SPMS: diferenças entre revisões

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* Em 2017, ficou responsável pelo Centro de Contacto do SNS, nos termos do Decreto-Lei n.º 69/2017, de 16 de junho.  
* Em 2017, ficou responsável pelo Centro de Contacto do SNS, nos termos do Decreto-Lei n.º 69/2017, de 16 de junho.  
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* E, em 2018, assumiu a gestão e exploração do Centro de Conferência de Faturas do SNS, através do Decreto-Lei n.º 38/2018, de 11 de junho, consolidando o seu modelo atual.
* E, em 2018, assumiu a gestão e exploração do Centro de Conferência de Faturas do SNS, através do Decreto-Lei n.º 38/2018, de 11 de junho, consolidando o seu modelo atual.<br>
 
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=== Missão ===
=== Missão ===
A SPMS tem por Missão a prestação de serviços partilhados específicos na área da saúde em matéria de compras e de logística, de serviços financeiros, de recursos humanos, de sistemas e tecnologias de informação e comunicação e demais atividades complementares e subsidiárias, a todos os estabelecimentos e serviços do SNS, independentemente da respetiva natureza jurídica, sejam entidades EPE, sejam entidades do Setor Público Administrativo (SPA), bem como aos órgãos e serviços do Ministério da Saúde e a quaisquer outras entidades quando executem atividades na área da saúde. É, ainda, missão da SPMS assegurar o funcionamento do CCSNS e CNTS, bem como a prestação de serviços partilhados de conferência de faturas de medicamentos, de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e de outras áreas de prestações de saúde, no âmbito do CCMSNS.
A SPMS tem por Missão a prestação de serviços partilhados específicos na área da saúde em matéria de compras e de logística, de serviços financeiros, de recursos humanos, de sistemas e tecnologias de informação e comunicação e demais atividades complementares e subsidiárias, a todos os estabelecimentos e serviços do SNS, independentemente da respetiva natureza jurídica, sejam entidades EPE, sejam entidades do Setor Público Administrativo (SPA), bem como aos órgãos e serviços do Ministério da Saúde e a quaisquer outras entidades quando executem atividades na área da saúde. É, ainda, missão da SPMS assegurar o funcionamento do CCSNS e CNTS, bem como a prestação de serviços partilhados de conferência de faturas de medicamentos, de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e de outras áreas de prestações de saúde, no âmbito do CCMSNS.
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• Excelência profissional  <br>
• Excelência profissional  <br>
• Cordialidade e solidariedade'''<br>
• Cordialidade e solidariedade'''<br>
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=== Atribuições ===


