Implementação de sistemas de informação

Fonte: aprendis
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A implementação é uma fase de um sistema de informação e consiste na "entrega" dos mesmos às organizações, isto é, na integração dos sistemas no ambiente organizacional cliente para que possam iniciar a sua atividade. Esta fase implica, não só, a implementação do sistema de informação tecnológico, mas também do sistema de atividades humanas (papéis/atividades dos utilizadores).

Implementação do Sistema de Informação Tecnológico

  • Aquisição do software;
    • Contratos com Total Cost of Ownership (TCO) e Service Level Agreements (SLA)
  • Aquisição do hardware;
    • Dimensionar para os anos seguintes
    • Ter atenção à redudância e balanceamento
  • Preparação e conversão de dados;
    • Exigir documentação das bases de dados
  • Instalação;
    • Criação de ambientes de QA (Quality Assurance)
  • Teste;
  • Entrega.

Implementação do Sistema de Atividades Humanas

  • Estabelecimento de grupos de trabalho;
  • Formação de utilizadores e operadores;
    • Avaliar a rotatividade de pessoal e a necessidade de mais acções de formação
  • Aceitação do sistema pelos grupos de utilizadores.

Tipos de Implementação

  • Conversão direta - o sistema de informação antigo é desativado e totalmente substituído pelo novo sistema;
  • Implementação paralela - o novo sistema de informação é implementado paralelamente ao sistema antigo, funcionando os dois em simultâneo até que se entenda que o novo está totalmente operacional e pronto para substituir o antigo;
  • Implementação híbrida.

Tipos de fornecedores

  • Empresas privadas
    • Empresas de dimensão média ou grande
    • Start-ups
  • Ministério da Saúde
    • Empresas publicas
  • Desenvolvimento interno
  • Universidades