Centro Hospitalar do Médio Ave: diferenças entre revisões

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{{Centros Hospitalares
<!-------- Identificação -------->
<!-------- Imagem -------->
| colspan="2"|Imagem            =  [[Ficheiro:Logo_chma.jpg]]
<!--|Imagem_tamanho    = 200px-->
|Localização        = Porto, Portugal
|Fundação          = 28 de Fevereiro de 2007
<!-------- Sistema médico -------->
|Sistema de Saúde  = Serviço Nacional de Saúde
|Tipo              = Entidade Pública Empresarial
|Unidades          = 
<i><b>Hospital Conde de São Bento – Santo Tirso
Hospital S. João de Deus – Vila Nova de Famalicão </b></i>
|Especialidades    = Diversas
<!-------- Site -------->
|Site              = http://www.chma.pt
}}
=Introdução=
=Introdução=
<div style="text-align: justify;">
O '''Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E. (CHMA)''' foi criado pelo Decreto-Lei n.º 50-A/2007 de 28 de Fevereiro e classificado pelo Ministério da Saúde pela Portaria nº82/2014 como Centro Hospitalar do Grupo I, segundo a natureza das suas responsabilidades e o quadro das valências efetivamente exercidas. Possui o número de identificação de pessoa coletiva 508 093 937 e tem sede em Santo Tirso.


O Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E. (CHMA) foi criado pelo Decreto-Lei n.º 50-A/2007 de 28 de Fevereiro e classificado pelo Ministério da Saúde pela Portaria nº82/2014 como Centro Hospitalar do Grupo I, segundo a natureza das suas responsabilidades e o quadro das valências efetivamente exercidas. Possui o número de identificação de pessoa coletiva 508 093 937 e tem sede em Santo Tirso.
O CHMA, E.P.E. constitui um Estabelecimento Público do Serviço Nacional de Saúde, criado a 28 de fevereiro de 2007, de natureza empresarial, sendo uma Pessoa Coletiva dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e resulta da fusão do Hospital Conde de São Bento, da Unidade de Santo Tirso, e do Hospital São João de Deus, da Unidade de Vila Nova de Famalicão.  O CHMA, E.P.E. serve as populações dos concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, com aproximadamente 250 mil habitantes. Ao nível dos cuidados primários os três Municípios são servidos pelo Agrupamento de Centros de Saúde Ave – Famalicão e Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto I – Santo Tirso / Trofa.  
O CHMA, E.P.E. constitui um Estabelecimento Público do Serviço Nacional de Saúde, criado a 28 de fevereiro de 2007, de natureza empresarial, sendo uma Pessoa Coletiva dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e resulta da fusão do Hospital Conde de São Bento, da Unidade de Santo Tirso, e do Hospital São João de Deus, da Unidade de Vila Nova de Famalicão.  O CHMA, E.P.E. serve as populações dos concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, com aproximadamente 250 mil habitantes. Ao nível dos cuidados primários os três Municípios são servidos pelo Agrupamento de Centros de Saúde Ave – Famalicão e Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto I – Santo Tirso / Trofa.  


<br>
A lotação praticada no CHMA, E.P.E., em 1 de Março de 2007 (data da sua constituição), era de 309 camas, das quais 115 UST e 194 na UF <ref> http://www.chma.pt/portal/images/docs/PlanoAcaoCHMA2016.pdf </ref>. Desde a sua criação. a lotação praticada tem vindo a ser reduzida na sequência da reorganização de serviços, efetuada no âmbito de opções internas e em linha com as opções estratégicas do Ministério da Saúde (MS), dispondo em 2016 de 276 camas.
;Visão: Contribuir para ampliar e melhorar a acessibilidade das pessoas aos serviços do CHMA, E.P.E. e otimizar a utilização dos recursos existentes, através de um atendimento de qualidade, em tempo útil, com eficiência e humanidade no quadro dos recursos disponíveis e das capacidades instaladas.
De acordo com a Norma nº 025/2013, atingir uma cultura de segurança requer uma compreensão dos valores, crenças e normas sobre o que é importante numa organização e que atitudes e comportamentos relacionados com a segurança do doente são esperados ou apropriados <ref> https://www.dgs.pt </ref>. Esta é uma das ferramentas que permite avaliar a necessidade e a eficiência de um sistema de informação, pois contribui para a melhoria dos aspetos organizacionais identificados.
No CHMA, E.P.E. existem planos de contingência e redundância para a maioria dos sistemas, nunca colocando em causa a continuidade dos serviços. Contudo existem outros que devido à sua complexidade (requer intervenção externa), custos de aquisição e de manutenção, não têm atualmente possibilidade de garantir do ponto de vista tecnológico a sua continuidade <ref name= "RC_2015_assinado"> http://www.chma.pt/portal/images/docs/relatorios/RC_2015_assinado.pdf</ref>.
 
