Disciplina de Investigação e Comunicação Científica @FMUP: diferenças entre revisões
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=Objetivos de aprendizagem= | |||
Dotar os alunos de conhecimentos e competências na definição, produção e divulgação de investigação científica em informática médica. | |||
: <u>Competências</u> | |||
* Definir e planificar estudos de investigação em informática médica; | |||
* Pesquisar informação em bases de dados electrónicas de conhecimento biomédico; | |||
* Escrever, e submeter para revisão, artigos científicos originais e de revisão; | |||
* Efectuar comunicações orais e em poster de trabalhos científicos; | |||
* Efectuar e descrever análises de estatística descritiva e de inferência estatística. | |||
: <u>Conhecimentos</u> | |||
* Protocolos de investigação em informática médica; | |||
* Forma e conteúdo de artigos científicos originais; | |||
* Características específicas de artigos de revisão científica; | |||
* Estratégias de comunicação de trabalhos científicos; | |||
* Probabilidade, estatística descritiva, inferência e modelação estatística. | |||
: <u>Comportamentos</u> | |||
* Manter-se informado dos desenvolvimentos do conhecimento na área da informática médica; | |||
* Melhoria do espírito crítico na escrita e interpretação de relatórios de investigação científica; | |||
* Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado; | |||
* Fomentar o espírito crítico de análise de dados. | |||
=Conteúdos programáticos= | |||
* Fases de uma investigação e definição do protocolo; | |||
* Desenhos de Estudo; | |||
* Pesquisa bibliográfica; | |||
* Escrita de artigos científicos; | |||
* Processo de submissão e revisão científica; | |||
* Artigos de revisão; | |||
* Comunicações científicas; | |||
* Gestão de dados, tipos de dados e verificação de dados; | |||
* Medidas de localização e dispersão; | |||
* Introdução à probabilidade; | |||
* Distribuição normal e outras distribuições teóricas; | |||
* Representação gráfica; | |||
* Técnicas de amostragem; | |||
* Intervalos de confiança; | |||
* Princípio de Teste de hipóteses; | |||
* Testes paramétricos e não paramétricos: testes-t, testes-f (One-Way ANOVA); Mann-Whitney; Kruskal-Wallis; Wilcoxon; Qui-quadrado; | |||
* Correlação paramétrica e Regressão linear simples. | |||
=Resultados da aprendizagem= | |||
Os conteúdos lecionados dotarão os alunos dos conceitos necessários e suficientes para compreender e aplicar os métodos a que a unidade curricular se propõe, ao mesmo tempo que permitirão dotar os alunos das competências de integração das técnicas na futura prática. | |||
=Metodologias de ensino= | |||
Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais para interpretação e avaliação de artigos científicos, pesquisa bibliográfica e escrita de protocolo. | |||
=Métodos de avaliação= | |||
Exame teórico (8 valores), elaboração e apresentação de artigo de revisão (6 valores) e trabalho prático de análise de dados (6 valores). | |||
=Bibliografia principal= | |||
* ICMJE. (2010, January). Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication. International Committee of Medical Journal Editors; | |||
* Liu, J. L. Y., & Wyatt, J. C. (2011). The case for randomized controlled trials to assess the impact of clinical information systems; | |||
* Journal of the American Medical Informatics Association : JAMIA, 18(2), 173–80; | |||
* Pai, M., McCulloch, M., Gorman, J. D., Pai, N., Enanoria, W., Kennedy, G., Tharyan, P., et al. (2004). Systematic reviews and metaanalyses: an illustrated, step-by-step guide. National Medical Journal of India, 17(2), 86–95; | |||
* WHO. (2012). Guide for writing a Research Protocol for research involving human participation. World Health Organization. World Health Organization; | |||
* Petrie, A., & Sabin, C. (2009). Medical statistics at a glance; | |||
* Ho, R. (2006). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Chapman and Hall/CRC. | |||
=Trabalhos de alunos= | |||
* [[Trabalhos Alunos de ICC@FMUP (2016)|Ano Letivo 2015/2016]] | |||
[[Categoria: Disciplina]] | [[Categoria: Disciplina]] |
Edição atual desde as 13h52min de 6 de abril de 2016
Disciplina de Investigação e Comunicação Científica @FMUP | |
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Depende do Curso | Mestrado em Informática Médica |
Docente Responsável | Pedro Pereira Rodrigues, Cristina Maria Nogueira da Costa Santos |
Temas abordados | Metodologias de investigação, Gestão de dados, Probabilidade, Representação gráfica, Amostragem |
Objetivos de aprendizagem
Dotar os alunos de conhecimentos e competências na definição, produção e divulgação de investigação científica em informática médica.
