International Organization for Standardization: diferenças entre revisões
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== Princípios chave para o desenvolvimento == | == Princípios chave para o desenvolvimento == | ||
# ''' | # '''Respondem a uma necessidade'''. A ISO não decide quando cria uma nova norma, mas responde a um pedido da industria ou dos consumidores. Tipicamente um destes faz um pedido à entidade nacional membro da ISO e depois esta entidade é que contacta a ISO. | ||
# ''' | # '''São baseadas em opiniões de peritos globais'''. São desenvolvidas por grupos de peritos de todo o mundo, que fazem parte de comissões técnicas. Estes peritos negoceiam todos os aspectos da norma: scope, definições chave e conteúdo. [http://www.iso.org/iso/home/standards_development/list_of_iso_technical_committees.htm Comissões técnicas] | ||
# ''' | # '''São desenvolvidas através de um processo de múltiplas partes interessadas'''. Os comités técnicos são constituídos por peritos na área relevante, associações de consumidores, universidades, ONGs e governo. [http://www.iso.org/iso/home/standards_development/who-develops-iso-standards.htm Quem desenvolve normas ISO?] | ||
# ''' | # '''Baseiam-se num consenso'''. O desenvolvimento das normas ISO é uma abordagem baseada no consenso e comentários de todas as partes interessadas. | ||
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Revisão das 17h22min de 11 de junho de 2015
International Organization for Standardization | |
---|---|
Designação | International Organization for Standardization |
Sigla | |
Ano de Criação | 1947 |
Entidade Criadora | |
Entidade Gestora | |
Versão Atual | |
Área(s) de Aplicação | Padronização, Normalização |
ISO (International Organization for Standardization) é uma organização independente, não-governamental, constituída por membros de vários países e a maior responsável por a criação de normas internacionais voluntárias.
Como em diferentes países ou línguas o acrónimo seria diferente (em português OIN, em inglês IOS, em brasileiroOIP, ...), os fundadores desta organização decidiram adoptar a forma abreviada da palavra grega isos, que significa igual, para que assim em qualquer país ou em qualquer língua o acrónimo seja sempre o mesmo.
História
Em Outubro de 1946, 65 delegados de 25 países reuniram-se em Londres para discutir o futuro da normalização internacional, onde foi decido criar a ISO. Em Fevereiro de 1947, a ISO foi oficialmente criada, com 67 comissões técnicas.
Em 1949, a ISO tem os seus primeiros escritórios numa casa privada em Genebra, Suiça com 5 funcionários.
Em 1951 é publicada a primeira norma, ISO/R 1:1951 Standard reference temperature for industrial length measurements, desde daí esta norma tem sido actualizada e é agora ISO 1:2002 Geometrical Product Specifications (GPS) - Standard reference temperature for geometrical product specification ISO 1:2002.
Em 1955, na assembleia de Estocolmo, a ISO tem 35 membros e 68 normas.
Nos anos 60, a ISO tenta incluir mais países desenvolvidos na criação das normas internacionais. Em 1961 é criada a DEVCO, uma comissão para o desenvolvimento de assuntos relativos aos países e em 1968 introduz Correspondent membership, que permite a países em desenvolvimento sejam informados dos trabalhos de normalização internacionais sem os custos totais de adesão à ISO.
Em 1971, são criados as duas primeiras comissões no campo ambiental: Qualidade do ar Air quality e Qualidade da água Water quality.
Em 1995, é lançado o primeiro website. Em 2000, a ISO começa a vender as suas normas online.
Em 2007, a ISO muda-se para os seus actuais escritórios em La Voie Creuse, Genebra com quase 150 funcionários.
Em Agosto de 2008, a ISO ganha um Emmy por o seu trabalho na produção de uma norma para a codificação avançada de vídeo Hollywood presents Emmy Award to ITU, ISO and IEC.
Em Novembro de 2010 é criada uma norma que fornece orientações para a responsabilidade social ISO 26000 - Social responsibility.
Em 2012 a ISO tinha 163 funcionários e um total de mais de 19 000 normas publicadas. A ISO cobre quase todos os aspectos de negócios e tecnologias.
Desde a sua criação, a ISO tem publicado mensalmente um jornal com as comissões técnicas, normas publicadas e mudanças administrativas na organização e nos seus membros.
Membros
Há três categorias de membros: membros efectivos, membros por correspondência e membros subscritos. Cada um goza de um nível diferente de acesso e influência no sistema ISO. Isto ajuda à ISO a ser mais inclusiva assim como reconhecer as diferentes capacidades e necessidades de cada órgão nacional de normalização.
Membros efectivos
Ajudam no desenvolvimento e estratégia de normas e podem votar nas reuniões técnicas e politicas. Podem vender e adoptar normas internacionais ISO nacionalmente.
Membros por correspondência
Observam o desenvolvimento de normas e estratégias, participando em reuniões técnicas e politicas como observadores. Podem vender e adoptar normas internacionais ISO nacionalmente.
