Avaliação de sistemas de informação: diferenças entre revisões

Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
m (uma edição)
 
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
[[Category:Aprendis]]
[[Category:Avaliação de Sistemas de Informação]]
[[Category:Avaliação de Sistemas]]
[[Category:Sistemas de Informação]]
 
 
'''Avaliar''' é a capacidade de explorar propriedades dos sistemas de informação, de forma a medir/descrever a diferença que os sistemas fazem para as organizações e/ou para os utilizadores.
'''Avaliar''' é a capacidade de explorar propriedades dos sistemas de informação, de forma a medir/descrever a diferença que os sistemas fazem para as organizações e/ou para os utilizadores.


Linha 45: Linha 49:
* Falta de liderança;
* Falta de liderança;
* Falta de financiamento.
* Falta de financiamento.
<small>[http://mediawiki.gim.med.up.pt/index.php/P%C3%A1gina_principal Voltar - Página Inicial]</small>
<br /><small>[http://mediawiki.gim.med.up.pt/index.php/Sistemas_de_Informa%C3%A7%C3%A3o_em_Sa%C3%BAde Voltar - Página SIS]</small>

Revisão das 15h42min de 24 de fevereiro de 2015


Avaliar é a capacidade de explorar propriedades dos sistemas de informação, de forma a medir/descrever a diferença que os sistemas fazem para as organizações e/ou para os utilizadores.


Objetivos da Avaliação

  • Melhorar os sistema de informação;
  • Tomar decisões com base em evidência;
  • Promover o uso de sistemas de informação;
  • Licenciar os sistemas de informação;
  • Garantir a responsabilização e proteger contra acusações falsas.



Porquê Avaliar

  • Descrever e compreender problemas;
  • Verificar se o sistema foi bem construído;
  • Validar o desempenho do sistema - verificar se o sistema é capaz de resolver os problemas para os quais foi desenvolvido;
  • Fornecer evidência de boa qualidade;
  • Descrever e compreender eventos inesperados posteriores à implementação do sistema.



Passos Gerais de uma Avaliação

  • Definir e prioritizar questões de estudo;
  • Definir o sistema a avaliar;
  • Selecionar ou desenvolver os intrumentos de avaliação/medição;
  • Escolher a metodologia adequada;
  • Garantir que os resultados da avaliação são generalizáveis;
  • Realizar a avaliação/medição;
  • Divulgar os resultados.



Problemas da Avaliação

  • Avaliações limitadas:
    • Falta de avaliação de novos recursos;
    • Pouco envolvimento dos utilizadores finais;
  • Variabilidade da qualidade das avaliações:
    • Inadequação dos métodos;
  • Falta de prática;
  • Falta de liderança;
  • Falta de financiamento.