A prestação de serviços partilhados específicos da área da saúde em matéria de compras e logística, de serviços financeiros, de recursos humanos e de sistemas e tecnologias de informação e comunicação aos estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS), independentemente da sua natureza jurídica, bem como aos órgãos e serviços do Ministério da Saúde e a quaisquer outras entidades, quando executem atividades específicas da área da saúde.
No âmbito dos serviços partilhados de compras e logística, tem por missão centralizar, otimizar e racionalizar a aquisição de bens e serviços e disponibilizar serviços de logística, possuindo atribuições em matéria de estratégia de compras, procedimentos pré-contratuais, contratação pública, logística interna, pagamentos e monitorização de desempenho.
No âmbito dos serviços partilhados financeiros, tem por missão a cooperação, a partilha de conhecimentos e de informação e o desenvolvimento de atividades de prestação de serviços nas áreas de gestão financeira e de contabilidade, possuindo atribuições em matéria de planeamento e preparação de orçamento, controlo orçamental, gestão de contratos, contabilidade analítica, contabilidade geral, pagamentos e cobranças e tesouraria.
No âmbito dos serviços partilhados de recursos humanos, tem por missão a disponibilização de um serviço partilhado de recursos humanos de elevada eficiência e níveis de automatização, possuindo atribuições em matéria de levantamento da informação e diagnóstico, processamento de salários e indicadores de gestão.
No âmbito dos serviços partilhados de sistemas e tecnologias de informação e comunicação, tem por missão a cooperação, a partilha de conhecimentos e informação e o desenvolvimento de atividades de prestação de serviços nas áreas dos sistemas e tecnologias de informação e de comunicação, garantindo a operacionalidade e segurança das infraestruturas tecnológicas e dos sistemas de informação do Ministério da Saúde e promovendo a definição e utilização de normas, metodologias e requisitos que garantam a interoperabilidade e interconexão dos sistemas de informação da saúde, entre si e com os sistemas de informação transversais à Administração Pública.
No âmbito dos serviços partilhados de conferência de faturas de medicamentos, de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e de outras áreas de prestações de saúde, tem por missão assegurar a atividade e a gestão do Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCMSNS), garantindo a melhoria da eficiência do SNS e a gestão da despesa pública com cuidados de saúde, bem como a proteção de dados sensíveis dos utentes e a observância de regras de faturação e de normalização contabilística.
O funcionamento do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (CCSNS) e do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), garantindo a prestação de serviços de natureza informativa, administrativa, triagem e orientação para avaliação de sintomas e de telecuidados.<br><br>
=== Áreas de Atuação ===
=== Áreas de Atuação ===
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| Compras e Logistica || Centraliza compras do setor da saúde, gere acordos-quadro, logística hospitalar e sistemas de aquisição dinâmicos.
| Compras e Logistica || Centraliza compras do setor da saúde, gere acordos-quadro, logística hospitalar e sistemas de aquisição dinâmicos.
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| Tecnonologias de Informação e Comunicação (TIC) || Desenvolvimento e gestão de infraestruturas digitais, interoperabilidade entre sistemas clínicos, segurança informática, e soluções como o Registo de Saúde Eletrónico, PEM, MySNS, SClínico, BI, SIGLIC, SONHO.
| Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) || Desenvolvimento e gestão de infraestruturas digitais, interoperabilidade entre sistemas clínicos, segurança informática, e soluções como o Registo de Saúde Eletrónico, PEM, MySNS, SClínico, BI, SIGLIC, SONHO.
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| Serviços Financeiros || Apoio à contabilidade, planeamento e controlo orçamental, tesouraria, auditorias e relatórios financeiros das entidades do SNS, promovendo gestão rigorosa e harmonizada.  
| Serviços Financeiros || Apoio à contabilidade, planeamento e controlo orçamental, tesouraria, auditorias e relatórios financeiros das entidades do SNS, promovendo gestão rigorosa e harmonizada.  
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=== Arquitetura de Sistemas ===
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A SPMS promove soluções baseadas em arquiteturas interoperáveis, com integração entre aplicações clínicas e administrativas. Utiliza bases de dados centralizadas, serviços web e integrações com a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS).


=== Objetivos Estratégicos ===
=== SPMS e Sistemas de Informação em Saúde ===
Desde 2011, a SPMS passou a ter responsabilidades na área dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação (TIC), assegurando a operacionalidade e segurança das infraestruturas digitais do Ministério da Saúde. Desenvolve soluções como a prescrição eletrónica, o registo de saúde eletrónico e plataformas interoperáveis, promovendo a digitalização dos cuidados e a eficiência dos processos administrativos.


Digitalização dos serviços de saúde
Garante ainda a definição de normas e requisitos para a interoperabilidade entre os sistemas de informação da saúde e com outros sistemas da Administração Pública. Em articulação com diversos organismos, gere sistemas usados por mais de 134 mil profissionais em cerca de duas mil unidades do SNS, operando de forma contínua, 24 horas por dia, durante todo o ano.<br>


Centralização e eficiência na contratação pública
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Criação de plataformas seguras e centradas no utente
 
Interoperabilidade nacional e europeia (MyHealth@EU)


=== Principais Sistemas Desenvolvidos ===
=== Principais Sistemas Desenvolvidos ===
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'''SClínico''' – Sistema clínico para cuidados hospitalares e primários
'''SClínico''' – Sistema clínico para cuidados hospitalares e primários


'''Trace COVID''' – Gestão de contactos e rastreio durante a pandemia
'''SIGLIC''' – Gestão da lista de espera para cirurgia


'''SIM@SNS''' – Sistema de Informação de Recursos Humanos do SNS
'''SIM@SNS''' – Sistema de Informação de Recursos Humanos do SNS
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'''Plataforma de Compras da Saúde'''
'''Plataforma de Compras da Saúde'''


