Normas e Terminologias: diferenças entre revisões

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Uma '''norma''' (ou standard) é uma publicação técnica usada como regra, linha orientadora ou definição que permite definir uma forma "repetível" de fazer algo.
Uma '''norma''' (ou standard) é uma publicação técnica usada como regra, linha orientadora ou definição que permite definir uma forma "repetível" de fazer algo.
<br />A standardização/normalização na Informática na Saúde, à semelhança do que acontece noutros campos, apresenta inúmeras vantagens como, por exemplo:
<br />A standardização/normalização na Informática na Saúde, à semelhança do que acontece noutros campos, apresenta inúmeras vantagens como, por exemplo:

Revisão das 13h20min de 26 de março de 2015

Uma norma (ou standard) é uma publicação técnica usada como regra, linha orientadora ou definição que permite definir uma forma "repetível" de fazer algo.
A standardização/normalização na Informática na Saúde, à semelhança do que acontece noutros campos, apresenta inúmeras vantagens como, por exemplo:

  • O aumento da segurança e da qualidade de produtos;
  • A diminuição de custos de transação e de preços de aquisição;
  • A facilitação da comunicação;
  • O encorajamento da interoperabilidade, etc.


A nível da saúde, então, as normas funcionam como um conjunto de regras, condições e requisitos que afetam definições de termos, classificação de componentes, especificações de materiais, performance de operações, delineação de procedimentos, medições da qualidade e quantidade associadas à descrição de materiais, produtos, sistemas e serviços. Normas e Standards na Área da Informática Médica - Ana Teresa Cunha


Entidades Responsáveis pela Criação de Normas em IS

  • ISO - International Organization for Standardization
  • CEN - The Europeen Committee for Standardization
  • ANSI - American National Standards Institute


Para cada uma destas organizações principais, responsáveis pela criação de normas em vários campos de aplicação, existem uma série de Comités constituídos por grupos de trabalho que implementam, então, normas numa área específica. Na área da Informática na Saúde, a ISO tem o Comité Técnico TC 215, o CEN tem o comité técnico TC 251 e o ANSI tem a HL7.


Uma terminologia é, de uma forma geral, um conjunto de termos, uma linguagem, utilizada em contextos específicos. As terminologias são um produto da normalização - têm o mesmo objetivo e apresentam as mesmas vantagens.




Normas e Terminologias

  1. Sistemas de codificação e classificação
    1. Internacionais
      1. LOINC
      2. RxNORM
      3. SNOMED CT
      4. UMLS
      5. ICD
      6. ICD-CM
      7. ICD-PCS
      8. CPT
    2. Brasileiras
      1. OPM
      2. CBHPM
      3. TUSS
  2. Normas para serviços de terminologias
    1. CTS
    2. EVS
    3. NCI LexEVS
  3. Normas de arquitetura de informação
    1. HL7 CDA
    2. ISO 13606
    3. openEHR
    4. IHE
  4. Normas de comunicação
    1. HL7
    2. TISS
    3. IHE