Membros subscritos
Podem manter-se actualizados sobre o trabalho da ISO mas não podem participar nem vender ou adoptar normas internacionais ISO nacionalmente.
Lista membros
Países membros ISO | ||||
---|---|---|---|---|
País | Acrónimo | Categoria de membro | ||
Afeganistão | ANSA | Efectivo | ||
Albânia | DPS | Correspondência | ||
Argélia | IANOR | Efectivo | ||
Angola | IANORQ | Correspondência | ||
Antigua e Barbuda | ABBS | Subscrito | ||
Argentina | IRAM | Efectivo | ||
Armênia | SARM | Efectivo | ||
Austrália | SA | Efectivo | ||
Áustria | ASI | Efectivo | ||
Azerbaijão | AZSTAND | Efectivo | ||
Bahamas | BBSQ | Correspondência | ||
Barém | BSMD | Efectivo | ||
Bangladeche | BSTI | Efectivo | ||
Barbados | BNSI | Efectivo | ||
Bielorrússia | BELST | Efectivo | ||
Bélgica | NBN | Efectivo | ||
Belize | BZBS | Subscrito | ||
Benin | ABENOR | Efectivo | ||
Butão | BSB | Correspondência | ||
Bolívia | IBNORCA | Correspondência | ||
Bósnia e Herzegovina | BAS | Efectivo | ||
Botswana | BOBS | Efectivo | ||
Brasil | ABNT | Efectivo | ||
Brunei | ABCI | Correspondência | ||
Bulgária | BDS | Efectivo | ||
Burkina Faso | ABNORM | Efectivo | ||
Burundi | BBN | Correspondência | ||
Camboja | ISC | Correspondência | ||
Camarões | ANOR | Efectivo | ||
Canadá | SCC | Efectivo | ||
Chile | INN | Efectivo | ||
China | SAC | Efectivo | ||
Colômbia | ICONTEC | Efectivo | ||
Congo | OCC | Efectivo | ||
Costa Rica | INTECO | Efectivo | ||
Croácia | HZN | Efectivo | ||
Cuba | NC | Efectivo | ||
Chipre | CYS | Efectivo | ||
República Checa | UNMZ | Efectivo | ||
Costa do Marfim | CODINORM | Efectivo | ||
Dinamarca | DS | Efectivo | ||
Dominica | DBOS | Correspondência | ||
República Dominicana | INDOCAL | Correspondência | ||
Equador | INEN | Efectivo | ||
Egipto | EOS | Efectivo | ||
El Salvador | OSN | Efectivo | ||
Eritreia | ESI | Correspondência | ||
Estónia | EVS | Efectivo | ||
Etiópia | ESA | Efectivo | ||
Fiji | DNTMS | Efectivo | ||
Finlândia | SFS | Efectivo | ||
França | AFNOR | Efectivo | ||
Gabão | AGANOR | Efectivo | ||
Gâmbia | TGSB | Correspondência | ||
Georgia | GEOSTM | Correspondência | ||
Alemanha | DIN | Efectivo | ||
Gana | GSA | Efectivo | ||
Grécia | NQIS ELOT | Efectivo | ||
Guatemala | COGUANOR | Correspondência | ||
Guiné | IGNM | Correspondência | ||
Guiana | GNBS | Correspondência | ||
Haiti | BHN | Correspondência | ||
Honduras | OHN | Subscrito | ||
Hong Kong | ITCHKSAR | Correspondência | ||
Hungria | MSZT | Efectivo | ||
Islândia | IST | Efectivo | ||
Índia | BIS | Efectivo | ||
Indonésia | BSN | Efectivo | ||
Irão | ISIRI | Efectivo | ||
Iraque | COSQC | Efectivo | ||
Irlanda | NSAI | Efectivo | ||
Israel | SII | Efectivo | ||
Itália | UNI | Efectivo | ||
Jamaica | BSJ | Efectivo | ||
Japão | JISC | Efectivo | ||
Jordânia | JSMO | Efectivo | ||
Cazaquistão | KAZMEMST | Efectivo | ||
Quênia | KEBS | Efectivo | ||
Coreia do Norte | CSK | Efectivo | ||
Coreia do Sul | KATS | Efectivo | ||
Kuweit | KOWSMD | Efectivo | ||
Quirguistão | KYRGYZST | Correspondência | ||
Laos | DISM | Subscito | ||
Letónia | LVS | Efectivo | ||
Líbano | LIBNOR | Efectivo | ||
Lesoto | LSQAS | Correspondência | ||
Líbia | LNCSM | Efectivo | ||
Lituânia | LST | Efectivo | ||
Luxemburgo | ILNAS | Efectivo | ||
Macau | CPTTM | Correspondência | ||
Madagáscar | BNM | Correspondência | ||
Malawi | MBS | Efectivo | ||
Malásia | DSM | Efectivo | ||
Mali | AMANORM | Efectivo | ||
Malta | MCCAA | Efectivo | ||
Mauritânia | DNPQ | Correspondência | ||
Maurícia | MSB | Efectivo | ||
México | DGN | Efectivo | ||
Moldávia | INS | Correspondência | ||
