Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães: diferenças entre revisões

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==Objectivos==
==Objectivos==
O presente trabalho teve como objectivo compreender e fazer um retrato dos principais Sistemas de informação existentes num dos centros Hospitalares Portugueses, nomeadamente o Centro Hospitalar da Senhora da Oliveira Guimarães identificando os Principais Softwares adquiridos externamente assim como os desenvolvidos internamente, os custos envolvidos, fazendo uma abordagem em relação a complexidade existente na aquisição e implementação, manutenção e garantia de todo o processo de interoperabilidade.
O presente trabalho teve como objectivo compreender e fazer um retrato dos principais Sistemas de informação existentes num dos centros Hospitalares Portugueses, nomeadamente o Centro Hospitalar da Senhora da Oliveira Guimarães identificando os Principais Softwares adquiridos externamente assim como os desenvolvidos internamente, os custos envolvidos, fazendo uma abordagem em relação a complexidade existente na aquisição e implementação, manutenção e garantia de todo o processo de interoperabilidade.
Organograma Centro Hospitalar da Senhora da Oliveira Guimarães, EPE
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Após o levantamento das características do Centro Hospitalar a fim de se perceber a sua dimensão e o seu funcionamento, bem como os serviços existentes e as suas respectivas especialidades, efectuou-se uma pesquisa em [[www.base.gov.pt]] para uma análise dos sistemas existentes na instituição, assim como os custos associados e os fornecedores envolvidos. Foram estabelecidas várias tentativas de contacto In loco com os vários departamentos da instituição, assim como por via de e-mails e de telefonia móvel por forma a se obter informações sobre os sistemas existentes na instituição e todo o seu processo de interoperabilidade e, face a impossibilidade de obtenção de respostas, foram realizadas pesquisas na internet, no site do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães ([[www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt]]) e das empresas prestadoras de serviços e suporte de software.
Após o levantamento das características do Centro Hospitalar a fim de se perceber a sua dimensão e o seu funcionamento, bem como os serviços existentes e as suas respectivas especialidades, efectuou-se uma pesquisa em [[www.base.gov.pt]] para uma análise dos sistemas existentes na instituição, assim como os custos associados e os fornecedores envolvidos. Foram estabelecidas várias tentativas de contacto In loco com os vários departamentos da instituição, assim como por via de e-mails e de telefonia móvel por forma a se obter informações sobre os sistemas existentes na instituição e todo o seu processo de interoperabilidade e, face a impossibilidade de obtenção de respostas, foram realizadas pesquisas na internet, no site do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães ([[www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt]]) e das empresas prestadoras de serviços e suporte de software.


==Organograma Centro Hospitalar da Senhora da Oliveira Guimarães, EPE==
 
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=Resultados=
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==Caracterização do Hospital==
O Hospital Senhora da Oliveira Guimarães foi fundado no final do século XVI como Hospital da Misericórdia de Guimarães e funcionou com esse nome até 1974 sendo posteriormente designado como Hospital Distrital de Guimarães. Em 1991, o Hospital passou a se chamar Hospital da Senhora Oliveira Guimarães, sendo em 2005 qualificado como Entidade Pública Empresarial (EPE). O mesmo encontra-se localizado à entrada sul da cidade, no bairro de Creixomil da cidade de Guimarães, região norte de Portugal.
A abrangência direta do Hospital está sobre os Concelhos de Guimarães, Fafe, Vizela, Mondim de Basto e Cabeceiras de Basto, onde oferece um suporte a 350.000 habitantes destas regiões. Com um quadro total de 1540 profissionais, sendo destes 1062 profissionais da área de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos em saúde), no ano de 2016. Com as seguintes especialidades médicas: cardiologia, dermato-venereologia, gastroenterologia, medicina interna, neonatologia, pediatria, além de especialidade cirúrgicas como: angiologia e cirurgia vascular, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia como também psiquiatria e abuso de substâncias, unidades de cuidados intensivos (UCI) em recém nascidos, sendo referenciado com Centro de Excelência em Tratamento de Doenças Lisossomais de Sobrecarga e  excelência Europeia como Unidade de Hipertensão e Risco Cardiovascular.
Perspectivando um total de 485 camas e dotado de quase todas as valências Hospitalares, o Hospital é atualmente constituído por três edifícios: um corpo principal com 11 pisos, tendo os dois primeiros pisos edifícios circundantes funcionando como uma espécie de base; o segundo corpo com com três pisos, ligado ao edifício principal, por uma galeria e um terceiro corpo dedicado a consulta externa e cirurgia de ambulatório.[3]
==Sistemas de Informação==
A integração de Sistemas de Informação é imperativa. Nesse sentido, ao longo dos últimos anos, têm vindo a ser realizados grandes esforços de de otimização de infraestrutura da rede informática, no plano da capacidade, fiabilidade, integração e preparação para suporte de novas tecnologias.
TABELA 1- APLICAÇÕES INFORMÁTICAS EM USO NO CENTRO HOSPITALAR SENHORA DA OLIVEIRA GUIMARÃES
=Discussão=
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Revisão das 18h03min de 5 de maio de 2018

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães
Localização Guimarães, Portugal
Fundação 25/09/1991
Sistema de Saúde Serviço Nacional de Saúde
Tipo Entidade Pública Empresarial
Unidades Unidade de Guimarães

Unidade de Internamento Cabeceiras de Basto

Especialidades Diversas
Site http://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/


Introdução

As crescentes transformações que ocorrem globalmente, colocam às organizações de Saúde e não só num cenário complexo e desafiador, exigindo a adoção de novos paradigmas para que possam se adaptar a essas mudanças, reagir a elas e incrementar a sua capacidade de operar, numa busca constante pela qualidade. O desenvolvimento de novas tecnologias têm auxiliado a saúde em diversos meios, a tecnologia de informação (TI) passou a ser incorporada dentro das instituições de saúde e vem tornando o cotidiano dos profissionais das instituições e dos pacientes mais dinâmico, seguro, com maior qualidade, e redução de custos.

