Sistemas de Informação em Saúde
Um sistema é um conjunto de elementos interconectados, em que as transformações ocorridas numa das partes influenciam todas as outras. Com origem grega, o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".
Um sistema é, normalmente, constituído por componentes (ou elementos) que estão ligados uns aos outros para facilitar o fluxo de informações, matéria ou energia. O termo é também usado para descrever qualquer conjunto de entidades que interajam e sobre o qual um modelo matemático pode ser construído.
Conteúdos
- Digitalização de informação
- Bases de Dados
- Estrutura de Bases de Dados em Saúde
- Bases de Dados Não-Relacionais em Saúde
- Bases de Dados Brasileiras
- Bases de Conhecimento
- Tipos de sistemas de informação em saúde
- Core business (ADT - Admission-Discharge-Transfer)
- Financeiros
- Comunicação
- Departamentais de Suporte
- Documentação Clínica
- Sistemas departamentais
- Alertas / avisos
- Vigilância
- Sistemas de apoio à decisão
- Sistemas de informação hospitalares
- Sistemas de suporte operacional e de gestão em organizações de Saúde
- Registos clínicos electrónicos
- Registos Pessoais de Saúde
- Normas e Terminologias
- Fases de um sistema de informação
- Sistemas de informação Nacionais
- Futuro dos sistemas de informação em saúde
- Principais Eventos em Sistemas de Informação em Saúde
- Principais Revistas em Sistemas de Informação em Saúde
- Sistemas de Informação Open-Source na área da Saúde
- Dispositivos móveis
- Gestão da Prática Médica
- Gestão de Sistemas de Saúde
- Imagiologia
- Teste de Interoperabilidade
- Investigação
- Medicina Dentária
- Registos de Saúde Eletrónicos
- Saúde Pública e Vigilância
- Sistemas de Informação Médica
- Outros
Disciplinas/Cursos associados
Disciplina de Extração de Conhecimento de Dados em Saúde @FMUP
Sistemas de Informação em Saúde | |
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Depende do Curso | Mestrado em Informática Médica |
Docente Responsável | José Alberto da Silva Freitas, Pedro Pereira Rodrigues |
Temas abordados | Machine learning, Data mining, Modelação de dados, Aprendizagem automática, Text Mining, Web mining |
Objetivos de aprendizagem
Nesta unidade curricular serão abordados métodos de aprendizagem automática para a prospeção e extração de conhecimento de dados (data mining) na área da saúde.
No final, os alunos deverão conhecer algumas técnicas, saber aplicá-las a novos problemas e saber interpretar os resultados obtidos.
Conteúdos programáticos
- Machine learning e data mining (introdução, cenários de aplicação, processo de data mining; características específicas da área da saúde);
- Modelação de dados, pré-processamento de dados médicos, qualidade de dados em saúde;
- Aprendizagem automática supervisionada (árvore de decisão, classificação Bayesiana, redes neuronais);
- Aprendizagem automática não supervisionada (análise de clusters, análise de casos desviantes, associação e análise de padrões frequentes);
- Avaliação de técnicas de aprendizagem automática (modelos de classificação, clustering);
- Noções básicas de visual data mining, text mining e Web mining.
Software: RapidMiner, Weka e R
Resultados da aprendizagem
Os conteúdos lecionados dotarão os alunos dos conceitos necessários e suficientes para compreender e aplicar os métodos de aprendizagem automática para a prospeção e extração de conhecimento de dados na área da saúde. No final, os alunos deverão conhecer algumas técnicas, saber aplicá-las a novos problemas e saber interpretar os resultados obtidos.
Os conteúdos lecionados permitirão ainda dotar os alunos das competências de integração das técnicas abordadas em contextos de prática clínica, de investigação e de análises de dados nos sistemas de informação em saúde.
Metodologias de ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais, para resolução de problemas práticos em cenários de saúde, com utilização de software específico para desenvolvimento de competências.