'''Trace COVID''' – Gestão de contactos e rastreio durante a pandemia
'''SCUBO''' – Portal dos Profissionais da Saúde
'''SDM''' – Sistema de Dados Mestre
'''Exames Sem Papel''' – Plataforma digital para pedidos e resultados de exames
'''ELO''' – Plataforma colaborativa de comunicação institucional
'''SINAVE''' – Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica
'''BI-CSP''' – Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários
<br><br>
=== Papel Estratégico na Transformação Digital da Saúde ===
A SPMS tem um papel central na transformação digital da saúde pública portuguesa. Garante a interoperabilidade entre os vários sistemas clínicos e administrativos usados nas unidades de saúde, promove normas técnicas e metodológicas nacionais, e atua como elo entre os sistemas de informação da saúde e os sistemas transversais da Administração Pública. Participa também na estratégia europeia MyHealth@EU, assegurando a interoperabilidade transfronteiriça
<br><br>
=== Estrutura Orgânica ===
A estrutura orgânica da SPMS reflete a sua missão multifacetada e o seu papel estratégico no apoio ao SNS. A organização é composta por unidades funcionais especializadas que asseguram a execução eficiente das diferentes áreas de atuação. Entre os principais órgãos e direções encontram-se:
'''Conselho de Administração''' – Órgão executivo responsável pela gestão global da entidade, definição de estratégias e supervisão das direções operacionais.
'''Direção de Sistemas de Informação''' – Responsável pelo desenvolvimento, manutenção e operação dos sistemas e infraestruturas tecnológicas que suportam os serviços digitais do SNS.
'''Direção de Compras Públicas''' – Gere os processos de aquisição de bens e serviços, incluindo a negociação de acordos-quadro e a centralização de compras para o setor da saúde.
'''Direção de Recursos Humanos e Formação''' – Coordena os processos de gestão de pessoal, formação e desenvolvimento de competências dos profissionais do SNS.
'''Direção Financeira e de Controlo de Gestão''' – Garante a contabilidade, planeamento orçamental, tesouraria e auditoria financeira, assegurando o cumprimento de normas de gestão pública.
'''Direção Jurídica e de Assuntos Institucionais''' – Assegura o apoio jurídico à atividade da SPMS e promove o enquadramento legal das iniciativas desenvolvidas.
'''Direção de Projetos Estratégicos e Inovação''' – Desenvolve iniciativas estruturantes e programas transversais, com enfoque na inovação digital, interoperabilidade e alinhamento com as políticas públicas nacionais e europeias.)
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'''Principais sistemas geridos/desenvolvidos'''<br>
 
| Sistema        | Função principal                                        |
| --------------- | ------------------------------------------------------- |
| **PEM**        | Prescrição eletrónica de medicamentos                  |
| **RSE**        | Registo longitudinal de saúde do utente                |
| **SClínico**    | Software clínico usado nos hospitais e centros de saúde |
| **SIM\@SNS**    | Sistema de informação de gestão de recursos humanos    |
| **SIGLIC**      | Gestão da lista de espera para cirurgia                |
| **Trace COVID** | Plataforma criada durante a pandemia                    |<br>
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=== Estrutura Orgânica ===
=== Arquitetura de Sistemas ===
A SPMS organiza-se por departamentos como:
A SPMS utiliza uma arquitetura baseada em serviços web, bases de dados centralizadas e integração com a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS). Esta abordagem garante a interoperabilidade entre os vários sistemas utilizados no SNS, desde os cuidados primários aos hospitalares.
<br><br>
 
=== Desafios Atuais ===
 
'''Interoperabilidade total''' – Assegurar a integração eficaz dos sistemas de informação do SNS entre si e com os sistemas da Administração Pública, bem como a interoperabilidade transfronteiriça no contexto do MyHealth@EU.
 
'''Adaptação ao Espaço Europeu de Dados de Saúde''' – Preparar os sistemas nacionais para responder às novas exigências legais e técnicas da estratégia europeia de dados de saúde, nomeadamente no acesso e partilha segura de informação clínica.
 
'''Cibersegurança reforçada''' – Proteger infraestruturas críticas de saúde contra ciberataques, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados de saúde dos cidadãos.