==Visão==
Contribuir para ampliar e melhorar a acessibilidade das pessoas aos serviços do CHMA, E.P.E. e otimizar a utilização dos recursos existentes, através de um atendimento de qualidade, em tempo útil, com eficiência e humanidade no quadro dos recursos disponíveis e das capacidades instaladas.
Apostar no desenvolvimento de parcerias sinérgicas e articulação com outros serviços de saúde, sociais e de ensino tornando o CHMA, E.P.E. uma instituição de referência nacional e internacional ao nível da prestação de cuidados e da investigação <ref name = "chma"> http://www.chma.pt/portal/ </ref>.
Apostar no desenvolvimento de parcerias sinérgicas e articulação com outros serviços de saúde, sociais e de ensino tornando o CHMA, E.P.E. uma instituição de referência nacional e internacional ao nível da prestação de cuidados e da investigação <ref name = "chma"> http://www.chma.pt/portal/ </ref>.


<br>
==Missão==
;Missão: O CHMA, E.P.E. tem como missão prestar cuidados de saúde a toda a população, de forma integrada, através de uma rede de serviços de fácil acesso, com uma eficiência técnica e social de elevado nível, que permita a obtenção de ganhos em saúde. Colabora, ainda, no desenvolvimento dos programas de saúde de âmbito regional e ou nacional, promovidos pela tutela ou entidades parceiras. <ref> name="chma"</ref>
O CHMA, E.P.E. tem como missão prestar cuidados de saúde a toda a população, de forma integrada, através de uma rede de serviços de fácil acesso, com uma eficiência técnica e social de elevado nível, que permita a obtenção de ganhos em saúde. Colabora, ainda, no desenvolvimento dos programas de saúde de âmbito regional e ou nacional, promovidos pela tutela ou entidades parceiras. <ref name="chma"> </ref>


<br>
==Valores <ref name="chma"></ref>==
;Valores <ref> name="chma"</ref>:
*rigor;
*rigor;
*transparência na governação;
*transparência na governação;
Linha 22: Linha 46:
*equidade.
*equidade.


<br>
==Unidades==
;Unidades:
* Unidade Hospitalar de Famalicão (UF)
* Unidade Hospitalar de Famalicão (UF)
* Unidade Hospitalar de Santo Tirso (UST)
* Unidade Hospitalar de Santo Tirso (UST)


<br>
==Serviços==
;Serviços
[[Ficheiro:ServiçosCHMA.PNG|400px|thumb|center|Figura 2: Serviços disponiveis do CHMA]]
[[File: ServiçosCHMA.PNG|400px|Figura 1: Serviços disponíveis no CHMA]]
 
==Organização <ref name="chma"> </ref>==
 
[[Ficheiro: Organograma_CHMA.jpg|1000px|thumb|center|Figura 3: Organograma do CHMA]]


<br>
==Estratégia de inovação tecnologia <ref name= "RC_2015_assinado"> </ref>==
;Organização <ref> name="chma"</ref>
* Migração contínua dos sistemas obsoletos para novas versões com novas funcionalidades que deem resposta às necessidades sentidas pelos profissionais;
* Procura contínua de projetos que possam de uma forma clara potenciar e facilitar os cuidados prestados ao utente.
Neste contexto, encaixam-se projetos tecnológicos do âmbito clinico, administrativos ou de gestão de topo.
 
==Objetivos nacionais <ref name= "RC_2015_assinado"> </ref>==
* Universalização do processo clinico eletrónico;
* 100% prescrição eletrónica intra e extra-hospitalar;
* Migração do email institucional para a cloud do SNS, integrando o piloto gerido pelo SPMS;
* Utilização universal da PDS e disponibilização de dados de saúde.


[[File: Organograma_CHMA.jpg|1000px|center|Figura 2: Organograma do CHMA]]


=Métodos=
=Métodos=
 
<div style="text-align: justify;">
A pesquisa do trabalho realizou-se junto da instituição hospitalar, via presencial, e-mail e por telefone e junto de sites institucionais da Administração Central dos Serviços de Saúde (ACSS), Direção-Geral da Saúde (DGS), Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) e da própria unidade de saúde hospitalar. Posteriormente direcionamos a pesquisa web em função do software-fornecedor.
A pesquisa do trabalho realizou-se junto da instituição hospitalar, via presencial, e-mail e por telefone e junto de sites institucionais da Administração Central dos Serviços de Saúde (ACSS), Direção-Geral da Saúde (DGS), Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) e da própria unidade de saúde hospitalar. Posteriormente direcionamos a pesquisa web em função do software-fornecedor.
Na plataforma de pesquisa de contractos públicos online, através da pesquisa com número de Identificação Fiscal (NIF) da entidade hospitalar pública, a 9 de Fevereiro de 2018 obteve-se um total de 168 contractos e, sendo que, 3 eram referentes a software/aplicações/SI (iPortalDoc, ST+i – Gestão de Imobilizado, IAmetrics). No entanto, no dia 26 de abril de 2018, a mesma pesquisa já contempla 206 contratos, sendo que se identificam mais 5 sistemas de informação ou equipamentos de recolha de informação médica (PACS e RIS, Warpcom, Sometom Emotion 16 e Essenta DR). Outra fonte de informação utilizada foi através de contacto pessoal/entrevista aberta com a Responsável do Serviço de Sistemas de Informação e Comunicação do CHMA, E.P.E., sediado na UF.


