Computação Ubíqua: diferenças entre revisões

Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 46: Linha 46:
A Computação Ubíqua é uma área em constante evolução e, como tal, as suas aplicações são inúmeras e abrangem diversas áreas.  
A Computação Ubíqua é uma área em constante evolução e, como tal, as suas aplicações são inúmeras e abrangem diversas áreas.  
De seguida, são apresentados alguns exemplos de aplicações deste tipo de computação:
De seguida, são apresentados alguns exemplos de aplicações deste tipo de computação:
::::;Saúde
===Saúde===
:::::Monitorização de dados estatísticos através de computadores remotos; <ref name="seis">https://www.slideshare.net/seenoevil47/ubiquitous-computing-presentation-1?next_slideshow=1</ref>
<p align="justify">A Computação Ubíqua, na área da Saúde, é encarada como um complemento aos Sistemas de Informação Clínicos permitindo o fácil acesso a informação médica através de meios não convencionais ou o apoio à comunicação entre os diferentes agentes envolvidos.
:::::Dispositivos implantáveis inteligentes; <ref name="seis" /><ref name="oito" />
Desta forma, este tipo de computação abrange diferentes tipos de serviços e dispositivos com o objetivo de tornar a terapêutica do doente ainda mais personalizada sem a necessidade de este se encontrar inserido num ambiente clínico.  <ref>http://www.idi.ntnu.no/research/doctor_theses/yngveda.pdf</ref><ref name="folheto">https://www.computer.org/csdl/mags/pc/2007/01/b1017.pdf</ref>
:::::Localizar os profissionais de saúde nas salas de operações. <ref>http://web.cs.wpi.edu/~emmanuel/courses/cs525m/S11/slides/ubiquitous_apps_wk2.pdf</ref>
 
Assim, torna-se importante destacar as seguintes aplicações da Computação Ubíqua na Saúde:  
::::*Monitorização de dados estatísticos através de computadores remotos; <ref name="seis">https://www.slideshare.net/seenoevil47/ubiquitous-computing-presentation-1?next_slideshow=1</ref>
::::*Dispositivos implantáveis inteligentes; <ref name="seis" /><ref name="oito" />
::::*Localizar os profissionais de saúde nas diferentes áreas da unidade hospitalar; <ref>http://web.cs.wpi.edu/~emmanuel/courses/cs525m/S11/slides/ubiquitous_apps_wk2.pdf</ref>
::::*Telemedicina, destacando a Telecirurgia; <ref name="folheto" />
::::*Dispositivos de monitorização dos pacientes com capacidade de coletar e armazenar os dados e enviá-los de forma autónoma ao profissional de saúde; <ref name="folheto" />
::::*Potencializar o acesso aos registos clínicos do paciente em situações de emergência; <ref name="folheto" />
::::*Desenvolvimento de sistemas capazes de processar uma alta gama de telemetria de instrumentos utilizados em contexto cirúrgico com o intuito de melhorar a capacidade humana de detetar padrões que possam requerer uma ação imediata. <ref name="folheto" />
===Outras áreas===
::::;Mecânica
::::;Mecânica
:::::Veículos que estacionam sem o auxílio do condutor;
:::::Veículos que estacionam sem o auxílio do condutor;
Linha 57: Linha 66:
:::::Possibilidade de experimentar peças de roupa de forma virtual, sem ser necessário que a pessoa o faça fisicamente. <ref name="sete" />
:::::Possibilidade de experimentar peças de roupa de forma virtual, sem ser necessário que a pessoa o faça fisicamente. <ref name="sete" />
::::;Imobiliário
::::;Imobiliário
:::::<p align="justify"> Casas informatizadas - ajuste das diversas variáveis conforme as necessidades dos seus moradores: iluminação automática, monitorização de pessoas dependentes e/ou acamadas, controlo dos produtos alimentares através da sua data de validade, acionar ou desligar os diferentes aparelhos eletrónicos, entre outros. <ref name="sete" /><ref name="oito">http://www.academia.edu/2579314/Ubiquitous_Computing_Applications_Challenges_and_Future_Trends</ref></p>
:::::Casas informatizadas - ajuste das diversas variáveis conforme as necessidades dos seus moradores: iluminação automática, monitorização de pessoas dependentes e/ou acamadas, controlo dos produtos alimentares através da sua data de validade, acionar ou desligar os diferentes aparelhos eletrónicos, entre outros. <ref name="sete" /><ref name="oito">http://www.academia.edu/2579314/Ubiquitous_Computing_Applications_Challenges_and_Future_Trends</ref></p>
::::;Militar
::::;Militar
:::::Recolha de informação, de uma forma antecipada, quanto a possíveis ameaças externas; <ref name="oito" />
:::::Recolha de informação, de uma forma antecipada, quanto a possíveis ameaças externas; <ref name="oito" />

Revisão das 14h08min de 26 de maio de 2017

A Computação Ubíqua (também conhecida por Computação Pervasiva [1]) foi primeiramente assim denominada pelo cientista Mark Weiser em 1988. [2]
Como o seu próprio nome indica, consiste na omnipresença da tecnologia no nosso quotidiano, interligando assim o fator humano com as tecnologias e o ambiente. [3]