Direção de Sistemas de Informação
'''Literacia e capacitação digital''' – Promover formação contínua aos profissionais de saúde para adoção eficaz de ferramentas digitais, reduzindo disparidades na utilização dos sistemas.


Direção de Compras Públicas
'''Sustentabilidade e escalabilidade tecnológica''' – Garantir que os sistemas desenvolvidos respondem às exigências crescentes do setor da saúde em termos de volume de dados, inovação tecnológica e eficiência operacional.


Direção Jurídica
<br>
A SPMS continua a afirmar-se como pilar fundamental da modernização digital da saúde pública em Portugal, desempenhando um papel estratégico na eficiência, interoperabilidade e humanização dos cuidados prestados.<br>


Direção de Projetos Estratégicos
=== Legislação Relevante ===


(Podes inserir aqui o ficheiro "Organograma-SPMS_2024.png" caso o tenhas)
Decreto-Lei n.º 19/2010, de 22 de março – Criação da SPMS como entidade pública empresarial (EPE), com o objetivo de prestar serviços partilhados nas áreas da saúde.  


=== Desafios Atuais ===
Decreto-Lei n.º 108/2011, de 17 de novembro – Atribui à SPMS competências na área dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação, resultante da reestruturação da Administração Central do Sistema de Saúde.


Garantia de interoperabilidade nacional e europeia
Decreto-Lei n.º 209/2015, de 25 de setembro – Adapta o funcionamento do SUCH e transfere posições jurídicas dos agrupamentos complementares de empresas "Somos Compras", "Somos Contas" e "Somos Pessoas" para a SPMS.


Adaptação à Estratégia Europeia de Dados de Saúde
Decreto-Lei n.º 32/2016, de 28 de junho – Clarifica posições jurídicas de várias EPE nos agrupamentos complementares de empresas e altera o DL n.º 19/2010.


Aumento da cibersegurança nos sistemas de saúde
Decreto-Lei n.º 69/2017, de 16 de junho – Transfere para a SPMS a gestão do Centro de Contacto do SNS (SNS 24).


Promoção da literacia digital nos profissionais de saúde<br>
Decreto-Lei n.º 38/2018, de 11 de junho – Transfere para a SPMS a gestão e exploração do Centro de Conferência de Faturas do SNS.


Despacho n.º 3202/2020, de 11 de março – Designa os membros do conselho de administração da SPMS para o triénio 2020–2022.


Despacho n.º 3719/2023, de 23 de março – Nomeia os membros do conselho de administração da SPMS para o mandato 2023–2025.<br><br>
'''SPMS e Sistemas de Informação em Saúde'''<br>
À SPMS cabe a garantia da operacionalidade e segurança das infraestruturas tecnológicas e dos sistemas de informação do Ministério da Saúde, promovendo a definição e a utilização de normas, metodologias e requisitos que garantam a interoperabilidade e interconexão dos sistemas de informação da saúde entre si, e com os sistemas de informação transversais à Administração Pública, visando desenvolver e proteger a saúde dos cidadãos.<br>
A SPMS, em articulação com outros organismos do Ministério da Saúde, gere sistemas de informação que suportam a atividade diária de mais de 134 mil profissionais de saúde, em cerca de duas mil unidades prestadoras de cuidados de saúde do SNS. Estes sistemas garantem o tratamento e a disponibilização da informação aos diferentes níveis de gestão das entidades do SNS, de âmbito local, regional e nacional. Funcionam 24 horas/dia, 365 dias por ano.<br>


=== Referências ===
=== Referências ===


https://www.spms.min-saude.pt
1. Diário da República Eletrónico. (2010). Decreto-Lei n.º 19/2010, de 22 de março: Criação da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Acedido em: https://data.dre.pt/eli/dec-lei/19/2010/03/22/p/dre/pt/html
 
2. Diário da República Eletrónico. (2011). Decreto-Lei n.º 108/2011, de 17 de novembro: Define competências da SPMS em TIC. Acedido em: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/108-2011-249535
 
3. Diário da República Eletrónico. (2010). Resolução do Conselho de Ministros n.º 93/2010: Estabelece os princípios orientadores da SPMS. Acedido em: https://dre.pt/dre/detalhe/resolucao-conselho-ministros/93-2010-346143
 