=Resultados=
Na plataforma de pesquisa de contractos públicos online, através da pesquisa com número de Identificação Fiscal (NIF) da entidade hospitalar pública, a 9 de Fevereiro de 2018 obteve-se um total de 168 contractos e, sendo que, 3 eram referentes a software/aplicações/SI (iPortalDoc, ST+i – Gestão de Imobilizado, IAmetrics). No entanto, no dia 26 de abril de 2018, a mesma pesquisa já contempla 206 contratos, sendo que se identificam mais 5 sistemas de informação ou equipamentos de recolha de informação médica (PACS e RIS, Warpcom, Sometom Emotion 16 e Essenta DR). Outra fonte de informação utilizada foi através de entrevista aberta com a Responsável do Serviço de Sistemas de Informação e Comunicação do CHMA, E.P.E., sediado na UF.


Os SI disponíveis no CHMA, E.P.E. estão classificados por diferentes [[Tipos de sistemas de informação em saúde]]:


=Resultados=
<div style="text-align: center;">
{| class="wikitable"
{| class="wikitable"
|+ Lista de Contratos de SI
|+ Tabela 1: Lista de Contratos de SI no CHMA
! style="text-align: center;" | Nome do SI
! style="text-align: center;" | Nome do SI
! style="text-align: center;" | Tipo de Sistema
! style="text-align: center;" | Tipo de Sistema
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|-
|-
| [[SONHO#SONHO-CSP|SONHO-CSP]]<ref name = "Relatorio_Acess2014" >http://www.chma.pt/portal/images/docs/Relatorio_Acesso_2014.pdf</ref>
| [[SONHO]]<ref name = "Relatorio_Acess2014" >http://www.chma.pt/portal/images/docs/Relatorio_Acesso_2014.pdf</ref>
| Sistemas Admission/Discharge/Tansfer (ADT)
| Sistemas Admission/Discharge/Tansfer (ADT)
| Sistema Integrado de Informação Hospitalar
| Sistema Integrado de Informação Hospitalar
Linha 62: Linha 95:
| NI
| NI
|-
|-
| [[SClinico]]<ref name="chma"> </ref>
| [[SClinico]]<ref name="Relatorio_Acess2014"> </ref> <ref name = "RelatorioContas2011"> http://www2.acss.min-saude.pt/Portals/0/Relat%C3%B3rio%20e%20Contas%20CHMA%20de%202011.pdf </ref>
<ref> http://www2.acss.min-saude.pt/Portals/0/Relat%C3%B3rio%20e%20Contas%20CHMA%20de%202011.pdf </ref>
| Sistema Clínico - Registos Clínicos Eletrónicos  
| Sistema Clínico - Registos Clínicos Eletrónicos  
| Manutenção do Sistema de Registo Electrónico na Urgência e Triagem
| Manutenção do Sistema de Registo Electrónico na Urgência e Triagem
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| 26 de agosto de 2015
| 26 de agosto de 2015
|-
|-
| [[Gestão de Imobilizado ST+I]] <ref>http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=1535105</ref>
| [[Gestão de Imobilizado]] ST+I <ref>http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=1535105</ref>
| Sistemas de Gestão de Recursos Humanos e Logística - Sistema de Gestão de Imobilizado
| Sistemas de Gestão de Recursos Humanos e Logística - Sistema de Gestão de Imobilizado
| Aquisição de um Software de Gestão de Imobilizado
| Aquisição de um Software de Gestão de Imobilizado
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| 21 de julho de 2015
| 21 de julho de 2015
|-
|-
| [[SIGLIC]] <ref>http://www.chma.pt/portal/images/docs/Relatorio_Acesso_2014.pdf</ref>
| [[SIGLIC]] <ref name = "Relatorio_Acess2014" ></ref>
| Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos  
| Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos  
| Gestão da Lista de Inscritos para Cirurgia - Sistema de informação de suporte ao SIGIC 
| Gestão da Lista de Inscritos para Cirurgia - Sistema de informação de suporte ao SIGIC 
Linha 91: Linha 123:
| NI
| NI
|-
|-
| [[WebGDH]] <ref>http://www.acss.min-saude.pt/wp-content/uploads/2017/04/CP-CH-Medio-Ave_2017.pdf</ref>
| [[WebGDH]] <ref name ="ACSS_CHMA_2017">http://www.acss.min-saude.pt/wp-content/uploads/2017/04/CP-CH-Medio-Ave_2017.pdf</ref>
| Sistema de Gestão de Serviços
| Sistema de Gestão de Serviços
| Gestão clínica da área administrativa-financeira
| Gestão clínica da área administrativa-financeira
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| 2015
| 2015
|-
|-
| IAmetrics
| [[IAmetrics]]
| Sistema de Gestão de Serviços
| Sistema de Gestão de Serviços
| Aquisição de um software de benchmarking
| Aquisição de um software de benchmarking
Linha 105: Linha 137:
| 17 de março de 2015
| 17 de março de 2015
|-
|-
| PDS <ref> http://www.acss.min-saude.pt/wp-content/uploads/2017/04/CP-CH-Medio-Ave_2017.pdf</ref>
| PDS <ref name ="ACSS_CHMA_2017"></ref>
| Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos  
| Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos  
| Plataforma de Dados em Saúde
| Plataforma de Dados em Saúde
Linha 112: Linha 144:
| NI
| NI
|-
|-
| Alert P1-CTH <ref> http://www.chma.pt/portal/images/docs/Relatorio_Acesso_2014.pdf</ref>
| [[Alert P1-CTH]] <ref name = "Relatorio_Acess2014"> </ref>
| Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos  
| Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos  
| Sistema de Interligação entre Cuidados Primários e Cuidados Hospitalares
| Sistema de Interligação entre Cuidados Primários e Cuidados Hospitalares
Linha 119: Linha 151:
| NI
| NI
|-
|-
| SICD <ref> http://www2.acss.min-saude.pt/Portals/0/Relat%C3%B3rio%20e%20Contas%20CHMA%20de%202011.pdf</ref>
| SICD <ref name = "RelatorioContas2011"> </ref>
| Sistema Administrativo e Financeiro - Sistema de Gestão de Serviços
| Sistema Administrativo e Financeiro - Sistema de Gestão de Serviços
| Sistema de Informação Descentralizado de Contabilidade
| Sistema de Informação Descentralizado de Contabilidade
Linha 126: Linha 158:
| NI
| NI
|-
|-
| SICC
| [[Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade]] (SICC)