Avaliação dos trabalhos individuais e de grupo propostos, com apresentação oral, e exame final.
Bibliografia principal
- Data Mining: Concepts and Techniques. Jiawei Han, Micheline Kamber and Jian Pei (Authors). Morgan Kaufmann, 3rd edition, 2011.
- Extração de Conhecimento de Dados - Data Mining. Ana Carolina Lorena, Katti Faceli, Márcia Oliveira, André Ponce de Leon Carvalho, João Gama (Authors). Edições Silabo, 2012.
- Cruz-Correia RJ et al. Data Quality and Integration Issues in Electronic Health Records. In: Hristidis V (ed.). Information Discovery on Electronic Health Records: Chapman and Hall; 2009. p. 55-95.
Calendarização prevista das aulas
Disciplina de Introdução a Informática Médica @UFMG
Sistemas de Informação em Saúde | |
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Depende do Curso | Pós-Graduação em Saúde da Mulher |
Docente Responsável | Zilma Silveira Nogueira Reis, Juliano de Souza Gaspar, Rodney Guimarães |
Temas abordados | Uso da informática na saúde, Impacto do uso da informática na saúde, Bases de dados, Codificação, Padronização, Interoperabilidade, Indicadores de Saúde, Sistemas de informação para a saúde, Data mining, Sistemas de apoio à decisão clínica |
Descrição
Esta disciplina - Introdução à Informática Médica - é lecionado na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher.
Carga horária da disciplina
- Teórica: 40 horas
- Prática: 20 horas
Créditos: 5
Objetivos de aprendizagem
- Conhecimentos: o aluno terá uma iniciação conceitual e prática aos conteúdos da Informática Médica, aplicados a pesquisa e ao aprimoramento da prestação de cuidados em saúde.
- Habilidades: Se tornará apto a utilizar um microcomputador para criar e gerenciar pequenos bancos de dados destinados a pesquisa em saúde, assim como explorar bases de dados disponíveis através de acesso pela internet, como os sistemas eletrônicos de informação em saúde governamentais e mesmo criar pequenos sistemas próprios. Fará interpretação crítica de indicadores da saúde reprodutiva. Irá conhecer exemplos de ferramentas informáticas disponíveis para suporte a decisão e cuidados em saúde, ensino e pesquisa. Será motivado ao trabalho em equipe multiprofissional de saúde e informática para solução de questões relevantes em saúde, próprias da informática médica. Irá experimentar a aprendizagem em centro de computação eletrônica, assim como o potencial deste ambiente para pesquisa multidiscipinar em informática médica.
Corpo docente
- Profa. Dra. Zilma Silveira Nogueira Reis (Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher)
- Prof. Dr. Juliano de Souza Gaspar (Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher)
Professores eventualmente convidados
- Renato Antônio Celso Ferreira (Progr. de Pós-Graduação em Ciência da Computação UFMG)
- Ricardo João Cruz Correia, José Alberto Silva Freitas e Altamiro Costa-Pereira (Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal)
Conteúdo programático
- Introdução: o uso da informática em saúde: sua importância, aplicabilidade, recursos necessários, perspectivas atuais e futuras.
- O impacto do uso da informática na saúde: influências na relação médico-paciente. A relação do profissional de saúde e a informática, a relação do paciente com a informática, princípios da ética da informação eletrônica.
- Modelagem de banco de dados: conceitos básicos, bancos de dados relacionais, aplicações em saúde.
- Padronização da informação em saúde: codificação, padrões de interoperabilidade adotados pelo SUS e as contribuições dos profissionais de saúde. Os indicadores de saúde reprodutiva, sua avaliação crítica, fontes de recolha, análise de dados e pesquisas no tema.
- Os sistemas de informação eletrônicos em saúde: conceitos, estrutura, vantagens e desvantagens. O prontuário eletrônico do paciente.