Mongólia | MASM | Efectivo | ||
Montenegro | ISME | Correspondência | ||
Marrocos | IMANOR | Efectivo | ||
Moçambique | INNOQ | Correspondência | ||
Myanmar | MSTRD | Correspondência | ||
Namíbia | NSI | Efectivo | ||
Nepal | NBSM | Efectivo | ||
Holanda | NEN | Efectivo | ||
Nova Zelândia | SNZ | Efectivo | ||
Nicarágua | DNM | Correspondência | ||
Nigéria | SON | Efectivo | ||
Noruega | SN | Efectivo | ||
Omã | DGSM | Efectivo | ||
Paquistão | PSQCA | Efectivo | ||
Palestina | PSI | Correspondência | ||
Panamá | COPANIT | Efectivo | ||
Nova Guiné | NISIT | Correspondência | ||
Paraguai | INTN | Correspondência | ||
Peru | INDECOPI | Efectivo | ||
Filipinas | BPS | Efectivo | ||
Polônia | PKN | Efectivo | ||
Portugal | IPQ Instituto Português da Qualidade | Efectivo | ||
Catar | QS | Efectivo | ||
Romênia | ASRO | Efectivo | ||
Rússia | GOST R | Efectivo | ||
Ruanda | RSB | Efectivo | ||
Santa Lúcia | SLBS | Efectivo | ||
São Vicente e Granadinas | SVGBS | Subscrito | ||
Arábia Saudita | SASO | Efectivo | ||
Senegal | ASN | Efectivo | ||
Sérvia | ISS | Efectivo | ||
Seicheles | SBS | Correspondência | ||
Serra Leoa | SLSB | Correspondência | ||
Singapura | SPRING SG | Efectivo | ||
Eslováquia | SOSMT | Efectivo | ||
Eslovênia | SIST | Efectivo | ||
África do Sul | SABS | Efectivo | ||
Espanha | AENOR | Efectivo | ||
Sri Lanka | SLSI | Efectivo | ||
Sudão | SSMO | Efectivo | ||
Suriname | SSB | Correspondência | ||
Suazilândia | SWASA | Correspondência | ||
Suécia | SIS | Efectivo | ||
Suíça | SNV | Efectivo | ||
Tajiquistão | TJKSTN | Correspondência | ||
Tanzânia | TBS | Efectivo | ||
Tailândia | TISI | Efectivo | ||
República da Macedônia | ISRM | Efectivo | ||
Trinidad e Tobago | TTBS | Efectivo | ||
Tunísia | INNORPI | Efectivo | ||
Turquia | TSE | Efectivo | ||
Turquemenistão | MSST | Correspondência | ||
Uganda | UNBS | Efectivo | ||
Ucrânia | DTR | Efectivo | ||
Emirados Árabes Unidos | ESMA | Efectivo | ||
Reino Unido | BSI | Efectivo | ||
Estados Unidos | ANSI American National Standards Institute | Efectivo | ||
Uruguai | UNIT | Efectivo | ||
Uzbequistão | UZSTANDARD | Efectivo | ||
Vietnã | STAMEQ | Efectivo | ||
Iémen | YSMO | Efectivo | ||
Zâmbia | ZABS | Correspondência | ||
Zimbábue | SAZ | Efectivo |
Desenvolvimento de normas
Uma vez que é estabelecida a necessidade para a criação de uma norma, a mesma é desenvolvido um rascunho por um painel de peritos numa comissão técnica. Com este rascunho feito é então partilhado com os membros da ISO para comentários e votação. Se for chegado a um consenso o rascunho passa a uma norma ISO, senão volta para a comissão técnica para refinamento. Diagrama de criação de uma norma ISO
Princípios chave para o desenvolvimento
- Respondem a uma necessidade. A ISO não decide quando cria uma nova norma, mas responde a um pedido da industria ou dos consumidores. Tipicamente um destes faz um pedido à entidade nacional membro da ISO e depois esta entidade é que contacta a ISO.
- São baseadas em opiniões de peritos globais. São desenvolvidas por grupos de peritos de todo o mundo, que fazem parte de comissões técnicas. Estes peritos negoceiam todos os aspectos da norma: scope, definições chave e conteúdo. Comissões técnicas
- São desenvolvidas através de um processo de múltiplas partes interessadas. Os comités técnicos são constituídos por peritos na área relevante, associações de consumidores, universidades, ONGs e governo. Quem desenvolve normas ISO?
- Baseiam-se num consenso. O desenvolvimento das normas ISO é uma abordagem baseada no consenso e comentários de todas as partes interessadas.