| Sistema Financeiro
| Sistema Financeiro
| Sistema de Gestão Centralizada de Contabilidade
| Sistema de Gestão Centralizada de Contabilidade
Linha 133: Linha 165:
| NI
| NI
|-
|-
| [[Radiology Information System]] / [[Picture Archiving and Communication Systems]] / Hardware <ref> http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=2282096</ref>
| [[Radiology Information System]] (RIS) / [[Picture Archiving and Communication Systems]] (PACS) / Hardware <ref> http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=2282096</ref>
| Departamental de suporte
| Departamental de suporte
| Manutenção de Sistema de informação de radiologia
| Manutenção de Sistema de informação de radiologia
Linha 150: Linha 182:
| hardware
| hardware
| Manutenção do Equipamento de TAC
| Manutenção do Equipamento de TAC
|  
| Siemens Health, Lda (507925173)
| 22.682,00 €
| 22.682,00 €
| 28 de março de 2017
| 5 de janeiro de 2018
|-  
|-  
| ESSENTA DR <ref> http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=3688876 </ref>
| ESSENTA DR <ref> http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=3688876 </ref>
| hardware
| hardware
|  
| Manutenção de Equipamento de Imagiologia
| PHILIPS Portuguesa SA (500216843)
| PHILIPS Portuguesa SA (500216843)
| 11.208,00€
| 11.208,00€
| 23 de fevereiro de 2017
| 23 de janeiro de 2018
|-
|-
| SIGA <ref> http://www.acss.min-saude.pt/wp-content/uploads/2017/04/CP-CH-Medio-Ave_2017.pdf</ref>
| SIGA <ref name ="ACSS_CHMA_2017"> </ref>
|
| Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos
| Sistema Integrado de Gestão de Acesso  
| Sistema Integrado de Gestão de Acesso  
| SPMS (509540716)
| SPMS (509540716)
Linha 168: Linha 200:
| NI
| NI
|-  
|-  
| [[SICA]] <ref> http://www.chma.pt/portal/images/docs/Relatorio_Acesso_2014.pdf</ref>
| [[SICA]] <ref name = "Relatorio_Acess2014"> </ref>
| Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos  
| Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos  
| Sistema de Informação de Contratualização e Acompanhamento para a ARS e ACSS
| Sistema de Informação de Contratualização e Acompanhamento para a ARS e ACSS
Linha 175: Linha 207:
| NI  
| NI  
|-  
|-  
| MaxProRH / Paperless
| MaxProRH / [[Paperless]]
| Sistemas de Gestão de Recursos Humanos
| Sistemas de Gestão de Recursos Humanos
| Planeamento e gestão de equipas  
| Planeamento e gestão de equipas  
Linha 189: Linha 221:
| 12 de julho de 2017
| 12 de julho de 2017
|-  
|-  
| Her+
| [[Her+]]
| Sistema de Gestão de Risco  
| Sistema de Gestão de Risco  
| Sistema de notificações de riscos ou situações adversas
| Sistema de notificações de riscos ou situações adversas
Linha 196: Linha 228:
| NI
| NI
|-  
|-  
| Hugs
| [[Hugs]]
| Sistemas de Controlo de Segurança e Visitas
| Sistemas de Controlo de Segurança e Visitas
| Soluções Integradas de Segurança
| Soluções Integradas de Segurança
Linha 203: Linha 235:
| NI
| NI
|-  
|-  
| GestVIDI
| [[GestVIDI]]
| Sistema de Gestão de Visitas
| Sistema de Gestão de Visitas
| Manutenção do Sistema de controlo de entrada de visitas
| Manutenção do Sistema de controlo de entrada de visitas
Linha 210: Linha 242:
| 2011
| 2011
|-  
|-  
| HS-Sibas
| [[HS-Sibas]]
| Departamental de suporte - Sistema de laboratório
| Departamental de suporte - Sistema de laboratório
| Sistema de banco de sangue
| Sistema de banco de sangue
Linha 217: Linha 249:
| NI
| NI
|-  
|-  
| HS-SisLab
| [[HS-SisLab]]
| Departamental de suporte - Sistema de laboratório
| Departamental de suporte - Sistema de laboratório
| Sistema de laboratório
| Sistema de laboratório
Linha 231: Linha 263:
| NI
| NI
|-  
|-  
| HS-SGICM <ref> http://www.acss.min-saude.pt/wp-content/uploads/2017/04/CP-CH-Medio-Ave_2017.pdf </ref>
| [[HS-SGICM]] <ref name ="ACSS_CHMA_2017"> </ref>
| Departamental de suporte - Sistema de Farmácia
| Departamental de suporte - Sistema de Farmácia
| Sistema de Gestão Integrado do Circuito do Medicamento - Regime de Ambulatório
| Sistema de Gestão Integrado do Circuito do Medicamento - Regime de Ambulatório
Linha 245: Linha 277:
| NI
| NI
|-  
|-  
| DOCbase / DOCGastro
| [[DOCbase]] / [[DOCGastro]]
| Sistemas clinico/departamental - Sistema do Serviço de Gastroenterologia
| Sistemas clinico/departamental - Sistema do Serviço de Gastroenterologia
| Solução de gestão clínica
| Solução de gestão clínica
Linha 252: Linha 284:
| NI
| NI
|-  
|-  
| Astraia gmbh
| [[Astraia gmbh]]
| Sistema de Apoio à Decisão
| Sistema de Apoio à Decisão
| Apoio ao diagnóstico pré-natal e ginecologia
| Apoio ao diagnóstico pré-natal e ginecologia
| ASTRIMED- Informática e Tecnologia Médica, LDA. (507007867)
| ASTRIMED- Informática e Tecnologia Médica, LDA. (507007867)
| NI
| NI
|-
| [[Prescrição Eletrónica Médica]] (PEM)
| Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos
| Prescrição Eletronica Médica
| SPMS (509540716)
| NI
| NI
|-
| RON
| Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos
| Registo Oncológico Nacional
| SPMS (509540716)
| NI
| NI
|-
| [[GestCare CCI]] / PICC
| Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos
| Processo de referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)
| Care4IT - Consultoria em Tecnologias de Informação, Lda. (505959224)
| NI
| NI
|-
| [[GPR-SNS]]
| Sistema de Gestão de Serviços
| Plataforma de Gestão e Partilha de recursos no SNS
| SPMS (509540716)
| NI
| NI
|-
| [[SGES]]
| Sistema de Gestão de Serviços
| Sistema de Gestão de Entidades de Saúde
| SPMS (509540716)
| NI
| NI
| NI
| NI
Linha 261: Linha 328:


NI - Não identificado
NI - Não identificado
<div style="text-align: justify;">


=Discussão=
=Discussão=
Os SI são uma ferramenta primordial na gestão da informação em Saúde. A informação é um elemento fundamental de que dependem os processos de decisão, pelo que precisa de ter qualidade, estar correta, íntegra e ser disponibilizada no momento exato para tomar melhores decisões, e conseguir serviços de maior qualidade. A situação portuguesa relativamente aos SI em Saúde não apresenta apenas um sistema de base populacional, que demonstre resultados de saúde e responda às necessidades de informação do Sistema de Saúde (SS) e dos seus intervenientes <ref> https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2017/10/Modelo-de-uma-rede-de-Serviços-de-Saúde-Pública-_-Proposta-de-Desenvolvimento-e-Implementação-_-CRSPN.pdf </ref>.
A caracterização dos vários SI deveria ser uma realidade das unidades hospitalares e das entidades que fazem a sua gestão e integração. Contudo, pela dificuldade sentida na recolha e disponibilidade deste tipo de informação, a caracterização dos SI em cada instituição não é uma informação formalizada a nível nacional, apesar de ser um assunto de obrigatoriedade no Contrato-programa celebrado entre ACSS e Entidade Hospitalar <ref name ="ACSS_CHMA_2017"> </ref>. No entanto, Alves (2010), citado por <ref> https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/66383/1/000149324.pdf </ref>, concluiu que cerca de 50% dos hospitais portugueses encontram-se no estadio III de evolução da maturidade dos SI, segundo a International Data Corporation (IDC), mas essa evolução foi rápida e continua em expansão. O que se constata com as várias recolhas de informação sobre os SI em utilização no CHMA, E.P.E. é que existem vários sistemas em utilização, distribuídos de igual forma nas duas unidades, mas parcamente disponíveis nas fontes públicas de pesquisa, que só disponibilizam alguns contratos de SI entre 2011 e 2018.
Pode concluir-se que mesmo sem autonomia na decisão de SI, as instituições hospitalares ainda direcionam uma grande fatia do seu orçamento para a aquisição e manutenção dos SI, que é uma estratégia das organizações de saúde para poderem estar na corrida para a competitividade neste ecossistema da informação. No entanto, ainda existe um longo caminho a percorrer para atingir em plenitude os benefícios dos SI.


