Disciplina de Investigação e Comunicação Científica @FMUP

Fonte: aprendis
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Disciplina de Investigação e Comunicação Científica @FMUP
Depende do Curso Mestrado em Informática Médica
Docente Responsável Pedro Pereira Rodrigues, Cristina Maria Nogueira da Costa Santos
Temas abordados Metodologias de investigação, Gestão de dados, Probabilidade, Representação gráfica, Amostragem


Objetivos de aprendizagem

Dotar os alunos de conhecimentos e competências na definição, produção e divulgação de investigação científica em informática médica.


Competências
  • Definir e planificar estudos de investigação em informática médica;
  • Pesquisar informação em bases de dados electrónicas de conhecimento biomédico;
  • Escrever, e submeter para revisão, artigos científicos originais e de revisão;
  • Efectuar comunicações orais e em poster de trabalhos científicos;
  • Efectuar e descrever análises de estatística descritiva e de inferência estatística.


Conhecimentos
  • Protocolos de investigação em informática médica;
  • Forma e conteúdo de artigos científicos originais;
  • Características específicas de artigos de revisão científica;
  • Estratégias de comunicação de trabalhos científicos;
  • Probabilidade, estatística descritiva, inferência e modelação estatística.


Comportamentos
  • Manter-se informado dos desenvolvimentos do conhecimento na área da informática médica;
  • Melhoria do espírito crítico na escrita e interpretação de relatórios de investigação científica;
  • Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado;
  • Fomentar o espírito crítico de análise de dados.


Conteúdos programáticos

  • Fases de uma investigação e definição do protocolo;
  • Desenhos de Estudo;
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Escrita de artigos científicos;
  • Processo de submissão e revisão científica;
  • Artigos de revisão;
  • Comunicações científicas;
  • Gestão de dados, tipos de dados e verificação de dados;
  • Medidas de localização e dispersão;
  • Introdução à probabilidade;
  • Distribuição normal e outras distribuições teóricas;
  • Representação gráfica;
  • Técnicas de amostragem;
  • Intervalos de confiança;
  • Princípio de Teste de hipóteses;
  • Testes paramétricos e não paramétricos: testes-t, testes-f (One-Way ANOVA); Mann-Whitney; Kruskal-Wallis; Wilcoxon; Qui-quadrado;
  • Correlação paramétrica e Regressão linear simples.


Resultados da aprendizagem

Os conteúdos lecionados dotarão os alunos dos conceitos necessários e suficientes para compreender e aplicar os métodos a que a unidade curricular se propõe, ao mesmo tempo que permitirão dotar os alunos das competências de integração das técnicas na futura prática.


Metodologias de ensino

Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais para interpretação e avaliação de artigos científicos, pesquisa bibliográfica e escrita de protocolo.


Métodos de avaliação

Exame teórico (8 valores), elaboração e apresentação de artigo de revisão (6 valores) e trabalho prático de análise de dados (6 valores).


Bibliografia principal

  • ICMJE. (2010, January). Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication. International Committee of Medical Journal Editors;
  • Liu, J. L. Y., & Wyatt, J. C. (2011). The case for randomized controlled trials to assess the impact of clinical information systems;
  • Journal of the American Medical Informatics Association : JAMIA, 18(2), 173–80;
  • Pai, M., McCulloch, M., Gorman, J. D., Pai, N., Enanoria, W., Kennedy, G., Tharyan, P., et al. (2004). Systematic reviews and metaanalyses: an illustrated, step-by-step guide. National Medical Journal of India, 17(2), 86–95;
  • WHO. (2012). Guide for writing a Research Protocol for research involving human participation. World Health Organization. World Health Organization;
  • Petrie, A., & Sabin, C. (2009). Medical statistics at a glance;
  • Ho, R. (2006). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Chapman and Hall/CRC.


Trabalhos de alunos