Avaliação de sistemas de informação: diferenças entre revisões

Fonte: aprendis
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Revisão das 11h12min de 21 de janeiro de 2015

Avaliar é a capacidade de explorar propriedades dos sistemas de informação, de forma a medir/descrever a diferença que os sistemas fazem para as organizações e/ou para os utilizadores.


Objetivos da Avaliação

  • Melhorar os sistema de informação;
  • Tomar decisões com base em evidência;
  • Promover o uso de sistemas de informação;
  • Licenciar os sistemas de informação;
  • Garantir a responsabilização e proteger contra acusações falsas.



Porquê Avaliar

  • Descrever e compreender problemas;
  • Verificar se o sistema foi bem construído;
  • Validar o desempenho do sistema - verificar se o sistema é capaz de resolver os problemas para os quais foi desenvolvido;
  • Fornecer evidência de boa qualidade;
  • Descrever e compreender eventos inesperados posteriores à implementação do sistema.



Passos Gerais de uma Avaliação

  • Definir e prioritizar questões de estudo;
  • Definir o sistema a avaliar;
  • Selecionar ou desenvolver os intrumentos de avaliação/medição;
  • Escolher a metodologia adequada;
  • Garantir que os resultados da avaliação são generalizáveis;
  • Realizar a avaliação/medição;
  • Divulgar os resultados.



Problemas da Avaliação

  • Avaliações limitadas:
    • Falta de avaliação de novos recursos;
    • Pouco envolvimento dos utilizadores finais;
  • Variabilidade da qualidade das avaliações:
    • Inadequação dos métodos;
  • Falta de prática;
  • Falta de liderança;
  • Falta de financiamento.


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