=Bibliografia=
=Bibliografia=
<references/>
<references/>
[[Categoria:Sistema de Informação]]
[[Categoria:Software]]

Edição atual desde as 16h01min de 5 de maio de 2018

Centro Hospitalar do Médio Ave
Localização Porto, Portugal
Fundação 28 de Fevereiro de 2007
Sistema de Saúde Serviço Nacional de Saúde
Tipo Entidade Pública Empresarial
Unidades Hospital Conde de São Bento – Santo Tirso

Hospital S. João de Deus – Vila Nova de Famalicão

Especialidades Diversas
Site http://www.chma.pt



Introdução

O Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E. (CHMA) foi criado pelo Decreto-Lei n.º 50-A/2007 de 28 de Fevereiro e classificado pelo Ministério da Saúde pela Portaria nº82/2014 como Centro Hospitalar do Grupo I, segundo a natureza das suas responsabilidades e o quadro das valências efetivamente exercidas. Possui o número de identificação de pessoa coletiva 508 093 937 e tem sede em Santo Tirso.

O CHMA, E.P.E. constitui um Estabelecimento Público do Serviço Nacional de Saúde, criado a 28 de fevereiro de 2007, de natureza empresarial, sendo uma Pessoa Coletiva dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e resulta da fusão do Hospital Conde de São Bento, da Unidade de Santo Tirso, e do Hospital São João de Deus, da Unidade de Vila Nova de Famalicão. O CHMA, E.P.E. serve as populações dos concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, com aproximadamente 250 mil habitantes. Ao nível dos cuidados primários os três Municípios são servidos pelo Agrupamento de Centros de Saúde Ave – Famalicão e Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto I – Santo Tirso / Trofa.

A lotação praticada no CHMA, E.P.E., em 1 de Março de 2007 (data da sua constituição), era de 309 camas, das quais 115 UST e 194 na UF [1]. Desde a sua criação. a lotação praticada tem vindo a ser reduzida na sequência da reorganização de serviços, efetuada no âmbito de opções internas e em linha com as opções estratégicas do Ministério da Saúde (MS), dispondo em 2016 de 276 camas. De acordo com a Norma nº 025/2013, atingir uma cultura de segurança requer uma compreensão dos valores, crenças e normas sobre o que é importante numa organização e que atitudes e comportamentos relacionados com a segurança do doente são esperados ou apropriados [2]. Esta é uma das ferramentas que permite avaliar a necessidade e a eficiência de um sistema de informação, pois contribui para a melhoria dos aspetos organizacionais identificados. No CHMA, E.P.E. existem planos de contingência e redundância para a maioria dos sistemas, nunca colocando em causa a continuidade dos serviços. Contudo existem outros que devido à sua complexidade (requer intervenção externa), custos de aquisição e de manutenção, não têm atualmente possibilidade de garantir do ponto de vista tecnológico a sua continuidade [3].

Visão

Contribuir para ampliar e melhorar a acessibilidade das pessoas aos serviços do CHMA, E.P.E. e otimizar a utilização dos recursos existentes, através de um atendimento de qualidade, em tempo útil, com eficiência e humanidade no quadro dos recursos disponíveis e das capacidades instaladas. Apostar no desenvolvimento de parcerias sinérgicas e articulação com outros serviços de saúde, sociais e de ensino tornando o CHMA, E.P.E. uma instituição de referência nacional e internacional ao nível da prestação de cuidados e da investigação [4].

Missão

O CHMA, E.P.E. tem como missão prestar cuidados de saúde a toda a população, de forma integrada, através de uma rede de serviços de fácil acesso, com uma eficiência técnica e social de elevado nível, que permita a obtenção de ganhos em saúde. Colabora, ainda, no desenvolvimento dos programas de saúde de âmbito regional e ou nacional, promovidos pela tutela ou entidades parceiras. [4]

Valores [4]

  • rigor;
  • transparência na governação;
  • inovação;
  • qualidade;
  • responsabilidade social;
  • responsabilidade ambiental;
  • performance;
  • equidade.

Unidades

  • Unidade Hospitalar de Famalicão (UF)
  • Unidade Hospitalar de Santo Tirso (UST)

Serviços

Figura 2: Serviços disponiveis do CHMA

Organização [4]

Figura 3: Organograma do CHMA

Estratégia de inovação tecnologia [3]

  • Migração contínua dos sistemas obsoletos para novas versões com novas funcionalidades que deem resposta às necessidades sentidas pelos profissionais;
  • Procura contínua de projetos que possam de uma forma clara potenciar e facilitar os cuidados prestados ao utente.

