Avaliação de sistemas de informação: diferenças entre revisões
Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 1: | Linha 1: | ||
'''Avaliar''' é a capacidade de explorar propriedades dos sistemas de informação, de forma a medir/descrever a diferença que os sistemas fazem para as organizações e/ou para os utilizadores. | '''Avaliar''' é a capacidade de explorar propriedades dos sistemas de informação, de forma a medir/descrever a diferença que os sistemas fazem para as organizações e/ou para os utilizadores. | ||
Linha 49: | Linha 44: | ||
* Falta de liderança; | * Falta de liderança; | ||
* Falta de financiamento. | * Falta de financiamento. | ||
[[Categoria:Sistema de Informação]] | |||
[[Categoria:Avaliação de Sistemas de Informação]] |
Revisão das 11h49min de 31 de julho de 2015
Avaliar é a capacidade de explorar propriedades dos sistemas de informação, de forma a medir/descrever a diferença que os sistemas fazem para as organizações e/ou para os utilizadores.
Objetivos da Avaliação
- Melhorar os sistema de informação;
- Tomar decisões com base em evidência;
- Promover o uso de sistemas de informação;
- Licenciar os sistemas de informação;
- Garantir a responsabilização e proteger contra acusações falsas.
Porquê Avaliar
- Descrever e compreender problemas;
- Verificar se o sistema foi bem construído;
- Validar o desempenho do sistema - verificar se o sistema é capaz de resolver os problemas para os quais foi desenvolvido;
- Fornecer evidência de boa qualidade;
- Descrever e compreender eventos inesperados posteriores à implementação do sistema.
Passos Gerais de uma Avaliação
- Definir e prioritizar questões de estudo;
- Definir o sistema a avaliar;
- Selecionar ou desenvolver os intrumentos de avaliação/medição;
- Escolher a metodologia adequada;
- Garantir que os resultados da avaliação são generalizáveis;
- Realizar a avaliação/medição;
- Divulgar os resultados.
Problemas da Avaliação
- Avaliações limitadas:
- Falta de avaliação de novos recursos;
- Pouco envolvimento dos utilizadores finais;
- Variabilidade da qualidade das avaliações:
- Inadequação dos métodos;
- Falta de prática;
- Falta de liderança;
- Falta de financiamento.