4. Estrela, M., Ribeiro, R., Granja, C., & Costa, A. (2025). Simplification, decentralization, proximity – A critical analysis of the digital health framework in Portugal through expert interviews. International Journal of Medical Informatics, 180, 105439. Acedido em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/40339529/
 
5. Pinto, A. F. (2016). Tecnologias da informação e comunicação no sistema de saúde português [Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. Acedido em:  https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10400.5/29276/1/Tecnologias%20%20da%20%20informa%C3%A7%C3%A3o%20%20e%20%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20%20no%20%20sistema%20%20de%20%20sa%C3%BAde%20%20Portugu%C3%AAs.pdf
 
6. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (2016). Orientações de gestão (documento não aplicável). Acedido em: https://spms.min-saude.pt/wp-content/uploads/2016/04/Orientacoes-de-gestao_n%C3%A3o-se-aplica.pdf
 
7. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (2020–2023). Relatórios de atividades e contas. Acedido em: https://www.spms.min-saude.pt/category/transparencia/relatorios-e-contas/
 
8. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (2021). Caracterização da empresa 2021. Acedido em: https://www.spms.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/03/2.CARACTERIZAC%CC%A7A%CC%83O-DA-EMPRESA_2021.pdf
 
9. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (2024). Catálogo de serviços SPMS – Fase 1 [Documento institucional]. Acedido em: https://www.spms.min-saude.pt/wp-content/uploads/2024/03/Catalogo-SPMS_fase-1.pdf
 
10. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (2024). Estatutos da SPMS. Acedido em: https://www.spms.min-saude.pt/wp-content/uploads/2024/04/01.-Estatutos-SPMS.pdf


https://www.sns.gov.pt
11. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (2024). Ficha síntese SPMS 2024. Acedido em: https://www.spms.min-saude.pt/wp-content/uploads/2024/04/07.-Ficha-Sintese-SPMS_2024.pdf


Resolução do Conselho de Ministros n.º 93/2010
12. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (n.d.). Quem Somos. Acedido em: https://www.spms.min-saude.pt/quem-somos/


Documentos institucionais públicos e relatórios da SPMS
13. Serviço Nacional de Saúde. (n.d.). Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Acedido em: https://www.sns.gov.pt/entidades-de-saude/servicos-partilhados-do-ministerio-da-saude/


=== Ligações Externas ===
=== Ligações Externas ===
Linha 176: Linha 216:


[https://rse.min-saude.pt Registo de Saúde Eletrónico]
[https://rse.min-saude.pt Registo de Saúde Eletrónico]
[https://www.sns.gov.pt SNS - Serviço Nacional de Saúde]


[https://www.sns24.gov.pt SNS 24]
[https://www.sns24.gov.pt SNS 24]
[https://pem.spms.min-saude.pt PEM – Prescrição Eletrónica Médica]
[https://examessempapel.spms.min-saude.pt Exames Sem Papel]
[https://sinave.min-saude.pt SINAVE – Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica]

Edição atual desde as 12h49min de 4 de julho de 2025


Serviços Partilhados do Ministério da Saúde


A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E. – foi criada pelo Decreto-Lei n.º 19/2010, de 22 de março, como uma entidade pública empresarial, com personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira, e património próprio. Está sob tutela dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da saúde. Inicialmente, tinha como missão prestar serviços partilhados na área da saúde, nomeadamente nas áreas de compras, logística, finanças e recursos humanos, dirigidos a entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a outros organismos do Ministério da Saúde, independentemente da sua natureza jurídica.

Posteriormente, a SPMS foi alargando as suas competências:

  • Em 2011, passou a ter responsabilidades na área dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação, através do Decreto-Lei n.º 108/2011, de 17 de novembro.
  • Em 2017, ficou responsável pelo Centro de Contacto do SNS, nos termos do Decreto-Lei n.º 69/2017, de 16 de junho.
  • E, em 2018, assumiu a gestão e exploração do Centro de Conferência de Faturas do SNS, através do Decreto-Lei n.º 38/2018, de 11 de junho, consolidando o seu modelo atual.