Neste contexto, encaixam-se projetos tecnológicos do âmbito clinico, administrativos ou de gestão de topo.

Objetivos nacionais [3]

  • Universalização do processo clinico eletrónico;
  • 100% prescrição eletrónica intra e extra-hospitalar;
  • Migração do email institucional para a cloud do SNS, integrando o piloto gerido pelo SPMS;
  • Utilização universal da PDS e disponibilização de dados de saúde.


Métodos

A pesquisa do trabalho realizou-se junto da instituição hospitalar, via presencial, e-mail e por telefone e junto de sites institucionais da Administração Central dos Serviços de Saúde (ACSS), Direção-Geral da Saúde (DGS), Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) e da própria unidade de saúde hospitalar. Posteriormente direcionamos a pesquisa web em função do software-fornecedor.

Na plataforma de pesquisa de contractos públicos online, através da pesquisa com número de Identificação Fiscal (NIF) da entidade hospitalar pública, a 9 de Fevereiro de 2018 obteve-se um total de 168 contractos e, sendo que, 3 eram referentes a software/aplicações/SI (iPortalDoc, ST+i – Gestão de Imobilizado, IAmetrics). No entanto, no dia 26 de abril de 2018, a mesma pesquisa já contempla 206 contratos, sendo que se identificam mais 5 sistemas de informação ou equipamentos de recolha de informação médica (PACS e RIS, Warpcom, Sometom Emotion 16 e Essenta DR). Outra fonte de informação utilizada foi através de entrevista aberta com a Responsável do Serviço de Sistemas de Informação e Comunicação do CHMA, E.P.E., sediado na UF.


Resultados

Tabela 1: Lista de Contratos de SI no CHMA
Nome do SI Tipo de Sistema Objetivo do Contrato Entidade Ajudicatária (Nome, NIF) Preço Contratual Data de Celebração do contrato
SONHO[5] Sistemas Admission/Discharge/Tansfer (ADT) Sistema Integrado de Informação Hospitalar SPMS (509540716) NI NI
SClinico[5] [6] Sistema Clínico - Registos Clínicos Eletrónicos Manutenção do Sistema de Registo Electrónico na Urgência e Triagem SPMS (509540716) NI NI
iPortalDoc [7] Sistemas de Gestão de Recursos Humanos e Logística - Sistema de Gestão Documental Aquisição de software de gestão documental ADVISERPRO, LDA (513019642) 10.435,00 € 26 de agosto de 2015
Gestão de Imobilizado ST+I [8] Sistemas de Gestão de Recursos Humanos e Logística - Sistema de Gestão de Imobilizado Aquisição de um Software de Gestão de Imobilizado ST+I, Serviço Técnicos de Informática, UNIPESSOAL, LDA (502246995) 8.250 € + taxa anual de 1.875 € 21 de julho de 2015
SIGLIC [5] Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos Gestão da Lista de Inscritos para Cirurgia - Sistema de informação de suporte ao SIGIC  SPMS (509540716) 297.345,88 € NI
WebGDH [9] Sistema de Gestão de Serviços Gestão clínica da área administrativa-financeira SPMS (509540716) 21.000,00 € 2015
IAmetrics Sistema de Gestão de Serviços Aquisição de um software de benchmarking Iasist Portugal Consultadoria Na Area da Saude Unipessoal Lda (508052971) 21.000,00 € 17 de março de 2015
PDS [9] Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos Plataforma de Dados em Saúde SPMS (509540716) NI NI
Alert P1-CTH [5] Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos Sistema de Interligação entre Cuidados Primários e Cuidados Hospitalares Alert (50756745) NI NI
SICD [6] Sistema Administrativo e Financeiro - Sistema de Gestão de Serviços Sistema de Informação Descentralizado de Contabilidade SPMS (509540716) NI NI
Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade (SICC) Sistema Financeiro Sistema de Gestão Centralizada de Contabilidade SPMS (509540716) NI NI
Radiology Information System (RIS) / Picture Archiving and Communication Systems (PACS) / Hardware [10] Departamental de suporte Manutenção de Sistema de informação de radiologia ART CES Unipessoal, Lda (513270396) 69.950,00 € + IVA 22 de junho de 2016
Radiology Information System Departamental de suporte Aquisição de sistema de informação de radiologia Byme - Information technology, Lda  (507790960) NI NI
SOMATOM EMOTION 16 [11] hardware Manutenção do Equipamento de TAC Siemens Health, Lda (507925173) 22.682,00 € 5 de janeiro de 2018
ESSENTA DR [12] hardware Manutenção de Equipamento de Imagiologia PHILIPS Portuguesa SA (500216843) 11.208,00€ 23 de janeiro de 2018
SIGA [9] Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos Sistema Integrado de Gestão de Acesso SPMS (509540716) NI NI
SICA [5] Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos Sistema de Informação de Contratualização e Acompanhamento para a ARS e ACSS SPMS (509540716) NI NI
MaxProRH / Paperless Sistemas de Gestão de Recursos Humanos Planeamento e gestão de equipas SISQUAL (502772298) NI NI
[13] Sistema de Gestão das Comunicações Aquisição de serviços de manutenção para a plataforma de comunicações de voz WARPCOM SERVICES S.A. (505134195) 6.465,00 € 12 de julho de 2017
Her+ Sistema de Gestão de Risco Sistema de notificações de riscos ou situações adversas RISI - Recursos, Ideias e Soluções Informáticas, Lda. (503754803) NI NI
Hugs Sistemas de Controlo de Segurança e Visitas Soluções Integradas de Segurança SAFESIS-João Lago-Engenharia e Sist. de Segurança,Lda (506240711) NI NI
GestVIDI Sistema de Gestão de Visitas Manutenção do Sistema de controlo de entrada de visitas Digitalparts, Lda (513951431) NI 2011
HS-Sibas Departamental de suporte - Sistema de laboratório Sistema de banco de sangue Glintt - Healthcare Solutions, S.A. (502479418) NI NI
HS-SisLab Departamental de suporte - Sistema de laboratório Sistema de laboratório Glintt - Healthcare Solutions, S.A. (502479418) NI NI
e-Results Departamental de suporte - Sistema de Farmácia Sistema de informação de resultados laboratoriais Glintt - Healthcare Solutions, S.A. (502479418) NI NI
HS-SGICM [9] Departamental de suporte - Sistema de Farmácia Sistema de Gestão Integrado do Circuito do Medicamento - Regime de Ambulatório Glintt - Healthcare Solutions, S.A. (502479418) NI NI
HS-Extração Departamental de suporte - Sistema de Farmácia Extração de dados ACSS Glintt - Healthcare Solutions, S.A. (502479418) NI NI
DOCbase / DOCGastro Sistemas clinico/departamental - Sistema do Serviço de Gastroenterologia Solução de gestão clínica MOBILWAVE- Tecnologias de Informação, S.A. (506929183) NI NI
Astraia gmbh Sistema de Apoio à Decisão Apoio ao diagnóstico pré-natal e ginecologia ASTRIMED- Informática e Tecnologia Médica, LDA. (507007867) NI NI
Prescrição Eletrónica Médica (PEM) Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos Prescrição Eletronica Médica SPMS (509540716) NI NI
RON Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos Registo Oncológico Nacional SPMS (509540716) NI NI
GestCare CCI / PICC Documentação clínica - Registos Clínicos Eletrónicos Processo de referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) Care4IT - Consultoria em Tecnologias de Informação, Lda. (505959224) NI NI
GPR-SNS Sistema de Gestão de Serviços Plataforma de Gestão e Partilha de recursos no SNS SPMS (509540716) NI NI
SGES Sistema de Gestão de Serviços Sistema de Gestão de Entidades de Saúde SPMS (509540716) NI NI

