Registos Clínicos

Fonte: aprendis
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Registo clínico
“É um registo que contém informação clínica da saúde e da doença de um paciente, após este ter procurado auxílio médico. Habitualmente as notas são feitas por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. “ in “Handbook of Medical Informatics” – JH van Bemmel

Conteúdo

Estes registos contêm considerações, achados, resultados de meios complementares de diagnóstico e informações sobre o tratamento do processo patológico.

Componentes informacionais

Componentes de um registo clínico genérico:

  • história clínica;
  • exame físico;
  • diário;
  • diagnósticos;
  • tratamentos efectuados;
  • relatórios de meios complementares de diagnóstico:
    • testes laboratoriais
    • Rx, tomografias computorizadas, ecografias
    • testes de função respiratória
    • ECG
    • endoscopias
    • ...

Objectivos

“to recall observations, to inform others, to instruct students, to gain knowledge, to monitor performance and to justify interventions” [Reiser, 1991]

As várias utilizações descritas na afirmação acima, embora diversas, têm o mesmo objectivo – permitir a aplicação das ciências da saúde de forma a melhorar o bem estar dos pacientes

Organização do registo clínico

  • Cronológica
  • Orientada à fonte (source-oriented): Dados organizados consoante a sua origem, ou seja, a proveniencia da informação determina a sua catalogação e consequente registo
  • Orientada a problemas (Problem-oriented): Dados organizados por problema/doença do paciente. Para cada problema é criada uma estrutura tipo SOAP:
    • Subjectivo – historia clínica
    • Objectivo – exame físico
    • Análise – exames auxiliares de diagnóstico e conclusões como diagnósticos
    • Plano – plano médico ou tratamento

Benefícios do registo em papel

DesenhoEmRegistoPapel.png
  • São facilmente transportáveis
  • A introdução de dados está facilitada
  • Versatilidade no registo de dados (cada profissional adapta o registo às suas preferências)
  • Não obrigam a formação específica

Problemas do registo em papel

  • Ilegibilidade dos registos médicos por outros profissionais de saúde
  • Inconsistência de formato e de localização da informação
  • Falta de estruturação interna dos registos
  • Duplicidade de informação
  • Perda / erro de informação