Sistema de banco de sangue | Glintt - Healthcare Solutions, S.A. (502479418) | NI | NI |
HS-SisLab | Departamental de suporte - Sistema de laboratório | Sistema de laboratório | Glintt - Healthcare Solutions, S.A. (502479418) | NI | NI |
e-Results | Departamental de suporte - Sistema de Farmácia | Sistema de informação de resultados laboratoriais | Glintt - Healthcare Solutions, S.A. (502479418) | NI | NI |
HS-SGICM [9] | Departamental de suporte - Sistema de Farmácia | Sistema de Gestão Integrado do Circuito do Medicamento - Regime de Ambulatório | Glintt - Healthcare Solutions, S.A. (502479418) | NI | NI |
HS-Extração | Departamental de suporte - Sistema de Farmácia | Extração de dados ACSS | Glintt - Healthcare Solutions, S.A. (502479418) | NI | NI |
DOCbase / DOCGastro | Sistemas clinico/departamental - Sistema do Serviço de Gastroenterologia | Solução de gestão clínica | MOBILWAVE- Tecnologias de Informação, S.A. (506929183) | NI | NI |
Astraia gmbh | Sistema de Apoio à Decisão | Apoio ao diagnóstico pré-natal e ginecologia | ASTRIMED- Informática e Tecnologia Médica, LDA. (507007867) | NI | NI |
Prescrição Eletrónica Médica (PEM) | Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos | Prescrição Eletronica Médica | SPMS (509540716) | NI | NI |
RON | Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos | Registo Oncológico Nacional | SPMS (509540716) | NI | NI |
GestCare CCI / PICC | Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos | Processo de referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) | Care4IT - Consultoria em Tecnologias de Informação, Lda. (505959224) | NI | NI |
GPR-SNS | Sistema de Gestão de Serviços | Plataforma de Gestão e Partilha de recursos no SNS | SPMS (509540716) | NI | NI |
SGES | Sistema de Gestão de Serviços | Sistema de Gestão de Entidades de Saúde | SPMS (509540716) | NI | NI |
NI - Não identificado
Discussão
Os SI são uma ferramenta primordial na gestão da informação em Saúde. A informação é um elemento fundamental de que dependem os processos de decisão, pelo que precisa de ter qualidade, estar correta, íntegra e ser disponibilizada no momento exato para tomar melhores decisões, e conseguir serviços de maior qualidade. A situação portuguesa relativamente aos SI em Saúde não apresenta apenas um sistema de base populacional, que demonstre resultados de saúde e responda às necessidades de informação do Sistema de Saúde (SS) e dos seus intervenientes [14].
A caracterização dos vários SI deveria ser uma realidade das unidades hospitalares e das entidades que fazem a sua gestão e integração. Contudo, pela dificuldade sentida na recolha e disponibilidade deste tipo de informação, a caracterização dos SI em cada instituição não é uma informação formalizada a nível nacional, apesar de ser um assunto de obrigatoriedade no Contrato-programa celebrado entre ACSS e Entidade Hospitalar [9]. No entanto, Alves (2010), citado por [15], concluiu que cerca de 50% dos hospitais portugueses encontram-se no estadio III de evolução da maturidade dos SI, segundo a International Data Corporation (IDC), mas essa evolução foi rápida e continua em expansão. O que se constata com as várias recolhas de informação sobre os SI em utilização no CHMA, E.P.E. é que existem vários sistemas em utilização, distribuídos de igual forma nas duas unidades, mas parcamente disponíveis nas fontes públicas de pesquisa, que só disponibilizam alguns contratos de SI entre 2011 e 2018.
Pode concluir-se que mesmo sem autonomia na decisão de SI, as instituições hospitalares ainda direcionam uma grande fatia do seu orçamento para a aquisição e manutenção dos SI, que é uma estratégia das organizações de saúde para poderem estar na corrida para a competitividade neste ecossistema da informação. No entanto, ainda existe um longo caminho a percorrer para atingir em plenitude os benefícios dos SI.
Bibliografia
- ↑ http://www.chma.pt/portal/images/docs/PlanoAcaoCHMA2016.pdf
- ↑ https://www.dgs.pt
- ↑ 3,0 3,1 3,2 http://www.chma.pt/portal/images/docs/relatorios/RC_2015_assinado.pdf
- ↑ 4,0 4,1 4,2 4,3 http://www.chma.pt/portal/
- ↑ 5,0 5,1 5,2 5,3 5,4 http://www.chma.pt/portal/images/docs/Relatorio_Acesso_2014.pdf
- ↑ 6,0 6,1 http://www2.acss.min-saude.pt/Portals/0/Relat%C3%B3rio%20e%20Contas%20CHMA%20de%202011.pdf
- ↑ http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=1585904
- ↑ http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=1535105
- ↑ 9,0 9,1 9,2 9,3 9,4 http://www.acss.min-saude.pt/wp-content/uploads/2017/04/CP-CH-Medio-Ave_2017.pdf
- ↑ http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=2282096
- ↑ http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=3704865
- ↑ http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=3688876
- ↑ http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=3929860
- ↑ https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2017/10/Modelo-de-uma-rede-de-Serviços-de-Saúde-Pública-_-Proposta-de-Desenvolvimento-e-Implementação-_-CRSPN.pdf
- ↑ https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/66383/1/000149324.pdf