- Os sistemas de informação eletrônicos aplicados à saúde: apresentação e exploração de sistemas de informação públicos em saúde, nacionais e internacionais (DATASUS, Repositório OMS).
- Elaboração e gerenciamento de bancos de dados para projetos de pesquisa em saúde: avaliação de softwares disponíveis - aula prática: Excell, Access, Epi-Info, MedQuest.
- Mineração de dados e técnicas de inteligência computacional: conceitos básicos, aplicações em saúde.
- Os sistemas informáticos de apoio à decisão clínica em saúde - Conceitos e exemplos da atualidade: suporte à assistência ao parto, suporte ao diagnóstico (telemedicina, softwares para genética, digiscope), aplicações na busca pela evidência científica.
- Noções de segurança de Sistemas de Informação em Saúde
- Aprendizagem e educação continuada em saúde, em ambiente virtual.
Métodos
- Aulas teóricas: apresentação dos tópicos e discussão dos conteúdos
- Aulas práticas e exercícios: acesso aos sistemas de informação eletrônicos em saúde; criação e gerenciamento de bancos de dados: prática em computadores com acesso à internet.
- Seminário: estudo de publicações científicas a respeito dos temas, seguindo o conteúdo programático da disciplina.
- Teleconferências com Universidade do Porto (Faculdade de Medicina e Faculdade de Ciências) e ICEX-UFMG (Departamento de Ciência da Computação)
Avaliação
- Avaliação formativa: a aquisição de habilidades será avaliada durante as atividades práticas.
- Avaliação de conhecimentos: o domínio dos conteúdos será avaliado por uma trabalho final escrito.
- Avaliação de desempenho: auto-avaliação
Trabalhos de Alunos
Referências Bibliográficas (bibliografia básica e complementar)
- Evaluation Methods in Medical Informatics:. Charles P. Friedman(Author), Jeremy C. Wyatt (Author), E.H. Shortliffe (Foreword), A.C. Smith (Assistant), B. Kaplan (Assistant). Editora Springer 2a edição 2006
- Brasil, Lourdes Mattos Informatica em Saude. Ia Edição. Editora: EDUEL, 2008.
Leitura suplementar
- DATASUS
- OMS - Observatório Geral de Saúde
- Sociedade Brasileira de Informática em Saúde
- Sociedade Ibero-Americana da Ciência da Informação
- Fundação Open EHR
Disciplina de Investigação e Comunicação Científica @FMUP
Sistemas de Informação em Saúde | |
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Depende do Curso | Mestrado em Informática Médica |
Docente Responsável | Pedro Pereira Rodrigues, Cristina Maria Nogueira da Costa Santos |
Temas abordados | Metodologias de investigação, Gestão de dados, Probabilidade, Representação gráfica, Amostragem |
Objetivos de aprendizagem
Dotar os alunos de conhecimentos e competências na definição, produção e divulgação de investigação científica em informática médica.
- Competências
- Definir e planificar estudos de investigação em informática médica;
- Pesquisar informação em bases de dados electrónicas de conhecimento biomédico;
- Escrever, e submeter para revisão, artigos científicos originais e de revisão;
- Efectuar comunicações orais e em poster de trabalhos científicos;
- Efectuar e descrever análises de estatística descritiva e de inferência estatística.
- Conhecimentos
- Protocolos de investigação em informática médica;
- Forma e conteúdo de artigos científicos originais;
- Características específicas de artigos de revisão científica;
- Estratégias de comunicação de trabalhos científicos;
- Probabilidade, estatística descritiva, inferência e modelação estatística.
- Comportamentos
- Manter-se informado dos desenvolvimentos do conhecimento na área da informática médica;
- Melhoria do espírito crítico na escrita e interpretação de relatórios de investigação científica;
- Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado;
- Fomentar o espírito crítico de análise de dados.
