Comité Europeu de Normalização
CEN - European Committee for Standardization
Fundada em 1961 e sediada em Bruxelas, a CEN designa-se como uma organização sem fins lucrativos que reúne os Organismos Nacionais de Normalização de 33 países europeus. Este organismo privado, é responsável pelo desenvolvimento e definição de normas europeias e tem como principal objetivo, produzir padrões de alta qualidade aos produtos. A normalização a nível europeu permite uma venda muito mais fácil dos produtos ou serviços das empresas aos seus clientes, no mercado Europeu. Estas normas europeias, permitem refletir através de um consenso económico e social entre os 33 países membros do CEN. As intervenções para criação de novas normas são incitadas geralmente pela indústria, no entanto, PME’s, consumidores e associações também o fazem, embora em menor número.
Estrutura da Direção
A Cen é governada atualmente por três corpos:
- Assembleia Geral (CEN / AG), órgão supremo da associação;
- Comité Presidencial e dos seus órgãos consultivos (CEN-CENELEC / PC);
- Conselho de Administração (CEN / CA)
Àreas onde Atua
O CEN disponibiliza uma plataforma que possibilita o desenvolvimento destas normas associadas a uma série de produtos, assim como também de matérias, serviços e processos. Atua em diversas áreas, tais como:
- Ar e do Espaço
- Produtos Químicos
- Construção
- Produtos de Consumo
- Defesa e Segurança
- Energia
- Ambiente
- Alimentação Humana e Animal
- Saúde e Segurança
- Cuidados de Saúde
- TIC
- Máquinas
- Materiais
- Equipamentos Sob Pressão
- Serviços
- Vida Inteligente
- Transporte
- Embalagem
Ambição para 2020
Ter uma influência global, relevância regional, reconhecimento maior, uma rede de excelência, inovação e crescimento e um sistema de normalização sustentável.