- Competências
- Definir e planificar estudos de investigação em informática médica;
- Pesquisar informação em bases de dados electrónicas de conhecimento biomédico;
- Escrever, e submeter para revisão, artigos científicos originais e de revisão;
- Efectuar comunicações orais e em poster de trabalhos científicos;
- Efectuar e descrever análises de estatística descritiva e de inferência estatística.
- Conhecimentos
- Protocolos de investigação em informática médica;
- Forma e conteúdo de artigos científicos originais;
- Características específicas de artigos de revisão científica;
- Estratégias de comunicação de trabalhos científicos;
- Probabilidade, estatística descritiva, inferência e modelação estatística.
- Comportamentos
- Manter-se informado dos desenvolvimentos do conhecimento na área da informática médica;
- Melhoria do espírito crítico na escrita e interpretação de relatórios de investigação científica;
- Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado;
- Fomentar o espírito crítico de análise de dados.
Conteúdos programáticos
- Fases de uma investigação e definição do protocolo;
- Desenhos de Estudo;
- Pesquisa bibliográfica;
- Escrita de artigos científicos;
- Processo de submissão e revisão científica;
- Artigos de revisão;
- Comunicações científicas;
- Gestão de dados, tipos de dados e verificação de dados;
- Medidas de localização e dispersão;
- Introdução à probabilidade;
- Distribuição normal e outras distribuições teóricas;
- Representação gráfica;
- Técnicas de amostragem;
- Intervalos de confiança;
- Princípio de Teste de hipóteses;
- Testes paramétricos e não paramétricos: testes-t, testes-f (One-Way ANOVA); Mann-Whitney; Kruskal-Wallis; Wilcoxon; Qui-quadrado;
- Correlação paramétrica e Regressão linear simples.
Resultados da aprendizagem
Os conteúdos lecionados dotarão os alunos dos conceitos necessários e suficientes para compreender e aplicar os métodos a que a unidade curricular se propõe, ao mesmo tempo que permitirão dotar os alunos das competências de integração das técnicas na futura prática.
Metodologias de ensino
Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais para interpretação e avaliação de artigos científicos, pesquisa bibliográfica e escrita de protocolo.
Métodos de avaliação
Exame teórico (8 valores), elaboração e apresentação de artigo de revisão (6 valores) e trabalho prático de análise de dados (6 valores).
Bibliografia principal
- ICMJE. (2010, January). Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication. International Committee of Medical Journal Editors;
- Liu, J. L. Y., & Wyatt, J. C. (2011). The case for randomized controlled trials to assess the impact of clinical information systems;
- Journal of the American Medical Informatics Association : JAMIA, 18(2), 173–80;
- Pai, M., McCulloch, M., Gorman, J. D., Pai, N., Enanoria, W., Kennedy, G., Tharyan, P., et al. (2004). Systematic reviews and metaanalyses: an illustrated, step-by-step guide. National Medical Journal of India, 17(2), 86–95;
- WHO. (2012). Guide for writing a Research Protocol for research involving human participation. World Health Organization. World Health Organization;
- Petrie, A., & Sabin, C. (2009). Medical statistics at a glance;
- Ho, R. (2006). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Chapman and Hall/CRC.