SPMS
Sigla SPMS
Designação Serviços Partilhados do Ministério da Saúde
Data de Criação 2010
Entidade Gestora Ministério da Saúde (Portugal)
Tipo de Entidade Entidade Pública Empresarial (EPE)
Área de Atuação TIC, Compras Públicas, Logística
Missão Apoiar o SNS com soluções tecnológicas e serviços partilhados
Sistemas Desenvolvidos PEM, RSE, SClínico, Trace COVID, SIM@SNS
Arquitetura Cliente-servidor e serviços web (interoperabilidade)
Utilizadores Hospitais, centros de saúde, Ministério da Saúde
Função Principal Digitalização e eficiência do SNS


Missão

A SPMS tem por Missão a prestação de serviços partilhados específicos na área da saúde em matéria de compras e de logística, de serviços financeiros, de recursos humanos, de sistemas e tecnologias de informação e comunicação e demais atividades complementares e subsidiárias, a todos os estabelecimentos e serviços do SNS, independentemente da respetiva natureza jurídica, sejam entidades EPE, sejam entidades do Setor Público Administrativo (SPA), bem como aos órgãos e serviços do Ministério da Saúde e a quaisquer outras entidades quando executem atividades na área da saúde. É, ainda, missão da SPMS assegurar o funcionamento do CCSNS e CNTS, bem como a prestação de serviços partilhados de conferência de faturas de medicamentos, de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e de outras áreas de prestações de saúde, no âmbito do CCMSNS.

Visão

Ser uma empresa de excelência na prestação de serviços partilhados do Ministério da Saúde.

Valores

• Legalidade
• Não discriminação
• Igualdade de tratamento e imparcialidade
• Proporcionalidade
• Coerência
• Boa-fé e transparência
• Comunicação e partilha de informação
• Excelência profissional
• Cordialidade e solidariedade

Áreas de Atuação

Área de atuação Descrição
Compras e Logistica Centraliza compras do setor da saúde, gere acordos-quadro, logística hospitalar e sistemas de aquisição dinâmicos.
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Desenvolvimento e gestão de infraestruturas digitais, interoperabilidade entre sistemas clínicos, segurança informática, e soluções como o Registo de Saúde Eletrónico, PEM, MySNS, SClínico, BI, SIGLIC, SONHO.
Serviços Financeiros Apoio à contabilidade, planeamento e controlo orçamental, tesouraria, auditorias e relatórios financeiros das entidades do SNS, promovendo gestão rigorosa e harmonizada.
Recursos Humanos Gestão centralizada de salários, vínculos, mobilidade, absentismo e indicadores de RH no SNS, facilitando a planificação estratégica da força de trabalho.
Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCMSNS) Conferência de faturas e controlo de despesa em cuidados prestados fora da rede pública, incluindo medicamentos e MCDT, garantindo rigor, legalidade e prevenção de fraude.
SNS 24 e Telesaúde (CNTS) Gestão da linha SNS 24, portal e app, triagem clínica telefónica e digital, e desenvolvimento de serviços de telecuidados e telemonitorização em articulação com o SNS.
Academia SPMS Formação certificada em tecnologias, gestão e áreas clínicas.


SPMS e Sistemas de Informação em Saúde

Desde 2011, a SPMS passou a ter responsabilidades na área dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação (TIC), assegurando a operacionalidade e segurança das infraestruturas digitais do Ministério da Saúde. Desenvolve soluções como a prescrição eletrónica, o registo de saúde eletrónico e plataformas interoperáveis, promovendo a digitalização dos cuidados e a eficiência dos processos administrativos.

Garante ainda a definição de normas e requisitos para a interoperabilidade entre os sistemas de informação da saúde e com outros sistemas da Administração Pública. Em articulação com diversos organismos, gere sistemas usados por mais de 134 mil profissionais em cerca de duas mil unidades do SNS, operando de forma contínua, 24 horas por dia, durante todo o ano.


