Desenvolvimento de sistemas de informação
Fonte: aprendis
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Existem duas abordagens principais distintas para o desenvolvimento de sistemas de informação:
- Desenvolvimento à medida:
- Construção do sistema corresponde diretamente aos requisitos da organização/dos utilizadores;
- Implica, tipicamente, um grande investimento, nomeadamente no que refere os recursos internos qualificados.
- Desenvolvimento por pacotes:
- Construção do sistema através da aquisição de um pacote de soluções de software já desenvolvidas, que correspondem mais ou menos aos requisitos pedidos pela organização/pelos utilizadores;
- Implica, tipicamente, um maior trabalho de configuração e adaptação, que pode ser mais ou menos complexo e envolver mais ou menos recursos dependendo do sistema.
Recursos para o Desenvolvimento de Sistemas de Informação
- Técnicas:
- Centradas no desenvolvedor:
- Técnicas de análise de dados;
- Técnicas de análise de processos;
- Técnicas de análise de objetos;
- Centradas no utilizador:
- Prototipagem;
- Cenários;
- Casos de uso;
- Centradas no desenvolvedor:
- Métodos:
- Métodos estruturados;
- Desenvolvimento rápido de aplicações;
- Métodos orientados a objetos;
- Ferramentas:
- CASE - Computer Aided Software Engineering:
- Apoia e automatiza partes do processo de construção de SI;
- CAISE - Computer Aided Information Systems Engineering:
- Apoia e automatiza parte do processo completo de desenvolvimento de SI.
- CASE - Computer Aided Software Engineering:
Atividades da Construção de Sistemas de Informação
A construção de um sistema de informação envolve a programação/configuração, teste e documentação do sistema. Desta fase fazem parte as seguintes atividades:
- Construção da aplicação:
- Interface com o utilizador;
- Regras do negócio;
- Gestão dos dados;
- Teste da aplicação:
- Teste de unidades;
- Teste do sistema;
- Teste de integração;
- Teste de aceitação;
- Documentação da aplicação:
- Documentação do utilizador;
- Documentação do sistema;
- Construção do sistema de atividades humanas:
- Especificação das funções e papéis;
- Especificação da estrutura organizacional;
- Especificação de procedimentos e tarefas.