Disciplina de Introdução a Informática Médica @UFMG: diferenças entre revisões
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# <u>Os sistemas informáticos de apoio à decisão clínica em saúde - Conceitos e exemplos da atualidade</u>: suporte à assistência ao parto, suporte ao diagnóstico (telemedicina, softwares para genética, digiscope), aplicações na busca pela evidência científica. | # <u>Os sistemas informáticos de apoio à decisão clínica em saúde - Conceitos e exemplos da atualidade</u>: suporte à assistência ao parto, suporte ao diagnóstico (telemedicina, softwares para genética, digiscope), aplicações na busca pela evidência científica. | ||
# <u>Noções de segurança de Sistemas de Informação em Saúde</u> | |||
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==Referências Bibliográficas (bibliografia básica e complementar)== | ==Referências Bibliográficas (bibliografia básica e complementar)== |
Edição atual desde as 22h46min de 22 de agosto de 2019
Disciplina de Introdução a Informática Médica @UFMG | |
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Depende do Curso | Pós-Graduação em Saúde da Mulher |
Docente Responsável | Zilma Silveira Nogueira Reis, Juliano de Souza Gaspar, Rodney Guimarães |
Temas abordados | Uso da informática na saúde, Impacto do uso da informática na saúde, Bases de dados, Codificação, Padronização, Interoperabilidade, Indicadores de Saúde, Sistemas de informação para a saúde, Data mining, Sistemas de apoio à decisão clínica |
Descrição
Esta disciplina - Introdução à Informática Médica - é lecionado na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher.
Carga horária da disciplina
- Teórica: 40 horas
- Prática: 20 horas
Créditos: 5
Objetivos de aprendizagem
- Conhecimentos: o aluno terá uma iniciação conceitual e prática aos conteúdos da Informática Médica, aplicados a pesquisa e ao aprimoramento da prestação de cuidados em saúde.
- Habilidades: Se tornará apto a utilizar um microcomputador para criar e gerenciar pequenos bancos de dados destinados a pesquisa em saúde, assim como explorar bases de dados disponíveis através de acesso pela internet, como os sistemas eletrônicos de informação em saúde governamentais e mesmo criar pequenos sistemas próprios. Fará interpretação crítica de indicadores da saúde reprodutiva. Irá conhecer exemplos de ferramentas informáticas disponíveis para suporte a decisão e cuidados em saúde, ensino e pesquisa. Será motivado ao trabalho em equipe multiprofissional de saúde e informática para solução de questões relevantes em saúde, próprias da informática médica. Irá experimentar a aprendizagem em centro de computação eletrônica, assim como o potencial deste ambiente para pesquisa multidiscipinar em informática médica.
Corpo docente
- Profa. Dra. Zilma Silveira Nogueira Reis (Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher)
- Prof. Dr. Juliano de Souza Gaspar (Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher)
Professores eventualmente convidados
- Renato Antônio Celso Ferreira (Progr. de Pós-Graduação em Ciência da Computação UFMG)
- Ricardo João Cruz Correia, José Alberto Silva Freitas e Altamiro Costa-Pereira (Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal)
Conteúdo programático
- Introdução: o uso da informática em saúde: sua importância, aplicabilidade, recursos necessários, perspectivas atuais e futuras.
- O impacto do uso da informática na saúde: influências na relação médico-paciente. A relação do profissional de saúde e a informática, a relação do paciente com a informática, princípios da ética da informação eletrônica.
- Modelagem de banco de dados: conceitos básicos, bancos de dados relacionais, aplicações em saúde.
- Padronização da informação em saúde: codificação, padrões de interoperabilidade adotados pelo SUS e as contribuições dos profissionais de saúde. Os indicadores de saúde reprodutiva, sua avaliação crítica, fontes de recolha, análise de dados e pesquisas no tema.
- Os sistemas de informação eletrônicos em saúde: conceitos, estrutura, vantagens e desvantagens. O prontuário eletrônico do paciente.
- Os sistemas de informação eletrônicos aplicados à saúde: apresentação e exploração de sistemas de informação públicos em saúde, nacionais e internacionais (DATASUS, Repositório OMS).
- Elaboração e gerenciamento de bancos de dados para projetos de pesquisa em saúde: avaliação de softwares disponíveis - aula prática: Excell, Access, Epi-Info, MedQuest.
- Mineração de dados e técnicas de inteligência computacional: conceitos básicos, aplicações em saúde.
- Os sistemas informáticos de apoio à decisão clínica em saúde - Conceitos e exemplos da atualidade: suporte à assistência ao parto, suporte ao diagnóstico (telemedicina, softwares para genética, digiscope), aplicações na busca pela evidência científica.
- Noções de segurança de Sistemas de Informação em Saúde
- Aprendizagem e educação continuada em saúde, em ambiente virtual.
Métodos
- Aulas teóricas: apresentação dos tópicos e discussão dos conteúdos
- Aulas práticas e exercícios: acesso aos sistemas de informação eletrônicos em saúde; criação e gerenciamento de bancos de dados: prática em computadores com acesso à internet.
- Seminário: estudo de publicações científicas a respeito dos temas, seguindo o conteúdo programático da disciplina.
- Teleconferências com Universidade do Porto (Faculdade de Medicina e Faculdade de Ciências) e ICEX-UFMG (Departamento de Ciência da Computação)
Avaliação
- Avaliação formativa: a aquisição de habilidades será avaliada durante as atividades práticas.
- Avaliação de conhecimentos: o domínio dos conteúdos será avaliado por uma trabalho final escrito.
- Avaliação de desempenho: auto-avaliação
Trabalhos de Alunos
Referências Bibliográficas (bibliografia básica e complementar)
- Evaluation Methods in Medical Informatics:. Charles P. Friedman(Author), Jeremy C. Wyatt (Author), E.H. Shortliffe (Foreword), A.C. Smith (Assistant), B. Kaplan (Assistant). Editora Springer 2a edição 2006
- Brasil, Lourdes Mattos Informatica em Saude. Ia Edição. Editora: EDUEL, 2008.
Leitura suplementar