Avaliação de sistemas de informação: diferenças entre revisões
Fonte: aprendis
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Revisão das 11h12min de 21 de janeiro de 2015
Avaliar é a capacidade de explorar propriedades dos sistemas de informação, de forma a medir/descrever a diferença que os sistemas fazem para as organizações e/ou para os utilizadores.
Objetivos da Avaliação
- Melhorar os sistema de informação;
- Tomar decisões com base em evidência;
- Promover o uso de sistemas de informação;
- Licenciar os sistemas de informação;
- Garantir a responsabilização e proteger contra acusações falsas.
Porquê Avaliar
- Descrever e compreender problemas;
- Verificar se o sistema foi bem construído;
- Validar o desempenho do sistema - verificar se o sistema é capaz de resolver os problemas para os quais foi desenvolvido;
- Fornecer evidência de boa qualidade;
- Descrever e compreender eventos inesperados posteriores à implementação do sistema.
Passos Gerais de uma Avaliação
- Definir e prioritizar questões de estudo;
- Definir o sistema a avaliar;
- Selecionar ou desenvolver os intrumentos de avaliação/medição;
- Escolher a metodologia adequada;
- Garantir que os resultados da avaliação são generalizáveis;
- Realizar a avaliação/medição;
- Divulgar os resultados.
Problemas da Avaliação
- Avaliações limitadas:
- Falta de avaliação de novos recursos;
- Pouco envolvimento dos utilizadores finais;
- Variabilidade da qualidade das avaliações:
- Inadequação dos métodos;
- Falta de prática;
- Falta de liderança;
- Falta de financiamento.