Decisão: diferenças entre revisões

Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
Linha 1: Linha 1:
{{Conceitos}}
{{Conceitos
<!-- Uma decisão é uma escolha.
|Conceitos relacionados=Confiança, Conhecimento, Dados, Eficiência, Eficácia, Informação, Qualidade, Risco
}}
Uma decisão é uma escolha. É um processo cognitivo pelo qual se faz uma escolha de uma solução, de entre um conjunto de soluções possíveis para um dado problema, com base na informação disponível para aquela circunstância.
<br>
<br>
É um processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários outros (baseados em variados cenários, ambientes, análises e fatores) para uma situação-problema.[1] Todo processo decisório produz uma escolha final. A saída pode ser uma ação ou uma opinião de escolha. Ou seja, a tomada de decisão refere-se ao processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, em uma determinada circunstância.
Quanto mais informação existir em relação a um dado problema, mais eficiente será, à partida, o processo de tomada de decisão.


Nível de importância dentro da organização:
Altamente importantes;
Importantes;
Medianamente importantes;
Pouco importantes;
Não importantes.
Estruturação:
Estruturadas;
Não-estruturadas.
Previsibilidade:
Rotineiras ou cíclicas;
Não rotineiras ou acíclicas;
Inéditas.
Qualquer decisão tomada na empresa, afetará ela no geral, por isso; tem que ser bem pensada a alternativa a ser escolhida, pois, deve-se pautar a tomada de decisão orientando-se e definindo caminhos a serem percorridos e pensar no que poderá ser afetado através desta decisão.


Tomar uma decisão é uma responsabilidade enorme, maior ainda para quem tem pouca experiência de trabalho, existem pessoas que tem facilidade com o processo de tomada de decisão e outras que colocam uma importância que às vezes o problema não merece e acabam por fazer errado, ou criar problema maior.
De facto, antes de tomar qualquer decisão, deve ser recolhida tanta informação quanto possível e ser feita uma análise para tentar evitar que qualquer decisão tomada não seja a errada e não dê origem a resultados negativos.


Antes de tomar uma decisão deve ser feito todo um estudo, um processo de análise para tentar diminuir a chance de que a decisão que foi escolhida seja a errada e acabe resultando em consequências negativas para a empresa.
A necessidade de se tomar decisão ocorre num momento de impasse em que a mais de uma opção a seguir. Cada um de nós toma decisão baseada em aspectos subjetivos, a subjetividade não tem medida perfeita ela é organizada, sistemática e objetiva. -->


[[Categoria:Conceitos]]
[[Categoria:Conceitos]]

Edição atual desde as 15h21min de 29 de março de 2016

Decisão
Sigla
Aplicações
Conceitos relacionados Confiança, Conhecimento, Dados, Eficiência, Eficácia, Informação, Qualidade, Risco

Uma decisão é uma escolha. É um processo cognitivo pelo qual se faz uma escolha de uma solução, de entre um conjunto de soluções possíveis para um dado problema, com base na informação disponível para aquela circunstância.
Quanto mais informação existir em relação a um dado problema, mais eficiente será, à partida, o processo de tomada de decisão.


De facto, antes de tomar qualquer decisão, deve ser recolhida tanta informação quanto possível e ser feita uma análise para tentar evitar que qualquer decisão tomada não seja a errada e não dê origem a resultados negativos.