Disciplina de Investigação e Comunicação Científica @FMUP
Fonte: aprendis
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Disciplina de Investigação e Comunicação Científica @FMUP | |
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Depende do Curso | Mestrado em Informática Médica |
Docente Responsável | Pedro Pereira Rodrigues, Cristina Maria Nogueira da Costa Santos |
Temas abordados | Metodologias de investigação, Gestão de dados, Probabilidade, Representação gráfica, Amostragem |
Descrição
Objetivos de aprendizagem
Dotar os alunos de conhecimentos e competências na definição, produção e divulgação de investigação científica em informática médica.
- Competências
- Definir e planificar estudos de investigação em informática médica;
- Pesquisar informação em bases de dados electrónicas de conhecimento biomédico;
- Escrever, e submeter para revisão, artigos científicos originais e de revisão;
- Efectuar comunicações orais e em poster de trabalhos científicos;
- Efectuar e descrever análises de estatística descritiva e de inferência estatística.
- Conhecimentos
- Protocolos de investigação em informática médica;
- Forma e conteúdo de artigos científicos originais;
- Características específicas de artigos de revisão científica;
- Estratégias de comunicação de trabalhos científicos;
- Probabilidade, estatística descritiva, inferência e modelação estatística.
- Comportamentos
- Manter-se informado dos desenvolvimentos do conhecimento na área da informática médica;
- Melhoria do espírito crítico na escrita e interpretação de relatórios de investigação científica;
- Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado;
- Fomentar o espírito crítico de análise de dados.
Conteúdos programáticos
- Fases de uma investigação e definição do protocolo;
- Desenhos de Estudo;
- Pesquisa bibliográfica;
- Escrita de artigos científicos;
- Processo de submissão e revisão científica;
- Artigos de revisão;
- Comunicações científicas;
- Gestão de dados, tipos de dados e verificação de dados;
- Medidas de localização e dispersão;
- Introdução à probabilidade;
- Distribuição normal e outras distribuições teóricas;
- Representação gráfica;
- Técnicas de amostragem;
- Intervalos de confiança;
- Princípio de Teste de hipóteses;
- Testes paramétricos e não paramétricos: testes-t, testes-f (One-Way ANOVA); Mann-Whitney; Kruskal-Wallis; Wilcoxon; Qui-quadrado;
- Correlação paramétrica e Regressão linear simples.
Resultados da aprendizagem
Os conteúdos lecionados dotarão os alunos dos conceitos necessários e suficientes para compreender e aplicar os métodos a que a unidade curricular se propõe, ao mesmo tempo que permitirão dotar os alunos das competências de integração das técnicas na futura prática.
Metodologias de ensino
Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais para interpretação e avaliação de artigos científicos, pesquisa bibliográfica e escrita de protocolo.
Métodos de avaliação
Exame teórico (8 valores), elaboração e apresentação de artigo de revisão (6 valores) e trabalho prático de análise de dados (6 valores).
Bibliografia principal
- ICMJE. (2010, January). Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication. International Committee of Medical Journal Editors;
- Liu, J. L. Y., & Wyatt, J. C. (2011). The case for randomized controlled trials to assess the impact of clinical information systems;
- Journal of the American Medical Informatics Association : JAMIA, 18(2), 173–80;
- Pai, M., McCulloch, M., Gorman, J. D., Pai, N., Enanoria, W., Kennedy, G., Tharyan, P., et al. (2004). Systematic reviews and metaanalyses: an illustrated, step-by-step guide. National Medical Journal of India, 17(2), 86–95;
- WHO. (2012). Guide for writing a Research Protocol for research involving human participation. World Health Organization. World Health Organization;
- Petrie, A., & Sabin, C. (2009). Medical statistics at a glance;
- Ho, R. (2006). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Chapman and Hall/CRC.