Computação Ubíqua

Fonte: aprendis
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A Computação Ubíqua (também conhecida por Computação Pervasiva [1]) foi primeiramente assim denominada pelo cientista Mark Weiser em 1988. [2]
Como o seu próprio nome indica, consiste na omnipresença da tecnologia no nosso quotidiano, interligando assim o fator humano com as tecnologias e o ambiente. [3]


Definição e Objetivo

Computação Ubíqua

A Computação Úbíqua utiliza a rede wireless com o propósito de interligar os diferentes dispositivos presentes no nosso ambiente para que a informação e a comunicação sejam acedidas sem qualquer esforço, em qualquer lugar e sem ser necessário um suporte material. Assim, os dispositivos que se encontram interligados estão disponíveis de uma forma constante para que a informação recolhida seja utilizada por qualquer pessoa de forma inata ou seja, quando esta quiser, onde quiser e para o propósito que quiser. [1][3][4]


Características

Após a definição do conceito, é necessário apresentar as principais características deste tipo de computação: [1][3]

  • O fator principal é o humano e não a computação/tecnologia;
  • Inserção no meio ambiente;
  • Utiliza recursos tanto locais como globais, visíveis e invisíveis assim como sociais (públicos);
  • Aquisição e dissipação de informação e comunicação em tempo real;
  • Dispositivos eletrónicos globalmente interligados e constantemente disponíveis;
  • A relação computação-pessoa não é unipessoal, ou seja, é considerada uma relação entre vários dispositivos e várias pessoas, ao mesmo tempo;
  • Tecnologia wireless e grandes avanços tecnológicos.


Distinção entre Realidade Virtual, PDA e Computação Ubíqua

Por vezes, a Computação Ubíqua é confundida com a Realidade Virtual ou com os PDAs (Personal Digital Assistant). No entanto, a computação ubíqua não pressupõe a necessidade de um suporte material para que a informação seja acedida visto que é possível fazê-lo em qualquer lugar e compreende a conexão de todos os dispositivos através de redes wireless, o que contrasta com os PDAs.[5]

Por outro lado, a Realidade Virtual é uma simulação de uma realidade não existente, o que contrapõe a Computação Ubíqua visto que esta integra informação e comunicação num mundo físico e quotidiano. [5]

Em suma, a Computação Ubíqua transmite ao seu utilizador a sensação de que é este que efetua o que deseja e não que apenas efetua um comando a um computador, dado que a tecnologia está omnipresente. [5]


Vantagens vs Desvantagens

Vantagens Desvantagens
Rápido e Eficiente Elevados custos de implementação e manutenção
Acesso oportuno a informação relevante à população Segurança – possíveis ataques informáticos
Maior facilidade em tarefas do quotidiano Elevada complexidade – vários dispositivos interligados com tarefas específicas e complexas

Referências