Perceber como os sistemas de Informação são implementados e como será o seu funcionamento para o gerenciamento das informações dentro dos hospitais é de extrema importância para o sucesso da própria organização. Hoje em dia, com a presença da gestão estruturada, busca-se obter a informação e extrair da mesma o máximo de conhecimento possível e revertê-lo em prol das organizações, seja na parte estrutural ou funcional, é necessário empregar todos os dados obtidos de maneira que esses se tornem ações dentro da organização. Uma vez que uma das principais questões a serem levantadas pelas Instituições de Saúde em termos de aquisição ou implementação de sistemas de Informação em Saúde (SIS) é em relação aos custos envolvidos, é de extrema importância perceber como é que esta situação é ultrapassada , como os Centros Hospitalares empregam a utilização desses sistemas, qual o seu real custo, quais são os projectos existentes, e, como é garantida a sua interoperabilidade.

Objectivos

O presente trabalho teve como objectivo compreender e fazer um retrato dos principais Sistemas de informação existentes num dos centros Hospitalares Portugueses, nomeadamente o Centro Hospitalar da Senhora da Oliveira Guimarães identificando os Principais Softwares adquiridos externamente assim como os desenvolvidos internamente, os custos envolvidos, fazendo uma abordagem em relação a complexidade existente na aquisição e implementação, manutenção e garantia de todo o processo de interoperabilidade.

Organograma Centro Hospitalar da Senhora da Oliveira Guimarães, EPE

Organograma HSOG.jpg


Métodos

Após o levantamento das características do Centro Hospitalar a fim de se perceber a sua dimensão e o seu funcionamento, bem como os serviços existentes e as suas respectivas especialidades, efectuou-se uma pesquisa em www.base.gov.pt para uma análise dos sistemas existentes na instituição, assim como os custos associados e os fornecedores envolvidos. Foram estabelecidas várias tentativas de contacto In loco com os vários departamentos da instituição, assim como por via de e-mails e de telefonia móvel por forma a se obter informações sobre os sistemas existentes na instituição e todo o seu processo de interoperabilidade e, face a impossibilidade de obtenção de respostas, foram realizadas pesquisas na internet, no site do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães (www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt) e das empresas prestadoras de serviços e suporte de software.


Resultados

Caracterização do Hospital

O Hospital Senhora da Oliveira Guimarães foi fundado no final do século XVI como Hospital da Misericórdia de Guimarães e funcionou com esse nome até 1974 sendo posteriormente designado como Hospital Distrital de Guimarães. Em 1991, o Hospital passou a se chamar Hospital da Senhora Oliveira Guimarães, sendo em 2005 qualificado como Entidade Pública Empresarial (EPE). O mesmo encontra-se localizado à entrada sul da cidade, no bairro de Creixomil da cidade de Guimarães, região norte de Portugal.

A abrangência direta do Hospital está sobre os Concelhos de Guimarães, Fafe, Vizela, Mondim de Basto e Cabeceiras de Basto, onde oferece um suporte a 350.000 habitantes destas regiões. Com um quadro total de 1540 profissionais, sendo destes 1062 profissionais da área de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos em saúde), no ano de 2016. Com as seguintes especialidades médicas: cardiologia, dermato-venereologia, gastroenterologia, medicina interna, neonatologia, pediatria, além de especialidade cirúrgicas como: angiologia e cirurgia vascular, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia como também psiquiatria e abuso de substâncias, unidades de cuidados intensivos (UCI) em recém nascidos, sendo referenciado com Centro de Excelência em Tratamento de Doenças Lisossomais de Sobrecarga e excelência Europeia como Unidade de Hipertensão e Risco Cardiovascular.

Perspectivando um total de 485 camas e dotado de quase todas as valências Hospitalares, o Hospital é atualmente constituído por três edifícios: um corpo principal com 11 pisos, tendo os dois primeiros pisos edifícios circundantes funcionando como uma espécie de base; o segundo corpo com com três pisos, ligado ao edifício principal, por uma galeria e um terceiro corpo dedicado a consulta externa e cirurgia de ambulatório.[3]

Sistemas de Informação

A integração de Sistemas de Informação é imperativa. Nesse sentido, ao longo dos últimos anos, têm vindo a ser realizados grandes esforços de de otimização de infraestrutura da rede informática, no plano da capacidade, fiabilidade, integração e preparação para suporte de novas tecnologias.

TABELA 1- APLICAÇÕES INFORMÁTICAS EM USO NO CENTRO HOSPITALAR SENHORA DA OLIVEIRA GUIMARÃES



Discussão

Bibliografia