Conteúdos programáticos
- Fases de uma investigação e definição do protocolo;
- Desenhos de Estudo;
- Pesquisa bibliográfica;
- Escrita de artigos científicos;
- Processo de submissão e revisão científica;
- Artigos de revisão;
- Comunicações científicas;
- Gestão de dados, tipos de dados e verificação de dados;
- Medidas de localização e dispersão;
- Introdução à probabilidade;
- Distribuição normal e outras distribuições teóricas;
- Representação gráfica;
- Técnicas de amostragem;
- Intervalos de confiança;
- Princípio de Teste de hipóteses;
- Testes paramétricos e não paramétricos: testes-t, testes-f (One-Way ANOVA); Mann-Whitney; Kruskal-Wallis; Wilcoxon; Qui-quadrado;
- Correlação paramétrica e Regressão linear simples.
Resultados da aprendizagem
Os conteúdos lecionados dotarão os alunos dos conceitos necessários e suficientes para compreender e aplicar os métodos a que a unidade curricular se propõe, ao mesmo tempo que permitirão dotar os alunos das competências de integração das técnicas na futura prática.
Metodologias de ensino
Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais para interpretação e avaliação de artigos científicos, pesquisa bibliográfica e escrita de protocolo.
Métodos de avaliação
Exame teórico (8 valores), elaboração e apresentação de artigo de revisão (6 valores) e trabalho prático de análise de dados (6 valores).
Bibliografia principal
- ICMJE. (2010, January). Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication. International Committee of Medical Journal Editors;
- Liu, J. L. Y., & Wyatt, J. C. (2011). The case for randomized controlled trials to assess the impact of clinical information systems;
- Journal of the American Medical Informatics Association : JAMIA, 18(2), 173–80;
- Pai, M., McCulloch, M., Gorman, J. D., Pai, N., Enanoria, W., Kennedy, G., Tharyan, P., et al. (2004). Systematic reviews and metaanalyses: an illustrated, step-by-step guide. National Medical Journal of India, 17(2), 86–95;
- WHO. (2012). Guide for writing a Research Protocol for research involving human participation. World Health Organization. World Health Organization;
- Petrie, A., & Sabin, C. (2009). Medical statistics at a glance;
- Ho, R. (2006). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Chapman and Hall/CRC.
Trabalhos de alunos
Disciplina de Processamento de Sinal e Imagem @FCUP
Sistemas de Informação em Saúde | |
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Depende do Curso | Mestrado em Informática Médica |
Docente Responsável | Miguel Tavares Coimbra |
Temas abordados | Processamento de sinal, Imagem digital, Processamento de imagem, Processamento de vídeo, Reconhecimento de padrões |
Objetivos
Esta disciplina introduz os alunos aos conceitos gerais de processamento de sinal e imagem médica, nomeadamente a tecnologia de captação de imagens, técnicas básicas de processamento de imagem e vídeo e reconhecimento de padrões. Os conteúdos têm um carácter introdutório, sendo adequados a alunos com formação médica ou informática. Os objectivos de aprendizagem são:
- Compreender os processos de conversão de sinal e imagem para o domínio digital;
- Aprender algoritmos de processamento de sinal e imagem médica;
- [Avançado] Implementar algoritmos de processamento de sinal e imagem médica.
Programa
- Sinal Digital: Quantização, amostragem, ruído;
- Imagem digital: Estruturas de dados, cor;
- Processamento de sinal e imagem: filtragem, segmentação, extracção de informação.
Bibliografia Recomendada
R. Gonzalez, and R. Woods, “Digital Image Processing – 3rd Edition”, Prentice Hall, 2008.
Trabalhos Destacados
- Avaliação Clínica da Deglutição, por Inês Carneiro e Marta Sousa
Informação Complementar
Disciplina de Seminários @FMUP
Sistemas de Informação em Saúde | |
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Depende do Curso | Mestrado em Informática Médica |
Docente Responsável | Miguel Tavares Coimbra |
Temas abordados | Informática médica |
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos abrangentes de desenvolvimento e investigação científica em Informática Médica.
