SNOMED-CT: diferenças entre revisões

Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Linha 7: Linha 7:
}}
}}
====Descrição====
====Descrição====
A SNOMED CT é uma nomenclatura multiaxial com mais de 357 mil conceitos, 957 mil descritores ou sinónimos (em inglês) e 1,37 milhões de relacionamentos, utilizando-se de 18 eixos para definir e descrever um conceito (Coonan 2004).
SNOMED CT a mais completa nomenclatura sistematizada de termos clínicos de medicina, internacional e multilingue, sendo a língua oficial o Inglês. É um recurso com conteúdo clínico abrangente e cientificamente validado. Permite uma representação consistente e processável nos [registos de saúde eletrónicos] e é estruturado para ser utilizado por outras normas internacionais. Nos sistemas de informação é usado para intercâmbio eletrónico de informação clinica e de saúde, sendo também o standard desejável nas especificações de interoperabilidade [1].
Na atualidade é utilizado por mais de 50 países. O SNOMED CT é desenvolvido de forma colaborativa para garantir o acolhimento das diversas necessidades e expectativas dos médicos em todo o mundo e é aceite como uma língua global comum para os termos de saúde. Os pacientes e profissionais de saúde beneficiam de melhores registos de saúde, decisões clínicas e análise, conduzindo a uma maior qualidade, consistência e segurança na prestação de cuidados de saúde [2].
Quando implementado em aplicações de software, SNOMED CT permite o registo da informação num processo clínico electrónico abarcando diversos contextos clínicos como sinais e sintomas no diagnóstico, mas também sociais e administrativos.. A linguagem usada é muito próxima da linguagem clínica natural de cada país, possibilitando captar os diferentes dialetos e idiomas usados pelos clínicos, garantindo um código único. A terminologia está organizada em conceitos, interrelacionáveis entre si, permitindo refinar e detalhar cada vez mais a informação clínica. Esta funcionalidade permite aumentar a riqueza e consequentemente a qualidade dos dados inseridos, promovendo a partilha e recolha eficazes da informação clínica [3].
O SNOMED CT é propriedade da International Health Terminology Standards Development Organization (IHTSDO) uma organização internacional sem fins lucrativos, sediada em Copenhaga, na Dinamarca composta atualmente por 28 países e à qual Portugal pertence desde janeiro de 2014 [4], através dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) [5]


====História====


====Referências====


A SNOMED CT é considerada a mais abrangente terminologia clínica em saúde multi-idioma. <p> A cada ano, mortes e acometimentos evitáveis ocorrem devido à comunicação pobre entre agentes de saúde, ou porque agentes ocupados esquecem ou deixam de seguir seus próprios critérios de melhores práticas. A disseminação de uma terminologia clínica para uso dos sistemas de informação em saúde globais pode trazer uma importante contribuição no sentido de melhorar a qualidade e a segurança do atendimento em saúde (IHTSDO 2013).
A SNOMED CT é uma terminologia clínica para cuidados em saúde, que pode complementar outros padrões internacionais, e um recurso de conteúdo compreensível e validado cientificamente. Foi criada pela junção da SNOMED RT (Reference Terminology) com os Termos Clínicos Versão 3, numa base de dados única obedecendo ao mapeamento de conceitos e descrição de termos originais. Entretanto, esta base de dados foi refinada por meio da adição de novos conceitos, modelagem das relações individuais entre os conceitos e revisão de sua estrutura hierárquica. Para facilitar a usabilidade foram adicionadas novas características, tais como, subgrupos, qualificadores e mapeamento para outros sistemas de codificação (Wang, Sable, Spackman 2002).
<p>
Esta terminilogia tem por objetivo contribuir para a melhoria dos cuidados do paciente por meio de suporte ao desenvolvimento de sistemas que possam registar os dados de forma precisa e prover apoio à decisão para os provedores de cuidados em saúde. Em última análise, os pacientes beneficiarão pelo uso da SNOMED CT ao ter as suas informações descritas de forma mais clara e registadas de forma mais precisa, construindo e facilitando a comunicação e interoperabilidade no compartilhamento de registos eletrónicos de saúde, e também por criar sistemas que suportam a tomada de decisão.






[[Categoria:Terminologia Clínica]]
[[Categoria:Terminologia Clínica]]

Revisão das 12h45min de 13 de abril de 2016

SNOMED-CT
Designação SNOMED CT
Sigla
Ano de Criação 2002
Entidade Criadora International Health Terminology Standards Development Organisation
Entidade Gestora International Health Terminology Standards Development Organisation
Versão Atual
Área(s) de Aplicação Termos Médicos, Registos Médicos

Descrição

SNOMED CT a mais completa nomenclatura sistematizada de termos clínicos de medicina, internacional e multilingue, sendo a língua oficial o Inglês. É um recurso com conteúdo clínico abrangente e cientificamente validado. Permite uma representação consistente e processável nos [registos de saúde eletrónicos] e é estruturado para ser utilizado por outras normas internacionais. Nos sistemas de informação é usado para intercâmbio eletrónico de informação clinica e de saúde, sendo também o standard desejável nas especificações de interoperabilidade [1]. Na atualidade é utilizado por mais de 50 países. O SNOMED CT é desenvolvido de forma colaborativa para garantir o acolhimento das diversas necessidades e expectativas dos médicos em todo o mundo e é aceite como uma língua global comum para os termos de saúde. Os pacientes e profissionais de saúde beneficiam de melhores registos de saúde, decisões clínicas e análise, conduzindo a uma maior qualidade, consistência e segurança na prestação de cuidados de saúde [2]. Quando implementado em aplicações de software, SNOMED CT permite o registo da informação num processo clínico electrónico abarcando diversos contextos clínicos como sinais e sintomas no diagnóstico, mas também sociais e administrativos.. A linguagem usada é muito próxima da linguagem clínica natural de cada país, possibilitando captar os diferentes dialetos e idiomas usados pelos clínicos, garantindo um código único. A terminologia está organizada em conceitos, interrelacionáveis entre si, permitindo refinar e detalhar cada vez mais a informação clínica. Esta funcionalidade permite aumentar a riqueza e consequentemente a qualidade dos dados inseridos, promovendo a partilha e recolha eficazes da informação clínica [3]. O SNOMED CT é propriedade da International Health Terminology Standards Development Organization (IHTSDO) uma organização internacional sem fins lucrativos, sediada em Copenhaga, na Dinamarca composta atualmente por 28 países e à qual Portugal pertence desde janeiro de 2014 [4], através dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) [5]

História

Referências