Sistema de Informação sobre Mortalidade
SIM - sistema de informação sobre mortalidade . (página em edição)
Dentre os diversos sistemas de informações disponíveis no Sistema Único de Saúde SUS brasileiro, encontra-se o Sistema de Informação sobre a Mortalidade(SIM). O SIM é um banco de dados criado a partir de registro de atestados de óbito no Brasil. Os atestados de óbito nesse país devem ser preenchidos por médicos e, nos casos de morte por causa não natural, por peritos legistas, após necropsia.
O SIM pode ser acessado a partir da página online do DATASUS. Para se ter acesso ao sistema deve-se efetuar um login criado a partir do CPF ou passaporte que é restrito a pessoas previamente cadastradas pelas secretarias de saúde. Os níveis de acesso podem ser definidos no momento cadastramento do usuário.
O Sistema de Informações sobre Mortalidade foi criado para a obtenção regular de dados sobre mortalidade no país. A partir dele é possível a captação desses dados contribuindo para gestão na saúde pública com a criação de indicadores, produção de estatística em mortalidade, análises epidemiológicas e sociodemográficas. Com base nessas informações é possível realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas de saúde.
A tela do menu principal dá acesso a todos os tópicos do sistema: tabelas, declaração de Óbito, relatórios, controle de distribuição de DOs ( Declarações de óbito), duplicidade e atualização de dados.
É possível fazer a transmissão de dados automatizada utilizando a ferramenta sisnet gerando a tramitação dos dados de forma ágil e segura entre os níveis municipal > estadual > federal, bem como fazer o backup on-line dos níveis de instalação (Municipal, Regional, e Estadual.)