OpenHospital

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Open Hospital


Open Hospital

OpenHospital
Sigla
Designação Open Hospital
Data de Lançamento Agosto 2006
Entidade Criadora Informatici Senza Frontiere
Entidade Gestora Informatici Senza Frontiere
Versão Atual ?
Requisitos Técnicos
Tipo de Licenciamento
Arquitetura
Sistema Operativo
Especialidade Médica
Utilizadores Principais
Função


O Open Hospital foi o primeiro de um conjunto de softwares construídos pela ISF (Informatici Senza Frontiere) para apoiar a gestão e atividades do St. Luke Hospital, em Angal, Uganda [1]. Após a implementação deste software no St. Luke Hospital, uma longa lista de outros hospitais reconheceram o mesmo como útil, tendo procedido à sua instalação [1].

Na sua conceção, o Open Hospital foi produzido como um projeto open-source, ou seja, utilizando apenas ferramentas de desenvolvimento de software open-source [1].

Quanto às linguagens de utilização, é possível definir uma entre 8 linguagens possíveis, sendo a linguagem portuguesa uma delas [1]. A sua linguagem de programação é Java® [1].

Instalação

A instalação do Open Hospital é bastante simples, sendo possível fazer download deste software em http://sourceforge.net/projects/openhospital/. Após o seu download, é necessária a extração dos conteúdos da pasta zipada. O próximo passo é executar o ficheiro .batch, e o programa deverá correr normalmente.

A máquina PC em que o software foi instalado possuía versão 8.1 do Windows, da Microsoft Corporation. Um processador Intel(R) Core (TM) i7-3632QM CPU @ 2.20GHz, com uma memória RAM de 4.00GB e um sistema operativo era de 64 bits.

Descrição do software

Para que seja possível utilizar a aplicação Open Hospital para efetuar registos, é necessário que sejam efectuadas diversas parametrizações, que são explicadas no Manual de Utilizador que pode ser acedido a partir do botão “Help” do menu inicial (alt+H). Algumas das parametrizações são feitas nos ecrãs, acessíveis no menu “Types” (Menu inicial  General Data  Types):

  • Tipos de admissão;
  • Estados no momento da alta;
  • Tipos de assistência no parto;
  • Resultados do parto;
  • Tipos de doença;
  • Tipos de exame;
  • Tipos de movimentos de stock;
  • Tipos de medicamento;
  • Tipos de tratamento para grávidas;
  • Tipos de preços (ex. Diárias);
  • Faixas etárias;
  • Tipos de vacinas.

É possível introduzir a informação do Hospital no ecrã General Data  Hospital: Nome, Morada, Cidade, Telefone, Fax e Email. Nos restantes ecrãs acessíveis a partir do menu General Data é possível parametrizar diversos serviços de um hospital, as doenças (tipo e nome), os exames (tipo e descrição); as cirurgias (tipo e cirurgia); as vacinas; as listas de preços; os fornecedores e fazer uma gestão de SMS enviadas. A partir do menu inicial é possível aceder também ao menu da Farmácia onde é possível parametrizar medicamentos, respetivos stocks, e registar administrações dos pacientes. No menu Laboratory é possível registar os exames realizados, a data de realização, e os respetivos pacientes e resultados. No menu Accounting é possível registar novas faturas e fazer a gestão das já existentes. No menu Admission/ Patient é possível registar novos pacientes, editar pacientes já existentes, eliminar pacientes, admitir pacientes, registar exames e diagnósticos associados a pacientes, registar e gerir as despesas dos pacientes, visualizar a informação clínica e terapêutica dos doentes, além das respetivas visitas e efetuar a fusão de processos clínicos eletrónicos. Existe também um menu de estatísticas que possibilita a extração de relatórios como “Pacientes registados”; “Pacientes registados por origem”; ”Pacientes registados por idade e sexo”; etc. O menu Printing permite que sejam impressas listagens de doenças e de exames. Além do clique com o botão do lado esquerdo do rato, todos os menus são acessíveis através de atalhos feitos com a conjugação da tecla “alt” com a letra que está sublinhada em cada um dos botões. Alguns exemplos são o Close alt + C; File alt + F; General Data alt + G; Patient Vacines alt + V; Statistics alt + t. Requisitos De acordo com a lista de requisitos da SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde), o software Open Hospital não verifica nenhum dos requisitos das seguintes normas:

  • “NGS1.01 - Controle de versão do software”;
  • “NGS1.02 - Identificação e autenticação de usuário”;
  • “NGS1.03 - Controle de sessão de usuário”;
  • “NGS1.04 - Autorização de controlo de acesso”;
  • “NGS1.05 - Disponibilidade do RES”;
  • “NGS1.06 - Comunicação remota”;
  • “NGS1.08 - Auditoria”;
  • “NGS1.11 - Notificação de ocorrências”;
  • “NGS1.13 – Privacidade”;
  • “NGS2.02 – Assinatura Digital”;
  • “NGS2.04 – Digitalização de Documentos”;
  • “NGS2.05 – Impressão de Registro Assinado Digitalmente”;
  • “ESTR.08 - Associações”;
  • “FUNC.02 - Problemas / condições de saúde e outras questões”;
  • “FUNC.04 - Suporte à decisão, protocolos clínicos e alertas.”;
  • “FUNC.08 - Garantia de qualidade”;
  • “FUNC.09 - Captura de dados”;
  • “UNC.13 - Protocolos de mensagens”;
  • “FUNC.14 - Troca de registros”;
  • “FUNC.16 - Consentimento”;
  • “FUNC.19 - Competência e governança clínica”;
  • “FUNC.20 – Fé Pública”;
  • “FUNC.21 - Preservação de contexto”;
  • “FUNC.22 - Permanência”;
  • “FUNC.24 - Ética”;
  • “FUNC.25 - Direitos do paciente”;
  • “FUNC.26 - Questões culturais”;
  • “FUNC.27 - Evolução”;
  • “FUNC.28 - Acesso”;
  • “SGED.01 - Gerais”.

Este software respeita todos os requisitos das seguintes normas:

  • “NGS1.10 - Tempo”;
  • “ESTR.02 - Dados estruturados”;
  • “ESTR.06 - Dados de referência”;
  • “ESTR.10 - Representação de texto”;
  • “FUNC.03 - Raciocínio Clínico”;
  • “FUNC.05 - Planejamento Terapêutico”;
  • “FUNC.07 - Assistência integral”;
  • “FUNC.10 - Recuperação/ consultas e visões”;
  • “FUNC.12 - Escalabilidade e performance”;

Análise do Sistema

Vantagens

  • Parametrizações iniciais permitem coerência e uniformidade nos registos de vacinas, exames, doenças, etc;
  • Boa forma de apresentação do calendário de medicação e visitas;
  • Manual de utilizador como mais-valia;
  • Ecrãs de parametrização intuitivos e fáceis de utilizar;

Desvantagens

  • Não existe possibilidade de gestão de logins;
  • A responsabilidade dos registos não é diferenciada;
  • Utilização de atalho de teclado como vantagem;
  • Falta informação sobre as versões do software;

Referências