Computação Ubíqua: diferenças entre revisões
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Revisão das 13h07min de 6 de abril de 2017
A Computação Ubíqua (também conhecida por Computação Pervasiva [1]) foi primeiramente assim denominada pelo cientista Mark Weiser em 1988. [2]
Como o seu próprio nome indica, consiste na omnipresença da tecnologia no nosso quotidiano, interligando assim o fator humano com as tecnologias e o ambiente. [3]
"(...)A less-traveled path I call the "invisible": its highest ideal is to make a computer so imbedded, so fitting, so natural, that we use it without even thinking about it. (I have also called this notion "ubiquitous computing", (...))" [4]
- Mark Weiser
Definição e Objetivo
A Computação Ubíqua utiliza a rede wireless com o propósito de interligar os diferentes dispositivos (Figura 1) presentes no nosso ambiente para que a informação e a comunicação sejam acedidas sem qualquer esforço, em qualquer lugar e sem ser necessário um suporte material. Assim, os dispositivos que se encontram interligados estão disponíveis de uma forma constante para que a informação recolhida seja utilizada por qualquer pessoa de forma inata e natural ou seja, quando esta quiser, onde quiser e para o propósito que quiser. [1][3][6]
Características
Após a definição do conceito, é necessário apresentar as principais características deste tipo de computação: [1][3]
- O fator principal é o humano e não a computação/tecnologia;
- Inserção no meio ambiente;
- Utiliza recursos tanto locais como globais, visíveis e invisíveis assim como sociais e públicos;
- Aquisição e dissipação de informação e comunicação em tempo real;
- Dispositivos eletrónicos globalmente interligados e constantemente disponíveis;
- A relação computação-pessoa não é unipessoal, ou seja, é considerada uma relação entre vários dispositivos e várias pessoas, ao mesmo tempo;
- Tecnologia wireless e grandes avanços tecnológicos.
Distinção entre Realidade Virtual, PDA e Computação Ubíqua
Por vezes, a Computação Ubíqua é confundida com a Realidade Virtual ou com os PDAs (Personal Digital Assistant). No entanto, a Computação Ubíqua não pressupõe a necessidade de um suporte material para que a informação seja acedida visto que é possível fazê-lo em qualquer lugar e compreende a conexão de todos os dispositivos através de redes wireless, o que contrasta com os PDAs.[7]
Por outro lado, a Realidade Virtual é uma simulação de uma realidade não existente, o que contrapõe a Computação Ubíqua visto que esta integra informação e comunicação num mundo físico e quotidiano. [7]
Em suma, a Computação Ubíqua transmite ao seu utilizador a sensação de que é este que efetua o que deseja e não que apenas efetua um comando a um computador, dado que a tecnologia está omnipresente. [7]
Vantagens vs Desvantagens
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
Rápido e Eficiente | Elevados custos de implementação e manutenção |
Acesso oportuno a informação relevante à população | Segurança – possíveis ataques informáticos |
Maior facilidade em tarefas do quotidiano | Elevada complexidade – vários dispositivos interligados com tarefas específicas e complexas |
Aplicações da Computação Ubíqua
A Computação Ubíqua é uma área em constante evolução e, como tal, as suas aplicações são inúmeras e abrangem diversas áreas. De seguida, são apresentados alguns exemplos de aplicações deste tipo de computação:
- Saúde
- Monitorização de dados estatísticos através de computadores remotos; [8]
- Dispositivos implantáveis inteligentes; [8][9]
- Localizar os profissionais de saúde nas salas de operações. [10]
- Mecânica
- Veículos que estacionam sem o auxílio do condutor;
- Veículos inteligentes que encontram estacionamentos livres. [8]
- Têxtil
- Desenvolvimento de roupas inteligentes; [8]
- Possibilidade de experimentar peças de roupa de forma virtual, sem ser necessário que a pessoa o faça fisicamente. [6]
- Imobiliário
Casas informatizadas - ajuste das diversas variáveis conforme as necessidades dos seus moradores: iluminação automática, monitorização de pessoas dependentes e/ou acamadas, controlo dos produtos alimentares através da sua data de validade, acionar ou desligar os diferentes aparelhos eletrónicos, entre outros. [6][9]
- Militar
- Recolha de informação, de uma forma antecipada, quanto a possíveis ameaças externas; [9]
- Desenvolvimento de novos sistema de armas. [9]
Referências Bibliográficas
- ↑ 1,0 1,1 1,2 https://www.techopedia.com/definition/22702/ubiquitous-computing
- ↑ http://www.ubiq.com/weiser/UbiHome.html
- ↑ 3,0 3,1 3,2 http://www.ics.uci.edu/faculty/area/area_ubi.php
- ↑ http://internetofthingsagenda.techtarget.com/definition/pervasive-computing-ubiquitous-computing
- ↑ http://www.estudopratico.com.br/computacao-ubiqua-a-informatica-no-cotidiano-das-pessoas/
- ↑ 6,0 6,1 6,2 https://www.youtube.com/watch?v=X-GXO_urMow
- ↑ 7,0 7,1 7,2 http://www.ubiq.com/hypertext/weiser/UbiCompHotTopics.html
- ↑ 8,0 8,1 8,2 8,3 https://www.slideshare.net/seenoevil47/ubiquitous-computing-presentation-1?next_slideshow=1
- ↑ 9,0 9,1 9,2 9,3 http://www.academia.edu/2579314/Ubiquitous_Computing_Applications_Challenges_and_Future_Trends
- ↑ http://web.cs.wpi.edu/~emmanuel/courses/cs525m/S11/slides/ubiquitous_apps_wk2.pdf