Computação Ubíqua: diferenças entre revisões

Fonte: aprendis
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<p align="justify">A <b>Computação Ubíqua</b> (também conhecida por Computação Pervasiva <ref name="um">https://www.techopedia.com/definition/22702/ubiquitous-computing</ref>) foi primeiramente assim denominada pelo cientista ''Mark Weiser'' em 1988. <ref>http://www.ubiq.com/weiser/UbiHome.html</ref> <br /> Como o seu próprio nome indica, consiste na omnipresença da tecnologia no nosso quotidiano, interligando assim o fator humano com as tecnologias e o ambiente. <ref name="tres">http://www.ics.uci.edu/faculty/area/area_ubi.php</ref></p>
<p align="justify">A <b>Computação Ubíqua</b> (também conhecida por Computação Pervasiva <ref name="um">https://www.techopedia.com/definition/22702/ubiquitous-computing</ref>) foi primeiramente assim denominada pelo cientista ''Mark Weiser'' em 1988. <ref>http://www.ubiq.com/weiser/UbiHome.html</ref> <br /> Como o seu próprio nome indica, consiste na omnipresença da tecnologia no nosso quotidiano, interligando assim o fator humano com as tecnologias e o ambiente. <ref name="tres">http://www.ics.uci.edu/faculty/area/area_ubi.php</ref></p>
<blockquote><i>"(...)A less-traveled path I call the "invisible": its highest ideal is to make a computer so imbedded, so fitting, so natural, that we use it without even thinking about it. (I have also called this notion <b>"ubiquitous computing"</b>, (...))"</i> <ref>http://internetofthingsagenda.techtarget.com/definition/pervasive-computing-ubiquitous-computing</ref></blockquote>
:::::::::::::::::::::::::::::::::<i>Mark Weiser</i>


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==Definição e Objetivo==
==Definição e Objetivo==
[[Ficheiro:Computação Ubíqua.png|thumb|Computação Ubíqua]]
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<p align="justify">A Computação Úbíqua utiliza a rede wireless com o propósito de interligar os diferentes dispositivos presentes no nosso ambiente para que a informação e a comunicação sejam acedidas sem qualquer esforço, em qualquer lugar e sem ser necessário um suporte material. Assim, os dispositivos que se encontram interligados estão disponíveis de uma forma constante para que a informação recolhida seja utilizada por qualquer pessoa de forma inata ou seja, quando esta quiser, onde quiser e para o propósito que quiser. <ref name="um" /><ref name="tres" /><ref>https://www.youtube.com/watch?v=X-GXO_urMow</ref></p>
<p align="justify">A Computação Úbíqua utiliza a rede wireless com o propósito de interligar os diferentes dispositivos presentes no nosso ambiente para que a informação e a comunicação sejam acedidas sem qualquer esforço, em qualquer lugar e sem ser necessário um suporte material. Assim, os dispositivos que se encontram interligados estão disponíveis de uma forma constante para que a informação recolhida seja utilizada por qualquer pessoa de forma inata e natural ou seja, quando esta quiser, onde quiser e para o propósito que quiser. <ref name="um" /><ref name="tres" /><ref name="sete">https://www.youtube.com/watch?v=X-GXO_urMow</ref></p>


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::* O fator principal é o humano e não a computação/tecnologia;
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::* Inserção no meio ambiente;
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::* Utiliza recursos tanto locais como globais, visíveis e invisíveis assim como sociais (públicos);
::* Utiliza recursos tanto locais como globais, visíveis e invisíveis assim como sociais e públicos;
::* Aquisição e dissipação de informação e comunicação em tempo real;
::* Aquisição e dissipação de informação e comunicação em tempo real;
::* Dispositivos eletrónicos globalmente interligados e constantemente disponíveis;
::* Dispositivos eletrónicos globalmente interligados e constantemente disponíveis;
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!Desvantagens
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| Rápido e Eficiente || Elevados custos de implementação e manutenção
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| Acesso oportuno a informação relevante à população || Segurança – possíveis ataques informáticos
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| Maior facilidade em tarefas do quotidiano || Elevada complexidade – vários dispositivos interligados com tarefas específicas e complexas
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==Aplicações da Computação Ubíqua==
A Computação Ubíqua é uma área em constante evolução e, como tal, as suas aplicações são inúmeras e abrangem diversas áreas, tais como:
::::;Saúde
:::::Monitorização de dados estatísticos através de computadores remotos; <ref name="seis">https://www.slideshare.net/seenoevil47/ubiquitous-computing-presentation-1?next_slideshow=1</ref>
:::::Monitores cardíacos implantados; <ref name="seis" />
:::::Localizar os profissionais de saúde nas salas de operações. <ref>http://web.cs.wpi.edu/~emmanuel/courses/cs525m/S11/slides/ubiquitous_apps_wk2.pdf</ref>
::::;Mecânica
:::::Veículos que estacionam sem o auxilio do condutor;
:::::Veículos inteligentes que irão encontrar estacionamentos livres. <ref name="seis" />
::::;Têxtil
:::::Desenvolvimento de roupas inteligentes <ref name="seis" />
::::;Imobiliário
:::::Casas informatizadas - iluminação automática, monitorização de pessoas dependentes e/ou acamadas, controlo dos produtos alimentares através da sua data de validade, acionar ou desligar os diferentes aparelhos eletrónicos, entre outros. <ref name="sete" />
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==Referências==
==Referências==
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Revisão das 16h29min de 5 de abril de 2017

