Centro Hospitalar Leiria: diferenças entre revisões

Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Linha 15: Linha 15:


=Métodos=
=Métodos=
Foi realizada uma pesquisa no site base do governo que contém os contratos públicos online através do Número de Identificação Fiscal (NIF) do CHL, obtendo assim, os contratos como adjudicantes para esta instituição em específico. A busca resultou em 3220 contratos, sendo estes reduzidos a 32 contratos ligados de forma direta ou indiretamente a software em saúde. Em paralelo, uma pesquisa exploratória foi feita em sites do Sistema Nacional de Saúde (SNS), das instituições associadas e governamentais-legais para reconhecimento e validação dos dados encontrados. Os dados obtidos foram descritos e consolidados no Excel para análise dos software utilizados na prestação de cuidados e por cada especialidade, além daqueles disponíveis como serviços de suporte ao CHL. Na tabela foi descrito o nome de cada fornecedor contratado e dos software identificados com os respectivos valores, data, descrição e número do contrato quando foi possível o levantamento dessas informações. Para a confirmação dos dados e sua validação, foi encaminhado um e-mail, com a tabela supracitada, ao responsável pelo Serviço de Sistemas de Informação do CHL, além de solicitado ao professor o contato pessoal do mesmo.
=Resultados=
=Resultados=
=Discussão=
=Discussão=
=Bibliografia=
=Bibliografia=

Revisão das 20h17min de 3 de maio de 2018

Introdução

O Centro Hospitalar de Leiria, EPE (CHL), foi criado pelo Decreto-Lei nº 30/2011, de 2 de março, em funcionamento desde 1 de abril de 2011, constituído por três unidades hospitalares: o Hospital de Santo André (HSA), o Hospital Distrital de Pombal (HDP) e o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). Com a integração redefinida pelo Decreto-Lei nº 116/2013 houve a transferência das competências do Centro Hospitalar do Oeste também ao CHL [1,2]. Abrange uma população da ordem dos 406.217 habitantes, com área de influência dos concelhos e freguesias de Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pedrógão Grande, Pombal, Porto de Mós e Soure [3]. O CHL tem como missão prestar cuidados de saúde de forma diferenciada e com qualidade, utilizando adequadamente todos os recursos humanos e materiais necessários; desenvolver-se segundo parâmetros exigentes de qualidade, economia, eficiência e eficácia, promovendo equilíbrio económico e financeiro ao setor público; assegurar condições de investigação, de formação profissional e as condições relacionadas ao conforto, higiene e segurança para utentes e colaboradores [4]. A assistência hospitalar dispõe dos serviços de Bloco Operatório, Cirurgia Ambulatorial, Consulta Externa, Internamento, Urgência geral/urológica e Equipa de Emergência Médica Intra-Hospitalar (EEMI), Hospital de Dia e Exames Complementares de Diagnóstico e Terapêutica nas seguintes áreas: Anatomia Patológica, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia geral,   Dermatologia, Dor, Endocrinologia e Nutrição, Estomatologia, Gastrenterologia, Ginecologia, Hematologia Clínica, Imagiologia, ImunoHemoterapia, Imunoalergologia, Medicina Física e Reabilitação,   Medicina Interna, Medicina Intensiva em Neonatologia, Neurologia, Neurocirurgia, Obstetrícia, Oftalmologia, Oncologia Médica, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia, Sangue e Urologia. A lotação é de 558 camas (448 em Leiria, 56 em Pombal e 54 em Alcobaça), a que acrescem 50 camas da Unidade de Internamento de Doenças de Evolução Prolongada de Psiquiatria [3]. O organograma do CHL envolve o Conselho Consultivo, Fiscal Único e o Conselho de Administração que possui as seguintes outras quatro divisões: Serviço de Auditoria Interna, Comissão de Apoio Técnico e Outros Órgãos, Serviços de Suporte à Prestação de Cuidados, Serviços de Prestação de Cuidados e Serviços de Gestão e Logística [4]. O serviço mais utilizado para o levantamento dos dados obtidos no relatório foi o de Gestão e Logística, mais especificamente, o Serviço de Sistemas de Informação. O objetivo do presente relatório foi agrupar as informações acerca dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) em uso no CHL, comparar os dados encontrados na base do governo com os descritos pelos responsáveis, descrever como foram os passos para identificação e levantamento dos dados essenciais e descrever as funcionalidades dos software que foram possíveis de serem identificados.

Unidades

  • Hospital de Santo André (HSA)
  • Hospital Distrital de Pombal (HDP)
  • Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO)

Métodos

Foi realizada uma pesquisa no site base do governo que contém os contratos públicos online através do Número de Identificação Fiscal (NIF) do CHL, obtendo assim, os contratos como adjudicantes para esta instituição em específico. A busca resultou em 3220 contratos, sendo estes reduzidos a 32 contratos ligados de forma direta ou indiretamente a software em saúde. Em paralelo, uma pesquisa exploratória foi feita em sites do Sistema Nacional de Saúde (SNS), das instituições associadas e governamentais-legais para reconhecimento e validação dos dados encontrados. Os dados obtidos foram descritos e consolidados no Excel para análise dos software utilizados na prestação de cuidados e por cada especialidade, além daqueles disponíveis como serviços de suporte ao CHL. Na tabela foi descrito o nome de cada fornecedor contratado e dos software identificados com os respectivos valores, data, descrição e número do contrato quando foi possível o levantamento dessas informações. Para a confirmação dos dados e sua validação, foi encaminhado um e-mail, com a tabela supracitada, ao responsável pelo Serviço de Sistemas de Informação do CHL, além de solicitado ao professor o contato pessoal do mesmo.

Resultados

Discussão

Bibliografia