"(...)A less-traveled path I call the "invisible": its highest ideal is to make a computer so imbedded, so fitting, so natural, that we use it without even thinking about it. (I have also called this notion "ubiquitous computing", (...))" [4]

Mark Weiser


Definição e Objetivo

Figura 1. Computação Ubíqua [5]

A Computação Ubíqua utiliza a rede wireless com o propósito de interligar os diferentes dispositivos (Figura 1) presentes no nosso ambiente para que a informação e a comunicação sejam acedidas sem qualquer esforço, em qualquer lugar e sem ser necessário um suporte material. Assim, os dispositivos que se encontram interligados estão disponíveis de uma forma constante para que a informação recolhida seja utilizada por qualquer pessoa de forma inata e natural ou seja, quando esta quiser, onde quiser e para o propósito que quiser. [1][3][6]


Características

Após a definição do conceito, é necessário apresentar as principais características deste tipo de computação: [1][3]

  • O fator principal é o humano e não a computação/tecnologia;
  • Inserção no meio ambiente;
  • Utiliza recursos tanto locais como globais, visíveis e invisíveis assim como sociais e públicos;
  • Aquisição e dissipação de informação e comunicação em tempo real;
  • Dispositivos eletrónicos globalmente interligados e constantemente disponíveis;
  • A relação computação-pessoa não é unipessoal, ou seja, é considerada uma relação entre vários dispositivos e várias pessoas, ao mesmo tempo;
  • Tecnologia wireless e grandes avanços tecnológicos.


Distinção entre Realidade Virtual e Computação Ubíqua

Por vezes, a Computação Ubíqua é confundida com a Realidade Virtual. No entanto, a Computação Ubíqua não pressupõe a necessidade de um suporte material para que a informação seja acedida visto que é possível fazê-lo em qualquer lugar e compreende a conexão de todos os dispositivos através de redes wireless.[7]

Por outro lado, a Realidade Virtual é uma simulação de uma realidade não existente, o que contrapõe a Computação Ubíqua visto que esta integra informação e comunicação num mundo físico e quotidiano. [7]

Em suma, a Computação Ubíqua transmite ao seu utilizador a sensação de que é este que efetua o que deseja e não que apenas efetua um comando a um computador, dado que a tecnologia está omnipresente. [7]


Vantagens vs Desvantagens

Vantagens Desvantagens
Rápido e Eficiente Elevados custos de implementação e manutenção
Acesso oportuno a informação relevante à população Segurança – possíveis ataques informáticos
Maior facilidade em tarefas do quotidiano Elevada complexidade – vários dispositivos interligados com tarefas específicas e complexas


Aplicações da Computação Ubíqua

A Computação Ubíqua é uma área em constante evolução e, como tal, as suas aplicações são inúmeras e abrangem diversas áreas. De seguida, são apresentados alguns exemplos de aplicações deste tipo de computação:

Saúde

A Computação Ubíqua, na área da Saúde, é encarada como um complemento aos Sistemas de Informação Clínicos permitindo o fácil acesso a informação médica através de meios não convencionais ou o apoio à comunicação entre os diferentes agentes envolvidos. Desta forma, este tipo de computação abrange diferentes tipos de serviços e dispositivos com o objetivo de tornar a terapêutica do doente ainda mais personalizada sem a necessidade de este se encontrar inserido num ambiente clínico. [8][9] Assim, torna-se importante destacar as seguintes aplicações da Computação Ubíqua na Saúde:

  • Monitorização de dados estatísticos através de computadores remotos; [10]
  • Dispositivos implantáveis inteligentes; [10][11]
  • Localizar os profissionais de saúde nas diferentes áreas da unidade hospitalar; [12]
  • Telemedicina, destacando a Telecirurgia; [9]
  • Dispositivos de monitorização dos pacientes com capacidade de coletar e armazenar os dados e enviá-los de forma autónoma ao profissional de saúde; [9]
  • Potencializar o acesso aos registos clínicos do paciente em situações de emergência; [9]
  • Desenvolvimento de sistemas capazes de processar uma alta gama de telemetria de instrumentos utilizados em contexto cirúrgico com o intuito de melhorar a capacidade humana de detetar padrões que possam requerer uma ação imediata. [9]

Outras áreas

Mecânica
Veículos que estacionam sem o auxílio do condutor;
Veículos inteligentes que encontram estacionamentos livres. [10]
Têxtil
Desenvolvimento de roupas inteligentes; [10]
Possibilidade de experimentar peças de roupa de forma virtual, sem ser necessário que a pessoa o faça fisicamente. [6]
Imobiliário
Casas informatizadas - ajuste das diversas variáveis conforme as necessidades dos seus moradores: iluminação automática, monitorização de pessoas dependentes e/ou acamadas, controlo dos produtos alimentares através da sua data de validade, acionar ou desligar os diferentes aparelhos eletrónicos, entre outros. [6][11]

Militar
Recolha de informação, de uma forma antecipada, quanto a possíveis ameaças externas; [11]
Desenvolvimento de novos sistema de armas. [11]


Referências Bibliográficas