Centro Hospitalar de S. João: diferenças entre revisões

Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Linha 13: Linha 13:


=Métodos=
=Métodos=
Para concretizar o objetivo estabelecido começamos por realizar uma recolha de informação a partir do NIF correspondente à entidade CHSJ (509821197) no portal de contratos públicos – BASE [3].
<br> Posteriormente,de forma a encontrar mais sistemas para além dos já extraídos pelo método anterior, procedeu-se a análise da última versão (2016) do Relatório Anual sobre o Acesso a Cuidados de Saúde [4], onde a partir da secção C do mesmo (Sistemas de Informação) foram obtidos mais alguns resultados, principalmente os disponibilizados pelo Ministério da Saúde/Administração Central do Sistema de Saúde.
<br>Por fim, e como último recurso foi estabelecido o contacto com pessoal do Hospital de forma a obtermos uma lista o mais completa possível destes sistemas.
<br>Tendo então a lista o mais consolidada possível, individualmente através do motor de busca Google e dos endereços individuais de cada sistema /software, foram recolhidas outras informações inerentes como a empresa, departamento em que se enquadra e função do mesmo.
=Resultados=
=Resultados=
=Discussão=
=Discussão=
=Bibliografia=
=Bibliografia=

Revisão das 20h04min de 2 de maio de 2018

Introdução

Com localização no distrito do Porto, o Centro Hospitalar de São João (CHSJ) está dividido em dois pólos, sendo estes o pólo do Porto e o pólo de Valongo. Tendo como principal missão a prestação dos melhores cuidados de saúde, com dignos níveis de competência, estimulando a formação pré e pós-graduada assim como a investigação, honrando sempre o princípio da humanização e promovendo o orgulho e sentimento de pertença de todos os profissionais. Pretende ser exemplo na prática desta missão quer a nível nacional como internacional, com uma perspectiva de crescimento sustentável, compromisso, sentido de mudança e distinção, ambicionando a criação de valor para todos os seus públicos tornando-se deste modo numa marca de referência no setor da saúde.


Essa missão é direcionada para a população da sua área de influência. Neste caso faz parte desta a área, a população das freguesias do Bonfim, Paranhos, Campanhã e Aldoar dentro do concelho do Porto, e a população dos concelhos da Maia e Valongo. Contudo, opera de igual forma como centro de referência relativamente aos restantes concelhos do distrito do Porto (exceto Baião, Amarante e Marco de Canaveses), distrito de Braga e Viana do Castelo. O CHSJ atua ainda como referência para áreas geográficas mais alargadas, noutros contextos.
Atualmente o CHSJ usufrui de uma lotação oficial de 1.105 camas repartidas por várias especialidades médicas e cirúrgicas e 45 berços. Dispõe de Serviço de Urgência Pediátrico, de Adultos, de Ginecologia e Obstetrícia. Embora em algumas das especialidades os serviços sejam comuns, como é o caso da Estomatologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia, que efetuam o atendimento urgente num espaço físico externo à área da Urgência [1].


Hoje em dia, é impensável depararmo-nos com um serviço prestador de cuidados de saúde, onde não exista qualquer tipo de sistema de informação executado sem auxílio de um computador ou da tecnologia informática. Tal facto deve se a grande quantidade de vantagens que um sistema desta tipologia pode transferir. No contexto de algumas desses benefícios está o apoio aos funcionários na execução das suas funções e a melhoria do serviço para o doente [2].

Unidades

  • Hospital Nossa Senhora da Conceição de Valongo
  • Hospital São João

Métodos

Para concretizar o objetivo estabelecido começamos por realizar uma recolha de informação a partir do NIF correspondente à entidade CHSJ (509821197) no portal de contratos públicos – BASE [3].


Posteriormente,de forma a encontrar mais sistemas para além dos já extraídos pelo método anterior, procedeu-se a análise da última versão (2016) do Relatório Anual sobre o Acesso a Cuidados de Saúde [4], onde a partir da secção C do mesmo (Sistemas de Informação) foram obtidos mais alguns resultados, principalmente os disponibilizados pelo Ministério da Saúde/Administração Central do Sistema de Saúde.


Por fim, e como último recurso foi estabelecido o contacto com pessoal do Hospital de forma a obtermos uma lista o mais completa possível destes sistemas.


Tendo então a lista o mais consolidada possível, individualmente através do motor de busca Google e dos endereços individuais de cada sistema /software, foram recolhidas outras informações inerentes como a empresa, departamento em que se enquadra e função do mesmo.

Resultados

Discussão

Bibliografia