Disciplina de Investigação e Comunicação Científica @FMUP: diferenças entre revisões

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Espaço dedicado à exposição de artigos de revisão realizados no âmbito da edição de 2015/16 da UC.
=Objetivos de aprendizagem=
 
Dotar os alunos de conhecimentos e competências na definição, produção e divulgação de investigação científica em informática médica.
 
 
: <u>Competências</u>
 
* Definir e planificar estudos de investigação em informática médica;
* Pesquisar informação em bases de dados electrónicas de conhecimento biomédico;
* Escrever, e submeter para revisão, artigos científicos originais e de revisão;
* Efectuar comunicações orais e em poster de trabalhos científicos;
* Efectuar e descrever análises de estatística descritiva e de inferência estatística.
 
 
: <u>Conhecimentos<u>
 
* Protocolos de investigação em informática médica;
* Forma e conteúdo de artigos científicos originais;
* Características específicas de artigos de revisão científica;
* Estratégias de comunicação de trabalhos científicos;
* Probabilidade, estatística descritiva, inferência e modelação estatística.
 
 
: <u>Comportamentos</u>
 
* Manter-se informado dos desenvolvimentos do conhecimento na área da informática médica;
* Melhoria do espírito crítico na escrita e interpretação de relatórios de investigação científica;
* Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado;
* Fomentar o espírito crítico de análise de dados.
 
 
=Conteúdos programáticos=
 
* Fases de uma investigação e definição do protocolo;
* Desenhos de Estudo;
* Pesquisa bibliográfica;
* Escrita de artigos científicos;
* Processo de submissão e revisão científica;
* Artigos de revisão;
* Comunicações científicas;
* Gestão de dados, tipos de dados e verificação de dados;
* Medidas de localização e dispersão;
* Introdução à probabilidade;
* Distribuição normal e outras distribuições teóricas;
* Representação gráfica;
* Técnicas de amostragem;
* Intervalos de confiança;
* Princípio de Teste de hipóteses;
* Testes paramétricos e não paramétricos: testes-t, testes-f (One-Way ANOVA); Mann-Whitney; Kruskal-Wallis; Wilcoxon; Qui-quadrado;
* Correlação paramétrica e Regressão linear simples.
 
 
=Resultados da aprendizagem=
 
Os conteúdos lecionados dotarão os alunos dos conceitos necessários e suficientes para compreender e aplicar os métodos a que a unidade curricular se propõe, ao mesmo tempo que permitirão dotar os alunos das competências de integração das técnicas na futura prática.
 
 
=Metodologias de ensino=
 
Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais para interpretação e avaliação de artigos científicos, pesquisa bibliográfica e escrita de protocolo.
 
 
=Métodos de avaliação=
 
Exame teórico (8 valores), elaboração e apresentação de artigo de revisão (6 valores) e trabalho prático de análise de dados (6 valores).
 
 
=Bibliografia principal=
 
* ICMJE. (2010, January). Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication. International Committee of Medical Journal Editors;
* Liu, J. L. Y., & Wyatt, J. C. (2011). The case for randomized controlled trials to assess the impact of clinical information systems;
* Journal of the American Medical Informatics Association : JAMIA, 18(2), 173–80;
* Pai, M., McCulloch, M., Gorman, J. D., Pai, N., Enanoria, W., Kennedy, G., Tharyan, P., et al. (2004). Systematic reviews and metaanalyses: an illustrated, step-by-step guide. National Medical Journal of India, 17(2), 86–95;
* WHO. (2012). Guide for writing a Research Protocol for research involving human participation. World Health Organization. World Health Organization;
* Petrie, A., & Sabin, C. (2009). Medical statistics at a glance;
* Ho, R. (2006). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Chapman and Hall/CRC.
 
 
=Trabalhos de alunos=
 
* [[Trabalhos Alunos de ICC@FMUP (2016)|Ano Letivo 2015/2016]]
 


[[Categoria: Disciplina]]
[[Categoria: Disciplina]]

Revisão das 16h52min de 10 de fevereiro de 2016

Disciplina de Investigação e Comunicação Científica @FMUP
Depende do Curso Mestrado em Informática Médica
Docente Responsável Pedro Pereira Rodrigues, Cristina Maria Nogueira da Costa Santos
Temas abordados

Descrição

Objetivos de aprendizagem

Dotar os alunos de conhecimentos e competências na definição, produção e divulgação de investigação científica em informática médica.


Competências
  • Definir e planificar estudos de investigação em informática médica;
  • Pesquisar informação em bases de dados electrónicas de conhecimento biomédico;
  • Escrever, e submeter para revisão, artigos científicos originais e de revisão;
  • Efectuar comunicações orais e em poster de trabalhos científicos;
  • Efectuar e descrever análises de estatística descritiva e de inferência estatística.


Conhecimentos
  • Protocolos de investigação em informática médica;
  • Forma e conteúdo de artigos científicos originais;
  • Características específicas de artigos de revisão científica;
  • Estratégias de comunicação de trabalhos científicos;
  • Probabilidade, estatística descritiva, inferência e modelação estatística.


Comportamentos
  • Manter-se informado dos desenvolvimentos do conhecimento na área da informática médica;
  • Melhoria do espírito crítico na escrita e interpretação de relatórios de investigação científica;
  • Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado;
  • Fomentar o espírito crítico de análise de dados.


Conteúdos programáticos

  • Fases de uma investigação e definição do protocolo;
  • Desenhos de Estudo;
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Escrita de artigos científicos;
  • Processo de submissão e revisão científica;
  • Artigos de revisão;
  • Comunicações científicas;
  • Gestão de dados, tipos de dados e verificação de dados;
  • Medidas de localização e dispersão;
  • Introdução à probabilidade;
  • Distribuição normal e outras distribuições teóricas;
  • Representação gráfica;
  • Técnicas de amostragem;
  • Intervalos de confiança;
  • Princípio de Teste de hipóteses;
  • Testes paramétricos e não paramétricos: testes-t, testes-f (One-Way ANOVA); Mann-Whitney; Kruskal-Wallis; Wilcoxon; Qui-quadrado;
  • Correlação paramétrica e Regressão linear simples.


Resultados da aprendizagem

Os conteúdos lecionados dotarão os alunos dos conceitos necessários e suficientes para compreender e aplicar os métodos a que a unidade curricular se propõe, ao mesmo tempo que permitirão dotar os alunos das competências de integração das técnicas na futura prática.


Metodologias de ensino

Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais para interpretação e avaliação de artigos científicos, pesquisa bibliográfica e escrita de protocolo.


Métodos de avaliação

Exame teórico (8 valores), elaboração e apresentação de artigo de revisão (6 valores) e trabalho prático de análise de dados (6 valores).


Bibliografia principal

  • ICMJE. (2010, January). Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication. International Committee of Medical Journal Editors;
  • Liu, J. L. Y., & Wyatt, J. C. (2011). The case for randomized controlled trials to assess the impact of clinical information systems;
  • Journal of the American Medical Informatics Association : JAMIA, 18(2), 173–80;
  • Pai, M., McCulloch, M., Gorman, J. D., Pai, N., Enanoria, W., Kennedy, G., Tharyan, P., et al. (2004). Systematic reviews and metaanalyses: an illustrated, step-by-step guide. National Medical Journal of India, 17(2), 86–95;
  • WHO. (2012). Guide for writing a Research Protocol for research involving human participation. World Health Organization. World Health Organization;
  • Petrie, A., & Sabin, C. (2009). Medical statistics at a glance;
  • Ho, R. (2006). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Chapman and Hall/CRC.


Trabalhos de alunos