Telemedicina
Conceito
A palavra telemedicina se resulta da junção dos termos “tele”, originada do grego, que significa: à distância; e “medicina”, que tem sua origem do latin mederi, significando: cura. Dessa forma, telemedicina significa medicina à distância ou cura à distância.
A Telemedicina está na intercessão das áreas da medicina, tecnologia da informação e telecomunicações. A Organização Mundial de Saúde (OMS), a define como sendo a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico; tais serviços são providos por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como, para fins de pesquisas e avaliações
Para a American Telemedicine Association (ATA) a Telemedicina é a troca de informações médicas entre uma localidade e outra, através dos meios de comunicação eletrônica, visando a melhoria da assistência à saúde.
A sua primeira definição formal foi dada em 1971, por Bird. Para ele a Telemedicina é uma prática da medicina que utiliza uma interação de sistema de comunicação áudio-visual sem a confrontação habitual médico-paciente (Tulu et al, 2005). A partir de então, outras definições formais foram surgindo na literatura e todas se referindo, de forma geral, à provisão de serviços médicos utilizando tecnologias de informação e comunicação.