Computação Ubíqua: diferenças entre revisões

Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 47: Linha 47:
::::;Saúde
::::;Saúde
:::::Monitorização de dados estatísticos através de computadores remotos; <ref name="seis">https://www.slideshare.net/seenoevil47/ubiquitous-computing-presentation-1?next_slideshow=1</ref>
:::::Monitorização de dados estatísticos através de computadores remotos; <ref name="seis">https://www.slideshare.net/seenoevil47/ubiquitous-computing-presentation-1?next_slideshow=1</ref>
:::::Monitores cardíacos implantados; <ref name="seis" />
:::::Dispositivos implantáveis inteligentes; <ref name="seis" /><ref name="oito" />
:::::Localizar os profissionais de saúde nas salas de operações. <ref>http://web.cs.wpi.edu/~emmanuel/courses/cs525m/S11/slides/ubiquitous_apps_wk2.pdf</ref>
:::::Localizar os profissionais de saúde nas salas de operações. <ref>http://web.cs.wpi.edu/~emmanuel/courses/cs525m/S11/slides/ubiquitous_apps_wk2.pdf</ref>
::::;Mecânica
::::;Mecânica
Linha 53: Linha 53:
:::::Veículos inteligentes que irão encontrar estacionamentos livres. <ref name="seis" />
:::::Veículos inteligentes que irão encontrar estacionamentos livres. <ref name="seis" />
::::;Têxtil
::::;Têxtil
:::::Desenvolvimento de roupas inteligentes <ref name="seis" />
:::::Desenvolvimento de roupas inteligentes; <ref name="seis" />
:::::Possibilidade de experimentar peças de roupa de forma virtual, sem ser necessário que a pessoa o faça fisicamente. <ref name="sete" />
::::;Imobiliário
::::;Imobiliário
:::::Casas informatizadas - iluminação automática, monitorização de pessoas dependentes e/ou acamadas, controlo dos produtos alimentares através da sua data de validade, acionar ou desligar os diferentes aparelhos eletrónicos, entre outros. <ref name="sete" />
:::::<p align="justify"> Casas informatizadas - ajuste das diversas variáveis conforme as necessidades dos seus moradores: iluminação automática, monitorização de pessoas dependentes e/ou acamadas, controlo dos produtos alimentares através da sua data de validade, acionar ou desligar os diferentes aparelhos eletrónicos, entre outros. <ref name="sete" /><ref name="oito">http://www.academia.edu/2579314/Ubiquitous_Computing_Applications_Challenges_and_Future_Trends</ref></p>
::::;Militar
:::::Recolha de informação, de uma forma antecipada, quanto a possíveis ameaças externas; <ref name="oito" />
:::::Desenvolvimento de novos sistema de armas. <ref name="oito" />
<br>
<br>
==Referências==
==Referências==
<references/>
<references/>

Revisão das 16h53min de 5 de abril de 2017

A Computação Ubíqua (também conhecida por Computação Pervasiva [1]) foi primeiramente assim denominada pelo cientista Mark Weiser em 1988. [2]
Como o seu próprio nome indica, consiste na omnipresença da tecnologia no nosso quotidiano, interligando assim o fator humano com as tecnologias e o ambiente. [3]

"(...)A less-traveled path I call the "invisible": its highest ideal is to make a computer so imbedded, so fitting, so natural, that we use it without even thinking about it. (I have also called this notion "ubiquitous computing", (...))" [4]

Mark Weiser


Definição e Objetivo

Computação Ubíqua

A Computação Úbíqua utiliza a rede wireless com o propósito de interligar os diferentes dispositivos presentes no nosso ambiente para que a informação e a comunicação sejam acedidas sem qualquer esforço, em qualquer lugar e sem ser necessário um suporte material. Assim, os dispositivos que se encontram interligados estão disponíveis de uma forma constante para que a informação recolhida seja utilizada por qualquer pessoa de forma inata e natural ou seja, quando esta quiser, onde quiser e para o propósito que quiser. [1][3][5]


Características

Após a definição do conceito, é necessário apresentar as principais características deste tipo de computação: [1][3]

  • O fator principal é o humano e não a computação/tecnologia;
  • Inserção no meio ambiente;
  • Utiliza recursos tanto locais como globais, visíveis e invisíveis assim como sociais e públicos;
  • Aquisição e dissipação de informação e comunicação em tempo real;
  • Dispositivos eletrónicos globalmente interligados e constantemente disponíveis;
  • A relação computação-pessoa não é unipessoal, ou seja, é considerada uma relação entre vários dispositivos e várias pessoas, ao mesmo tempo;
  • Tecnologia wireless e grandes avanços tecnológicos.


Distinção entre Realidade Virtual, PDA e Computação Ubíqua

Por vezes, a Computação Ubíqua é confundida com a Realidade Virtual ou com os PDAs (Personal Digital Assistant). No entanto, a computação ubíqua não pressupõe a necessidade de um suporte material para que a informação seja acedida visto que é possível fazê-lo em qualquer lugar e compreende a conexão de todos os dispositivos através de redes wireless, o que contrasta com os PDAs.[6]

Por outro lado, a Realidade Virtual é uma simulação de uma realidade não existente, o que contrapõe a Computação Ubíqua visto que esta integra informação e comunicação num mundo físico e quotidiano. [6]

Em suma, a Computação Ubíqua transmite ao seu utilizador a sensação de que é este que efetua o que deseja e não que apenas efetua um comando a um computador, dado que a tecnologia está omnipresente. [6]


Vantagens vs Desvantagens

Vantagens Desvantagens
Rápido e Eficiente Elevados custos de implementação e manutenção
Acesso oportuno a informação relevante à população Segurança – possíveis ataques informáticos
Maior facilidade em tarefas do quotidiano Elevada complexidade – vários dispositivos interligados com tarefas específicas e complexas


Aplicações da Computação Ubíqua

A Computação Ubíqua é uma área em constante evolução e, como tal, as suas aplicações são inúmeras e abrangem diversas áreas, tais como:

Saúde
Monitorização de dados estatísticos através de computadores remotos; [7]
Dispositivos implantáveis inteligentes; [7][8]
Localizar os profissionais de saúde nas salas de operações. [9]
Mecânica
Veículos que estacionam sem o auxilio do condutor;
Veículos inteligentes que irão encontrar estacionamentos livres. [7]
Têxtil
Desenvolvimento de roupas inteligentes; [7]
Possibilidade de experimentar peças de roupa de forma virtual, sem ser necessário que a pessoa o faça fisicamente. [5]
Imobiliário

Casas informatizadas - ajuste das diversas variáveis conforme as necessidades dos seus moradores: iluminação automática, monitorização de pessoas dependentes e/ou acamadas, controlo dos produtos alimentares através da sua data de validade, acionar ou desligar os diferentes aparelhos eletrónicos, entre outros. [5][8]

Militar
Recolha de informação, de uma forma antecipada, quanto a possíveis ameaças externas; [8]
Desenvolvimento de novos sistema de armas. [8]


Referências