Manutenção de sistemas de informação: diferenças entre revisões
Fonte: aprendis
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:Um Acordo de Nível de Serviço | :Um Acordo de Nível de Serviço é um acordo entre (1) a área de TI e o seu cliente interno (SLA - Service Level Agreement) ou (2) um fornecedor de TI (underpinning contract / contrato de apoio) e uma instituição cliente, que descreve o serviço de TI, suas metas de nível de serviço, além dos papéis e responsabilidades das partes envolvidas no acordo. Normalmente inclui: | ||
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Revisão das 13h21min de 12 de fevereiro de 2016
O manutenção é uma fase de um sistema de informação e consiste no processo de aplicar mudanças aos sistemas durante a sua vida útil, de acordo com as necessidades da organização e/ou dos utilizadores. Por isto, é essencial para garantir o bom funcionamento dos SI. A manutenção permite resolver problemas como:
- Bugs no sistema;
- Mudanças nos processos;
- Alterações nos requisitos dos stakeholders/utilizadores;
- Problemas técnicos com hardware e/ou software;
- Mudanças no ambiente.
Dependendo do tipo de problema a solucionar e dos objetivos a atingir, é adotado um tipo de manutenção. No entanto, existe uma atividade de manutenção que deve ser aplicada durante todo o processo de desenvolvimento de um software/sistema de informação: Gestão de Configurações.
Atividades da Gestão de Configurações
- Identificar mudanças nos produtos do desenvolvimento;
- Controlar mudanças;
- Assegurar a correta realização de mudanças;
- Informar os stakeholders/utilizadores das mudanças.
Tipos de Manutenção
- Manutenção evolutiva (para melhoria) - o foco é o aperfeiçoamento do desempenho de funções;
- Manutenção para adaptação - o foco é modificação de funções existentes ou o acréscimo de novas funcionalidades que decorrem de mudanças no ambiente ou do aparecimento de novas necessidades (eg. novas leis);
- Manutenção corretiva - o foco é a correção de bugs e erros lógicos que não foram detetados nos testes;
- Manutenção preventiva - o foco é reduzir as oportunidades para falha do sistema ou, ainda, aumentar a sua vida útil.
Contratos de manutenção com fornecedores
- Acordo de Nível de Serviço / Contrato de Apoio
- Um Acordo de Nível de Serviço é um acordo entre (1) a área de TI e o seu cliente interno (SLA - Service Level Agreement) ou (2) um fornecedor de TI (underpinning contract / contrato de apoio) e uma instituição cliente, que descreve o serviço de TI, suas metas de nível de serviço, além dos papéis e responsabilidades das partes envolvidas no acordo. Normalmente inclui:
- Disponibilidade (Service Availability)
- Tempo de Resposta
- Tempo de Reposição
- Criticidade
- Forma de comunicação