Fases de um sistema de informação

Fonte: aprendis
Revisão em 16h28min de 11 de fevereiro de 2016 por Rcorreia (discussão | contribs) (→‎Modelo Waterfall)
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Existem diversos modelos para o desenvolvimento de Sistemas de Informação:

Cada modelo compreende um conjunto particular de fases que, com mais ou menos variações, procuram cumprir o mesmo objetivo: desenvolver e construir sistemas de informação capazes de suprir as necessidades dos seus utilizadores.



Modelo Waterfall

O modelo waterfall (ou "em cascata") é um modelo de desenvolvimento de software/sistemas de informação sequencial, isto é, no qual as fases se sucedem umas às outras de forma constante (como o fluir de uma cascata):

  1. Análise de requisitos;
  2. Projeto;
  3. Implementação;
  4. Testes (validação);
  5. Integração;
  6. Manutenção de software.
Cascata.jpg

Fonte:Google Images


Neste modelo, a passagem de uma fase para a seguinte é puramente sequencial. Isto significa que só se inicia uma nova fase quando a anterior está completa. Por isto, é considerado rígido - não permite voltar atrás numa fase para fazer melhoramentos (uma fase só é terminada quando considerada "perfeita") - e monolítico - não inclui a participação dos utilizadores no processo. Mais ainda, as métricas utilizadas nas estimativas de tempo e recursos são imprecisas, levando a que, quase sempre, o planeamento das atividades tenha que ser revisto. No entanto, devido à sua rigidez, o modelo em cascata não permite os reajustes necessários, causando o não cumprimento dos prazos estipulados inicialmente.



Modelo em Espiral

O modelo em espiral é um modelo de desenvolvimento de software/sistemas de informação cíclico onde, em cada ciclo, existem fases de avaliação e planeamento.

Este modelo foi desenvolvido para abranger as melhores características tanto do ciclo de vida clássico como da prototipação, acrescentando, ao mesmo tempo, um novo elemento - a análise de riscos - que falta a esses paradigmas. Em Modelo em Espiral

Existem diferentes variações do modelo, sendo que todos compreendem entre três e seis tarefas/setores que incluem:

  • Comunicação com o cliente;
  • Planeamento;
  • Análise de risco;
  • Engenharia;
  • Construção e liberação;
  • Avaliação do cliente.
Espiral.gif

Fonte: Google Images


A dimensão radial representa o custo acumulado actualizado e a dimensão angular representa o progresso através da espiral. Cada sector da espiral corresponde a uma tarefa (fase) do desenvolvimento. Em Modelo em Espiral

Ao contrário do modelo em cascata, este é flexível e inclui a participação dos utilizadores durante todo o processo. É uma abordagem mais realista e evolutiva.



Modelo Agile

O modelo agile é um modelo de desenvolvimento de software/sistemas de informação que tem como objetivo minimizar o risco através do desenvolvimento em janelas de tempo pequenas, chamadas de iterações. Cada iteração é um "mini-projeto" que inclui todas as fases necessárias à criação de novo software:

  • Planeamento;
  • Análise de Requisitos;
  • Projeto;
  • Codificação;
  • Teste;
  • Documentação.

Para cada iteração, que tem uma duração típica de 1 a 4 semanas, é, então, lançada uma versão do SI.


Agile.jpg

Fonte: Google Images


Na criação de novo software, então, devem estar envolvidas todas as pessoas necessárias ao desenvolvimento do SI, nomeadamente: os programadores, os clientes, os projetistas, os responsáveis pela realização dos testes, etc. Este método dá uma grande importância à comunicação presencial, desenfatizando o papel da comunicação escrita. Consequentemente, o modelo agile dá origem a pouca documentação, o que pode ser visto como um ponto negativo, uma vez que a criação de documentação pode ser muito útil em iterações futuras ou novos projetos de desenvolvimento.

Fases

  1. Levantamento de requisitos
  2. Desenvolvimento de sistemas de informação
  3. Testes a sistemas de informação
  4. Implementação de sistemas de informação
  5. Manutenção de sistemas de informação
  6. Gestão de sistemas de informação
  7. Avaliação de sistemas de informação