Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães: diferenças entre revisões

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==Sistemas de Informação==
==Sistemas de Informação==
A integração de Sistemas de Informação é imperativa. Nesse sentido, ao longo dos últimos anos, têm vindo a ser realizados grandes esforços de de otimização de infraestrutura da rede informática, no plano da capacidade, fiabilidade, integração e preparação para suporte de novas tecnologias.
A integração de Sistemas de Informação é imperativa. Nesse sentido, ao longo dos últimos anos, têm vindo a ser realizados grandes esforços de de otimização de infraestrutura da rede informática, no plano da capacidade, fiabilidade, integração e preparação para suporte de novas tecnologias.
TABELA 1- APLICAÇÕES INFORMÁTICAS EM USO NO CENTRO HOSPITALAR SENHORA DA OLIVEIRA GUIMARÃES
 
{| class="wikitable"
!colspan="8"|Sistemas de Informação
|-
|'''Nome do Sistema'''
|'''Especialidade/Serviço'''
|align="center"|'''Fornecedor'''
|align="center"|'''Data início do contrato'''
|align="center"|'''Valor de aquisição'''
|-
|[[SONHO]]
|align="center"|Cuidados de Saúde Primários e Cuidados Hospitalares
|align="center"|SPMS
|align="center"| --
|align="center"| --
|-
|[[S-CLíNICO]]
|align="center"|Registo clínico eletrónico dos cuidados de saúde primários e secundários
|align="center"|SPMS
|align="center"| --
|align="center"| --
|-
|[[VC-OBSCARE]]
|align="center"|Sistema de registo clínico eletrónico que dá suporte completo à prática ginecológica e obstétrica.
|align="center"|Virtual Care Lda
|align="center"| --
|align="center"| --
|-
|[[PEM]]
|align="center"|Prescrição Eletrônica de Medicamentos
|align="center"|ST+i - Serviços Técnicos de Informática,Unipessoal, LDA
|align="center"|03/06/15
|align="center"|33.800 €
|-
|[[PACS SECTRA]]
|align="center"|Arquivo e comunicação de Imagem Digital
|align="center"|ART CES Unipessoal Lda
|align="center"|20/04/17
|align="center"|37.243 € (manutenção)
|-
|[[PAI]]
|align="center"|Gestão de pedidos e acesso à informação
|align="center"|Desenvolvimento interno do HSOG
|align="center"| --
|align="center"| --
|-
|[[FIAQUALI]]
|align="center"|Avaliação de qualidade organizaciona
|align="center"|Desenvolvimento interno do HSOG
|align="center"| --
|align="center"| --
|-
|[[GOOPORTAL]]
|align="center"|Gestão de produtividade
|align="center"|IDRYL Consulting
|align="center"| 20/10/14
|align="center"| 8.400 €
|-
|[[Sistema de Auditoria de Infromação]]
|align="center"|Gestão da informação
|align="center"|Antonio Carlos Silva Abelha
|align="center"| 17/06/16
|align="center"| 5.000 €
|-
|[[Sistema de Gestão de Doentes]]
|align="center"|Gestão de doentes
|align="center"|José Carlos Ferreira Maia Neves
|align="center"| 17/06/16
|align="center"| 5.000 €
|-
|[[Sistemas de Monitorização de Prescrição de Medicamento]]
|align="center"|Gestão de prescrição de medicamentos
|align="center"|Manuel Filipe Vieira Torres dos Santos
|align="center"| 17/06/16
|align="center"| 5.000 €
|-
|[[B-ICU-CARE]]
|align="center"|Serviços de anestesiologia e unidades de cuidados intensivos
|align="center"|B-Simple Sistemas de Informação Lda
|align="center"| 02/04/14
|align="center"| 21.600 € (manutenção)
|-
|[[CLINIDATA]]
|align="center"|Gestão de laboratórios de análises clínicas e de diagnóstico
|align="center"|Maxdata Software S.A
|align="center"| 20/04/17
|align="center"| 28.873 € (manutenção)
|-
|[[PrEl]]
|align="center"|Prescrição Eletrônica
|align="center"|ST+i - Serviços Técnicos de Informática, Unipessoal, LDA
|align="center"| 20/04/17
|align="center"| 28.847 € (manutenção associada ao GHAF)
|-
|[[MAXPRO]]
|align="center"|Gestão Hospitalar de mão de obra
|align="center"|SISQUAL - Empresa de Investigação e Desenvolvimento de Sistemas Informáticos,Lda
|align="center"| 13/03/17
|align="center"| 6.076,78 € (manutenção)
|-
|[[SiiMA]]
|align="center"|Gestão de fluxo de exames
|align="center"|First Solutions Sistemas de Informação S.A
|align="center"| 15/12/15
|align="center"| 27.196 € (manutenção)
|-
|[[GHAF]]
|align="center"|Gestão Hospitalar Armazém e Farmácia
|align="center"|ST+i - Serviços Técnicos de Informática, Unipessoal, Lda
|align="center"| 20/04/17
|align="center"| 27.847 € (manutenção associada ao PrEl)
|-


==Projetos==
==Projetos==
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=Discussão=
 
=Conclusão=
O armazenamento correto de dados, o treinamento de pessoal, a manutenção frequente do software, investimentos constantes na área da tecnologia da informação por parte das empresas ou pelo governo, são ações básicas para a informatização do Setor de Saúde e com a realização do presente trabalho, foi possível perceber o enorme desafio que os Hospitais Públicos Portugueses  enfrentam em torno desse processo e de todo o seu processo de integração.
 
