Computação Ubíqua
A Computação Ubíqua (também conhecida por Computação Pervasiva [1]) foi primeiramente assim denominada pelo cientista Mark Weiser em 1988. [2]
Como o seu próprio nome indica, consiste na omnipresença da tecnologia no nosso quotidiano, interligando assim o fator humano com as tecnologias e o ambiente. [3]
Definição e Objetivo
A Computação Úbíqua utiliza a rede wireless com o propósito de interligar os diferentes dispositivos presentes no nosso ambiente para que a informação e a comunicação sejam acedidas sem qualquer esforço, em qualquer lugar e sem ser necessário um suporte material. Assim, os dispositivos que se encontram interligados estão disponíveis de uma forma constante para que a informação recolhida seja utilizada por qualquer pessoa de forma inata ou seja, quando esta quiser, onde quiser e para o propósito que quiser. [1][3][4]
Características
Após a definição do conceito, é necessário apresentar as principais características deste tipo de computação: [1][3]
- O fator principal é o humano e não a computação/tecnologia;
- Inserção no meio ambiente;
- Utiliza recursos tanto locais como globais, visíveis e invisíveis assim como sociais (públicos);
- Aquisição e dissipação de informação e comunicação em tempo real;
- Dispositivos eletrónicos globalmente interligados e constantemente disponíveis;
- A relação computação-pessoa não é unipessoal, ou seja, é considerada uma relação entre vários dispositivos e várias pessoas, ao mesmo tempo;
- Tecnologia wireless e grandes avanços tecnológicos.
Distinção entre Realidade Virtual, PDA e Computação Ubíqua
Por vezes, a Computação Ubíqua é confundida com a Realidade Virtual ou com os PDAs (Personal Digital Assistant). No entanto, a computação ubíqua não pressupõe a necessidade de um suporte material para que a informação seja acedida visto que é possível fazê-lo em qualquer lugar e compreende a conexão de todos os dispositivos através de redes wireless, o que contrasta com os PDAs.[5]
Por outro lado, a Realidade Virtual é uma simulação de uma realidade não existente, o que contrapõe a Computação Ubíqua visto que esta integra informação e comunicação num mundo físico e quotidiano. [5]
Em suma, a Computação Ubíqua transmite ao seu utilizador a sensação de que é este que efetua o que deseja e não que apenas efetua um comando a um computador, dado que a tecnologia está omnipresente. [5]
Vantagens vs Desvantagens
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
Rápido e Eficiente | Elevados custos de implementação e manutenção |
Acesso oportuno a informação relevante à população | Segurança – possíveis ataques informáticos |
Maior facilidade em tarefas do quotidiano | Elevada complexidade – vários dispositivos interligados com tarefas específicas e complexas |
Referências
- ↑ 1,0 1,1 1,2 https://www.techopedia.com/definition/22702/ubiquitous-computing
- ↑ http://www.ubiq.com/weiser/UbiHome.html
- ↑ 3,0 3,1 3,2 http://www.ics.uci.edu/faculty/area/area_ubi.php
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=X-GXO_urMow
- ↑ 5,0 5,1 5,2 http://www.ubiq.com/hypertext/weiser/UbiCompHotTopics.html