Principais Sistemas Desenvolvidos

PEM – Prescrição Eletrónica Médica

RSE – Registo de Saúde Eletrónico

SClínico – Sistema clínico para cuidados hospitalares e primários

SIGLIC – Gestão da lista de espera para cirurgia

SIM@SNS – Sistema de Informação de Recursos Humanos do SNS

Plataforma de Compras da Saúde

Trace COVID – Gestão de contactos e rastreio durante a pandemia

SCUBO – Portal dos Profissionais da Saúde

SDM – Sistema de Dados Mestre

Exames Sem Papel – Plataforma digital para pedidos e resultados de exames

ELO – Plataforma colaborativa de comunicação institucional

SINAVE – Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica

BI-CSP – Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários

Papel Estratégico na Transformação Digital da Saúde

A SPMS tem um papel central na transformação digital da saúde pública portuguesa. Garante a interoperabilidade entre os vários sistemas clínicos e administrativos usados nas unidades de saúde, promove normas técnicas e metodológicas nacionais, e atua como elo entre os sistemas de informação da saúde e os sistemas transversais da Administração Pública. Participa também na estratégia europeia MyHealth@EU, assegurando a interoperabilidade transfronteiriça

Estrutura Orgânica

A estrutura orgânica da SPMS reflete a sua missão multifacetada e o seu papel estratégico no apoio ao SNS. A organização é composta por unidades funcionais especializadas que asseguram a execução eficiente das diferentes áreas de atuação. Entre os principais órgãos e direções encontram-se:

Conselho de Administração – Órgão executivo responsável pela gestão global da entidade, definição de estratégias e supervisão das direções operacionais.

Direção de Sistemas de Informação – Responsável pelo desenvolvimento, manutenção e operação dos sistemas e infraestruturas tecnológicas que suportam os serviços digitais do SNS.

Direção de Compras Públicas – Gere os processos de aquisição de bens e serviços, incluindo a negociação de acordos-quadro e a centralização de compras para o setor da saúde.

Direção de Recursos Humanos e Formação – Coordena os processos de gestão de pessoal, formação e desenvolvimento de competências dos profissionais do SNS.

Direção Financeira e de Controlo de Gestão – Garante a contabilidade, planeamento orçamental, tesouraria e auditoria financeira, assegurando o cumprimento de normas de gestão pública.

Direção Jurídica e de Assuntos Institucionais – Assegura o apoio jurídico à atividade da SPMS e promove o enquadramento legal das iniciativas desenvolvidas.

Direção de Projetos Estratégicos e Inovação – Desenvolve iniciativas estruturantes e programas transversais, com enfoque na inovação digital, interoperabilidade e alinhamento com as políticas públicas nacionais e europeias.)


Arquitetura de Sistemas

A SPMS utiliza uma arquitetura baseada em serviços web, bases de dados centralizadas e integração com a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS). Esta abordagem garante a interoperabilidade entre os vários sistemas utilizados no SNS, desde os cuidados primários aos hospitalares.

Desafios Atuais

Interoperabilidade total – Assegurar a integração eficaz dos sistemas de informação do SNS entre si e com os sistemas da Administração Pública, bem como a interoperabilidade transfronteiriça no contexto do MyHealth@EU.

Adaptação ao Espaço Europeu de Dados de Saúde – Preparar os sistemas nacionais para responder às novas exigências legais e técnicas da estratégia europeia de dados de saúde, nomeadamente no acesso e partilha segura de informação clínica.

Cibersegurança reforçada – Proteger infraestruturas críticas de saúde contra ciberataques, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados de saúde dos cidadãos.

Literacia e capacitação digital – Promover formação contínua aos profissionais de saúde para adoção eficaz de ferramentas digitais, reduzindo disparidades na utilização dos sistemas.

Sustentabilidade e escalabilidade tecnológica – Garantir que os sistemas desenvolvidos respondem às exigências crescentes do setor da saúde em termos de volume de dados, inovação tecnológica e eficiência operacional.


A SPMS continua a afirmar-se como pilar fundamental da modernização digital da saúde pública em Portugal, desempenhando um papel estratégico na eficiência, interoperabilidade e humanização dos cuidados prestados.

Legislação Relevante

Decreto-Lei n.º 19/2010, de 22 de março – Criação da SPMS como entidade pública empresarial (EPE), com o objetivo de prestar serviços partilhados nas áreas da saúde.