NI - Não identificado

Discussão

Os SI são uma ferramenta primordial na gestão da informação em Saúde. A informação é um elemento fundamental de que dependem os processos de decisão, pelo que precisa de ter qualidade, estar correta, íntegra e ser disponibilizada no momento exato para tomar melhores decisões, e conseguir serviços de maior qualidade. A situação portuguesa relativamente aos SI em Saúde não apresenta apenas um sistema de base populacional, que demonstre resultados de saúde e responda às necessidades de informação do Sistema de Saúde (SS) e dos seus intervenientes [14].

A caracterização dos vários SI deveria ser uma realidade das unidades hospitalares e das entidades que fazem a sua gestão e integração. Contudo, pela dificuldade sentida na recolha e disponibilidade deste tipo de informação, a caracterização dos SI em cada instituição não é uma informação formalizada a nível nacional, apesar de ser um assunto de obrigatoriedade no Contrato-programa celebrado entre ACSS e Entidade Hospitalar [9]. No entanto, Alves (2010), citado por [15], concluiu que cerca de 50% dos hospitais portugueses encontram-se no estadio III de evolução da maturidade dos SI, segundo a International Data Corporation (IDC), mas essa evolução foi rápida e continua em expansão. O que se constata com as várias recolhas de informação sobre os SI em utilização no CHMA, E.P.E. é que existem vários sistemas em utilização, distribuídos de igual forma nas duas unidades, mas parcamente disponíveis nas fontes públicas de pesquisa, que só disponibilizam alguns contratos de SI entre 2011 e 2018.

Pode concluir-se que mesmo sem autonomia na decisão de SI, as instituições hospitalares ainda direcionam uma grande fatia do seu orçamento para a aquisição e manutenção dos SI, que é uma estratégia das organizações de saúde para poderem estar na corrida para a competitividade neste ecossistema da informação. No entanto, ainda existe um longo caminho a percorrer para atingir em plenitude os benefícios dos SI.


Bibliografia