A Computação Ubíqua (também conhecida por Computação Pervasiva [1]) foi primeiramente assim denominada pelo cientista Mark Weiser em 1988. [2]
Como o seu próprio nome indica, consiste na omnipresença da tecnologia no nosso quotidiano, interligando assim o fator humano com as tecnologias e o ambiente. [3]

"(...)A less-traveled path I call the "invisible": its highest ideal is to make a computer so imbedded, so fitting, so natural, that we use it without even thinking about it. (I have also called this notion "ubiquitous computing", (...))" [4]

Mark Weiser


Definição e Objetivo

Computação Ubíqua

A Computação Úbíqua utiliza a rede wireless com o propósito de interligar os diferentes dispositivos presentes no nosso ambiente para que a informação e a comunicação sejam acedidas sem qualquer esforço, em qualquer lugar e sem ser necessário um suporte material. Assim, os dispositivos que se encontram interligados estão disponíveis de uma forma constante para que a informação recolhida seja utilizada por qualquer pessoa de forma inata e natural ou seja, quando esta quiser, onde quiser e para o propósito que quiser. [1][3][5]


Características

Após a definição do conceito, é necessário apresentar as principais características deste tipo de computação: [1][3]

  • O fator principal é o humano e não a computação/tecnologia;
  • Inserção no meio ambiente;
  • Utiliza recursos tanto locais como globais, visíveis e invisíveis assim como sociais e públicos;
  • Aquisição e dissipação de informação e comunicação em tempo real;
  • Dispositivos eletrónicos globalmente interligados e constantemente disponíveis;
  • A relação computação-pessoa não é unipessoal, ou seja, é considerada uma relação entre vários dispositivos e várias pessoas, ao mesmo tempo;
  • Tecnologia wireless e grandes avanços tecnológicos.


Distinção entre Realidade Virtual, PDA e Computação Ubíqua

Por vezes, a Computação Ubíqua é confundida com a Realidade Virtual ou com os PDAs (Personal Digital Assistant). No entanto, a computação ubíqua não pressupõe a necessidade de um suporte material para que a informação seja acedida visto que é possível fazê-lo em qualquer lugar e compreende a conexão de todos os dispositivos através de redes wireless, o que contrasta com os PDAs.[6]

Por outro lado, a Realidade Virtual é uma simulação de uma realidade não existente, o que contrapõe a Computação Ubíqua visto que esta integra informação e comunicação num mundo físico e quotidiano. [6]

Em suma, a Computação Ubíqua transmite ao seu utilizador a sensação de que é este que efetua o que deseja e não que apenas efetua um comando a um computador, dado que a tecnologia está omnipresente. [6]


Vantagens vs Desvantagens

Vantagens Desvantagens
Rápido e Eficiente Elevados custos de implementação e manutenção
Acesso oportuno a informação relevante à população Segurança – possíveis ataques informáticos
Maior facilidade em tarefas do quotidiano Elevada complexidade – vários dispositivos interligados com tarefas específicas e complexas


Aplicações da Computação Ubíqua

A Computação Ubíqua é uma área em constante evolução e, como tal, as suas aplicações são inúmeras e abrangem diversas áreas, tais como:

Saúde
Monitorização de dados estatísticos através de computadores remotos; [7]
Monitores cardíacos implantados; [7]
Localizar os profissionais de saúde nas salas de operações. [8]
Mecânica
Veículos que estacionam sem o auxilio do condutor;
Veículos inteligentes que irão encontrar estacionamentos livres. [7]
Têxtil
Desenvolvimento de roupas inteligentes [7]
Imobiliário
Casas informatizadas - iluminação automática, monitorização de pessoas dependentes e/ou acamadas, controlo dos produtos alimentares através da sua data de validade, acionar ou desligar os diferentes aparelhos eletrónicos, entre outros. [5]


Referências