Decreto-Lei n.º 108/2011, de 17 de novembro – Atribui à SPMS competências na área dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação, resultante da reestruturação da Administração Central do Sistema de Saúde.

Decreto-Lei n.º 209/2015, de 25 de setembro – Adapta o funcionamento do SUCH e transfere posições jurídicas dos agrupamentos complementares de empresas "Somos Compras", "Somos Contas" e "Somos Pessoas" para a SPMS.

Decreto-Lei n.º 32/2016, de 28 de junho – Clarifica posições jurídicas de várias EPE nos agrupamentos complementares de empresas e altera o DL n.º 19/2010.

Decreto-Lei n.º 69/2017, de 16 de junho – Transfere para a SPMS a gestão do Centro de Contacto do SNS (SNS 24).

Decreto-Lei n.º 38/2018, de 11 de junho – Transfere para a SPMS a gestão e exploração do Centro de Conferência de Faturas do SNS.

Despacho n.º 3202/2020, de 11 de março – Designa os membros do conselho de administração da SPMS para o triénio 2020–2022.

Despacho n.º 3719/2023, de 23 de março – Nomeia os membros do conselho de administração da SPMS para o mandato 2023–2025.

Referências

1. Diário da República Eletrónico. (2010). Decreto-Lei n.º 19/2010, de 22 de março: Criação da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Acedido em: https://data.dre.pt/eli/dec-lei/19/2010/03/22/p/dre/pt/html

2. Diário da República Eletrónico. (2011). Decreto-Lei n.º 108/2011, de 17 de novembro: Define competências da SPMS em TIC. Acedido em: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/108-2011-249535

3. Diário da República Eletrónico. (2010). Resolução do Conselho de Ministros n.º 93/2010: Estabelece os princípios orientadores da SPMS. Acedido em: https://dre.pt/dre/detalhe/resolucao-conselho-ministros/93-2010-346143

4. Estrela, M., Ribeiro, R., Granja, C., & Costa, A. (2025). Simplification, decentralization, proximity – A critical analysis of the digital health framework in Portugal through expert interviews. International Journal of Medical Informatics, 180, 105439. Acedido em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/40339529/

5. Pinto, A. F. (2016). Tecnologias da informação e comunicação no sistema de saúde português [Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. Acedido em: https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10400.5/29276/1/Tecnologias%20%20da%20%20informa%C3%A7%C3%A3o%20%20e%20%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20%20no%20%20sistema%20%20de%20%20sa%C3%BAde%20%20Portugu%C3%AAs.pdf

6. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (2016). Orientações de gestão (documento não aplicável). Acedido em: https://spms.min-saude.pt/wp-content/uploads/2016/04/Orientacoes-de-gestao_n%C3%A3o-se-aplica.pdf

7. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (2020–2023). Relatórios de atividades e contas. Acedido em: https://www.spms.min-saude.pt/category/transparencia/relatorios-e-contas/

8. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (2021). Caracterização da empresa 2021. Acedido em: https://www.spms.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/03/2.CARACTERIZAC%CC%A7A%CC%83O-DA-EMPRESA_2021.pdf

9. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (2024). Catálogo de serviços SPMS – Fase 1 [Documento institucional]. Acedido em: https://www.spms.min-saude.pt/wp-content/uploads/2024/03/Catalogo-SPMS_fase-1.pdf

10. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (2024). Estatutos da SPMS. Acedido em: https://www.spms.min-saude.pt/wp-content/uploads/2024/04/01.-Estatutos-SPMS.pdf

11. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (2024). Ficha síntese SPMS 2024. Acedido em: https://www.spms.min-saude.pt/wp-content/uploads/2024/04/07.-Ficha-Sintese-SPMS_2024.pdf

12. Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. (n.d.). Quem Somos. Acedido em: https://www.spms.min-saude.pt/quem-somos/

13. Serviço Nacional de Saúde. (n.d.). Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Acedido em: https://www.sns.gov.pt/entidades-de-saude/servicos-partilhados-do-ministerio-da-saude/

Ligações Externas

SPMS - Site oficial

Registo de Saúde Eletrónico

SNS - Serviço Nacional de Saúde

SNS 24

PEM – Prescrição Eletrónica Médica

Exames Sem Papel

SINAVE – Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica