Desenvolvimento e Avaliação de um Curso Moodle de E-Learning para Triagem de Doenças Cardíacas Congénitas: diferenças entre revisões
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Edição atual desde as 15h31min de 12 de setembro de 2016
Desenvolvimento e Avaliação de um Curso Moodle de E-Learning para Triagem de Doenças Cardíacas Congénitas | |
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Autor | Ana Cristina Antunes de Oliveira |
Orientador | Miguel Tavares Coimbra |
Co-Orientador | Sandra da Silva Mattos |
Data de Entrega | 2014/12 |
URL | http://hdl.handle.net/10216/77872 |
Palavras-chave | E-Learning, Triagem neonatal, Cardiopatias congênitas |
Introdução: A morbilidade e mortalidade das cardiopatias congénitas, bem como o seu processo de diagnóstico, são um problema mundial. Esta realidade torna-se ainda mais crítica nos países em desenvolvimento, onde a escassez de profissionais qualificados e os problemas estruturais na área da saúde são uma constante. Com o aumento do uso da internet e das tecnologias de informação e comunicação, o ensino à distância – e-learning – emergiu como o recurso que visa atender a essas necessidades e, portanto, fornecer novas competências e novos conhecimentos aos profissionais de saúde a um menor custo e sem a necessidade de um alto grau de conhecimentos de informática.
Objetivo: Desenvolver e avaliar um curso e-learning via Moodle para a triagem neonatal das cardiopatias congénitas, em virtude da necessidade de formação de profissionais de saúde em 20 hospitais interligados, via telemedicina, na Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba, com a Unidade de Cardiologia e Medicina Fetal do Real Hospital Português de Beneficência de Pernambuco, em Recife.
Metodologia: Participaram neste estudo 62 profissionais da área da saúde, nomeadamente, médicos, enfermeiros e médicos internos. Foi avaliado o conhecimento antes e após o curso. No final do curso foi utilizado um questionário de satisfação.
Resultados: O resultados revelam diferenças entre a pontuação na avaliação de conhecimentos antes e após o curso ministrado via e-learning (Z = -4,788; p = 0,000). Os resultados indicam ainda elevados valores de satisfação (µ = 86,8%; σ = 12,2%; minimum = 66,7%; maximum = 100,0%). A adesão ao curso foi elevada (79,03%), contudo a desistência regista um valor considerável (38,78%), com maior índice nos primeiros capítulos. A proporção de aprendizagem revela diferenças estisticamente significativas de acordo com a profissão (Chi-Square = 6,529; p = 0,038) e com a especialidade (Chi-Square = 9,581; p = 0,022). viii
Conclusões: As principais contribuições deste estudo prendem-se com criação de um curso assíncrono e-learning no Moodle, e estão relacionadas com aquisição de conhecimentos relativa à diferença encontrada antes e após o curso, que confirma que o e-learning é uma tecnologia viável para a formação contínua e capacitação no contexto da triagem neonatal de cardiopatias congénitas.