Embora haja claros avanços em torno de aquisição de Sistemas de informação no Centro Hospitalar Senhora da Oliveira Guimarães, existe ainda um grande trabalho a ser feito de modo a garantir a interoperabilidade entre todos os departamentos do hospital. Foi também possível perceber que a maior parte dos sistemas existentes no referido Centro hospitalar foram adquiridos de fornecedores externos e que têm vindo a ser desenvolvidos projetos internos de modo a optimizar os programas existentes.
 


=Bibliografia=
=Bibliografia=

Revisão das 19h07min de 5 de maio de 2018

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães
Localização Guimarães, Portugal
Fundação 25/09/1991
Sistema de Saúde Serviço Nacional de Saúde
Tipo Entidade Pública Empresarial
Unidades Unidade de Guimarães

Unidade de Internamento Cabeceiras de Basto

Especialidades Diversas
Site http://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/


Introdução

As crescentes transformações que ocorrem globalmente, colocam às organizações de Saúde e não só num cenário complexo e desafiador, exigindo a adoção de novos paradigmas para que possam se adaptar a essas mudanças, reagir a elas e incrementar a sua capacidade de operar, numa busca constante pela qualidade. O desenvolvimento de novas tecnologias têm auxiliado a saúde em diversos meios, a tecnologia de informação (TI) passou a ser incorporada dentro das instituições de saúde e vem tornando o cotidiano dos profissionais das instituições e dos pacientes mais dinâmico, seguro, com maior qualidade, e redução de custos.

Perceber como os sistemas de Informação são implementados e como será o seu funcionamento para o gerenciamento das informações dentro dos hospitais é de extrema importância para o sucesso da própria organização. Hoje em dia, com a presença da gestão estruturada, busca-se obter a informação e extrair da mesma o máximo de conhecimento possível e revertê-lo em prol das organizações, seja na parte estrutural ou funcional, é necessário empregar todos os dados obtidos de maneira que esses se tornem ações dentro da organização. Uma vez que uma das principais questões a serem levantadas pelas Instituições de Saúde em termos de aquisição ou implementação de sistemas de Informação em Saúde (SIS) é em relação aos custos envolvidos, é de extrema importância perceber como é que esta situação é ultrapassada , como os Centros Hospitalares empregam a utilização desses sistemas, qual o seu real custo, quais são os projectos existentes, e, como é garantida a sua interoperabilidade.

Objectivos

O presente trabalho teve como objectivo compreender e fazer um retrato dos principais Sistemas de informação existentes num dos centros Hospitalares Portugueses, nomeadamente o Centro Hospitalar da Senhora da Oliveira Guimarães identificando os Principais Softwares adquiridos externamente assim como os desenvolvidos internamente, os custos envolvidos, fazendo uma abordagem em relação a complexidade existente na aquisição e implementação, manutenção e garantia de todo o processo de interoperabilidade.

Organograma Centro Hospitalar da Senhora da Oliveira Guimarães, EPE

Organograma HSOG.jpg


Métodos

Após o levantamento das características do Centro Hospitalar a fim de se perceber a sua dimensão e o seu funcionamento, bem como os serviços existentes e as suas respectivas especialidades, efectuou-se uma pesquisa em www.base.gov.pt para uma análise dos sistemas existentes na instituição, assim como os custos associados e os fornecedores envolvidos. Foram estabelecidas várias tentativas de contacto In loco com os vários departamentos da instituição, assim como por via de e-mails e de telefonia móvel por forma a se obter informações sobre os sistemas existentes na instituição e todo o seu processo de interoperabilidade e, face a impossibilidade de obtenção de respostas, foram realizadas pesquisas na internet, no site do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães (www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt) e das empresas prestadoras de serviços e suporte de software.


Resultados

Caracterização do Hospital

O Hospital Senhora da Oliveira Guimarães foi fundado no final do século XVI como Hospital da Misericórdia de Guimarães e funcionou com esse nome até 1974 sendo posteriormente designado como Hospital Distrital de Guimarães. Em 1991, o Hospital passou a se chamar Hospital da Senhora Oliveira Guimarães, sendo em 2005 qualificado como Entidade Pública Empresarial (EPE). O mesmo encontra-se localizado à entrada sul da cidade, no bairro de Creixomil da cidade de Guimarães, região norte de Portugal.

