Manutenção de sistemas de informação: diferenças entre revisões
Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Sem resumo de edição |
|||
Linha 19: | Linha 19: | ||
---- | ---- | ||
==Tipos de Manutenção== | |||
* Manutenção para melhoria - o foco é o aperfeiçoamento do desempenho de funções; | * Manutenção para melhoria - o foco é o aperfeiçoamento do desempenho de funções; | ||
* Manutenção para adaptação - o foco é modificação de funções existentes ou o acréscimo de novas funcionalidades que decorrem de mudanças no ambiente ou do aparecimento de novas necessidades; | * Manutenção para adaptação - o foco é modificação de funções existentes ou o acréscimo de novas funcionalidades que decorrem de mudanças no ambiente ou do aparecimento de novas necessidades (eg. novas leis); | ||
* Manutenção corretiva - o foco é a correção de bugs e erros lógicos que não foram detetados nos testes; | * Manutenção corretiva - o foco é a correção de bugs e erros lógicos que não foram detetados nos testes; | ||
* Manutenção preventiva - o foco é reduzir as oportunidades para falha do sistema ou, ainda, aumentar a sua vida útil. | * Manutenção preventiva - o foco é reduzir as oportunidades para falha do sistema ou, ainda, aumentar a sua vida útil. | ||
Revisão das 16h50min de 11 de fevereiro de 2016
O manutenção é uma fase de um sistema de informação e consiste no processo de aplicar mudanças aos sistemas durante a sua vida útil, de acordo com as necessidades da organização e/ou dos utilizadores. Por isto, é essencial para garantir o bom funcionamento dos SI. A manutenção permite resolver problemas como:
- Bugs no sistema;
- Mudanças nos processos;
- Alterações nos requisitos dos stakeholders/utilizadores;
- Problemas técnicos com hardware e/ou software;
- Mudanças no ambiente.
Dependendo do tipo de problema a solucionar e dos objetivos a atingir, é adotado um tipo de manutenção.
No entanto, existe uma atividade de manutenção que deve ser aplicada durante todo o processo de desenvolvimento de um software/sistema de informação: Gestão de Configurações.
Atividades da Gestão de Configurações:
- Idenfificar mudanças nos produtos do desenvolvimento;
- Controlar mudanças;
- Assegurar a correta realização de mudanças;
- Informar os stakeholders/utilizadores das mudanças.
Tipos de Manutenção
- Manutenção para melhoria - o foco é o aperfeiçoamento do desempenho de funções;
- Manutenção para adaptação - o foco é modificação de funções existentes ou o acréscimo de novas funcionalidades que decorrem de mudanças no ambiente ou do aparecimento de novas necessidades (eg. novas leis);
- Manutenção corretiva - o foco é a correção de bugs e erros lógicos que não foram detetados nos testes;
- Manutenção preventiva - o foco é reduzir as oportunidades para falha do sistema ou, ainda, aumentar a sua vida útil.