Comité Europeu de Normalização

Fonte: aprendis
Revisão em 15h58min de 31 de julho de 2015 por Maria João Simões (discussão | contribs)
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Comité Europeu de Normalização
Designação European Committee for Standardization
Sigla
Ano de Criação 1961
Entidade Criadora
Entidade Gestora
Versão Atual
Área(s) de Aplicação

CEN - European Committee for Standardization

Fundada em 1961 e sediada em Bruxelas, a CEN designa-se como uma organização sem fins lucrativos que reúne os Organismos Nacionais de Normalização de 33 países europeus. Este organismo privado, é responsável pelo desenvolvimento e definição de normas europeias e tem como principal objetivo, produzir padrões de alta qualidade aos produtos. A normalização a nível europeu permite uma venda muito mais fácil dos produtos ou serviços das empresas aos seus clientes, no mercado Europeu. Estas normas europeias, permitem refletir através de um consenso económico e social entre os 33 países membros do CEN. As intervenções para criação de novas normas são incitadas geralmente pela indústria, no entanto, PME’s, consumidores e associações também o fazem, embora em menor número.

Estrutura da Direção

A Cen é governada atualmente por três corpos:

  • Assembleia Geral (CEN / AG), órgão supremo da associação;
  • Comité Presidencial e dos seus órgãos consultivos (CEN-CENELEC / PC);
  • Conselho de Administração (CEN / CA)

Áreas onde Atua

O CEN disponibiliza uma plataforma que possibilita o desenvolvimento destas normas associadas a uma série de produtos, assim como também de matérias, serviços e processos. Atua em diversas áreas, tais como:

  • Ar e do Espaço
  • Produtos Químicos
  • Construção
  • Produtos de Consumo
  • Defesa e Segurança
  • Energia
  • Ambiente
  • Alimentação Humana e Animal
  • Saúde e Segurança
  • Cuidados de Saúde
  • TIC
  • Máquinas
  • Materiais
  • Equipamentos Sob Pressão
  • Serviços
  • Vida Inteligente
  • Transporte
  • Embalagem

Ambição para 2020

A CEN, espera vir a obter em 2010, uma influência global, com uma maior relevância regional e um maior reconhecimento pelos serviços prestados, obter uma rede de excelência e destacar-se pela inovação e crescimento, com esperança futura de ser um sistema de normalização sustentável.

Links Externos