A abrangência direta do Hospital está sobre os Concelhos de Guimarães, Fafe, Vizela, Mondim de Basto e Cabeceiras de Basto, onde oferece um suporte a 350.000 habitantes destas regiões. Com um quadro total de 1540 profissionais, sendo destes 1062 profissionais da área de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos em saúde), no ano de 2016. Com as seguintes especialidades médicas: cardiologia, dermato-venereologia, gastroenterologia, medicina interna, neonatologia, pediatria, além de especialidade cirúrgicas como: angiologia e cirurgia vascular, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia como também psiquiatria e abuso de substâncias, unidades de cuidados intensivos (UCI) em recém nascidos, sendo referenciado com Centro de Excelência em Tratamento de Doenças Lisossomais de Sobrecarga e excelência Europeia como Unidade de Hipertensão e Risco Cardiovascular.

Perspectivando um total de 485 camas e dotado de quase todas as valências Hospitalares, o Hospital é atualmente constituído por três edifícios: um corpo principal com 11 pisos, tendo os dois primeiros pisos edifícios circundantes funcionando como uma espécie de base; o segundo corpo com com três pisos, ligado ao edifício principal, por uma galeria e um terceiro corpo dedicado a consulta externa e cirurgia de ambulatório.[3]

Sistemas de Informação

A integração de Sistemas de Informação é imperativa. Nesse sentido, ao longo dos últimos anos, têm vindo a ser realizados grandes esforços de de otimização de infraestrutura da rede informática, no plano da capacidade, fiabilidade, integração e preparação para suporte de novas tecnologias.


Projetos

Projeto Business Inteligent: Este projeto visou o acesso unificado à informação através da utilização de uma ferramenta de suporte à decisão, para a publicação de conteúdos e de formulários, assim como a elaboração de dashboards com indicadores de contrato programa, qualidade, produção, entre outros. A plataforma em causa tem como objetivo a importação de dados das diferentes fontes de informação, bem como o cruzamento da mesma[3].

Software HEPIC: O programa operacional de prevenção e controlo de infeção suportado no software HEPIC, permitiu a criação de uma fonte de dados para a disponibilização de formulários de vigilância epidemiológica em formato digital implementado em diversos serviços, o que facilitou a gestão de todo o processo de vigilância epidemiológica, sendo a principal ferramenta de trabalho dos profissionais da comissão de controlo de infeção [3].

PEM: A aplicação PEM, desenvolvida pela SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), para a prescrição eletrónica médica, encontra-se em funcionamento com a aplicação S-clínico. Uma das grandes mais valias é a forma de autenticação para o acesso, permitindo mais segurança para clínicos e utentes [3].

Informatização dos serviços prestadores de MCDT´s: procedeu-se à realização deste projeto com o intuito de desmaterializar os relatórios dos pedidos de exame ao exterior, o circuito de aprovação de MCDT´s e outras atividades(administrativas, enfermagem, técnicas, médicas) que suportam o processo de realização de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica [3].

Consulta a tempo e horas(CTH): A execução da consulta a tempo e horas tornou possível efetuar uma melhor gestão do acesso a uma primeira consulta de especialidade, nomeadamente, ,maior transparência no processo de marcação de primeira consulta de especialidade; triagem clínica com a atribuição de níveis de prioridade às situações dos utentes; mais eficácia e eficiência na resposta enquanto instituição prestadora de cuidados; maior facilidade na comunicação entre os nossos profissionais de saúde; e por último, agilização dos processos que interferem no percurso do utente até a consulta, tendo em vista a diminuição do tempo nas várias fases [3].

Desenvolvimentos internos: De forma a melhorar a monitorização dos dados, o Hospital desenvolveu internamente cerca de 30 aplicações informáticas, destacando-se as seguintes:

  1. GesFoco: que permite o registo de toda a atividade do Centro de Formação;
  2. TARV: que através da interação em tempo real com o SONHO, facilita os registos de consultas e dispensas de terapias Anti Retrovirais;
  3. FIAQuali: ferramenta informática de autoavaliação da qualidade organizacional;
  4. PAI: uma aplicação de gestão de pedidos de acesso à informação;

Têm vindo a ser otimizados os programas existentes, que agrupam informação relativa ao SONHO, S-clínico, e restantes aplicações [3].


Conclusão

O armazenamento correto de dados, o treinamento de pessoal, a manutenção frequente do software, investimentos constantes na área da tecnologia da informação por parte das empresas ou pelo governo, são ações básicas para a informatização do Setor de Saúde e com a realização do presente trabalho, foi possível perceber o enorme desafio que os Hospitais Públicos Portugueses enfrentam em torno desse processo e de todo o seu processo de integração.

Embora haja claros avanços em torno de aquisição de Sistemas de informação no Centro Hospitalar Senhora da Oliveira Guimarães, existe ainda um grande trabalho a ser feito de modo a garantir a interoperabilidade entre todos os departamentos do hospital. Foi também possível perceber que a maior parte dos sistemas existentes no referido Centro hospitalar foram adquiridos de fornecedores externos e que têm vindo a ser desenvolvidos projetos internos de modo a optimizar os programas existentes.


Bibliografia