Desenvolvimento de sistemas de informação

Fonte: aprendis
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Desenvolvimento à medida ou por pacotes

Existem duas abordagens principais distintas para o desenvolvimento de sistemas de informação:

  • Desenvolvimento à medida:
    • Construção do sistema corresponde diretamente aos requisitos da organização/dos utilizadores;
    • Implica, tipicamente, um grande investimento, nomeadamente no que refere os recursos internos qualificados.


  • Desenvolvimento por pacotes:
    • Construção do sistema através da aquisição de um pacote de soluções de software já desenvolvidas, que correspondem mais ou menos aos requisitos pedidos pela organização/pelos utilizadores;
    • Implica, tipicamente, um maior trabalho de configuração e adaptação, que pode ser mais ou menos complexo e envolver mais ou menos recursos dependendo do sistema.


Recursos para o Desenvolvimento de Sistemas de Informação

  • Técnicas:
    • Centradas no desenvolvedor:
      • Técnicas de análise de dados;
      • Técnicas de análise de processos;
      • Técnicas de análise de objetos;
    • Centradas no utilizador:
      • Prototipagem;
      • Cenários;
      • Casos de uso;
  • Métodos:
    • Métodos estruturados;
    • Desenvolvimento rápido de aplicações;
    • Métodos orientados a objetos;
  • Ferramentas:
    • CASE - Computer Aided Software Engineering:
      • Apoia e automatiza partes do processo de construção de SI;
    • CAISE - Computer Aided Information Systems Engineering:
      • Apoia e automatiza parte do processo completo de desenvolvimento de SI.

Atividades da Construção de Sistemas de Informação

A construção de um sistema de informação envolve a programação/configuração, teste e documentação do sistema. Desta fase fazem parte as seguintes atividades:

  • Construção da aplicação:
    • Interface com o utilizador;
    • Regras do negócio;
    • Gestão dos dados;
  • Teste da aplicação:
    • Teste de unidades;
    • Teste do sistema;
    • Teste de integração;
    • Teste de aceitação;
  • Documentação da aplicação:
    • Documentação do utilizador;
    • Documentação do sistema;
  • Construção do sistema de atividades humanas:
    • Especificação das funções e papéis;
    • Especificação da estrutura organizacional;
    • Especificação de procedimentos e tarefas.