Programa
O programa inclui dez palestras de uma hora acerca de temas variados de informática médica.
As palestras são dadas por convidados e são de carácter obrigatório. O restante das horas deverão ser usadas para a elaboração de um relatório final, objecto de avaliação da cadeira.
Resultados
Competências:
- Analisar criticamente investigação em informática médica realizada por pares;
- Apresentar e defender trabalho em informática médica.
Conhecimentos:
- Estudos de investigação em informática médica;
- Desenvolvimento de aplicações de informática médica.
Comportamentos:
- Melhoria do espírito crítico na interpretação de trabalhos de investigação científica;
- Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado.
Tipo de Avaliação
Avaliação distribuída sem exame final.
Palestras
Disciplina de Sinal e Imagem Médica @FCUP
Sistemas de Informação em Saúde | |
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Depende do Curso | Mestrado em Informática Médica |
Docente Responsável | Miguel Tavares Coimbra |
Temas abordados | Sistemas interativos, Processamento de sinal, Processamento de imagem |
Objetivos
- Compreender o processo de desenho e desenvolvimento de sistemas interativos para a área da saúde;
- Conhecer o estado da arte de tecnologias interativas.
Programa
- Modelo do processador humano;
- Conceitos fundamentais de interação pessoa-máquina;
- Engenharia da usabilidade;
- Tecnologias interativas.
Trabalhos Destacados
- HolterMIM, por Ana Sofia Negrão, Ana Sofia Maria, Mélanie Castro e Tânia Freitas;
- FarmaSys: A Simplicidade em Farmácia Hospitalar, por Daniela Santos, Diogo Abrantes, Diogo Santos e João Rodrigues;
- Monitorização de Idosos Isolados, por Cristiana Pinto, Pedro Moreira, Rita Vilaça e Rui Guedes.
Informação adicional
Disciplina de Sistemas de Apoio à Decisão Clínica @FMUP
Sistemas de Informação em Saúde | |
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Depende do Curso | Mestrado em Informática Médica |
Docente Responsável | Inês de Castro Dutra, Pedro Pereira Rodrigues |
Temas abordados | Dedução, Indução, Decisão Clínica, Representação de conhecimento, Modelos de apoio à decisão |
Objetivos de aprendizagem
Dotar os alunos de conhecimentos gerais em sistemas de apoio à decisão clínica.
- Competências
- Definir estratégias de apoio à decisão clínica;
- Identificar modelos de apoio à decisão clínica;
- Interpretar e avaliar sistemas clássicos de apoio à decisão clínica.
- Interpretar e avaliar sistemas avançados de apoio à decisão clínica.
- Conhecimentos
- O processo de decisão clínica;
- Definição, implementação e avaliação de sistemas de apoio à decisão;
- Modelos clássicos de apoio à decisão: estatística, guidelines e algoritmos.
- Modelos avançados de apoio à decisão: sistemas periciais e aprendizagem automática.
- Comportamentos
- Manter-se informado dos desenvolvimentos de sistemas de apoio à decisão clínica;
- Aperfeiçoamento do espírito crítico quanto à definição, desenvolvimento, implementação e avaliação de sistemas de apoio à decisão clínica;
- Motivação para estudar e avaliar resultados de processos de adopção de sistemas de apoio à decisão em unidades de saúde.
Conteúdos programáticos
- Dedução, indução e o processo de decisão clínica
- Formas de representação de conhecimento
- Os sistemas de apoio à decisão clínica
- Desenvolvimento, implementação e avaliação de estratégias de apoio à decisão
- Guidelines médicas para apoio à decisão
- Algoritmos no apoio à decisão clínica
- Raciocínio com incertezas
- Aprendizagem automática no apoio à decisão
- Interpretação e avaliação de modelos de apoio à decisão
Resultados da aprendizagem
O estudo dos tópicos abordados na disciplina irão contribuir para que o estudante tenha uma visão global e mais aprofundada do processo de decisão clínica, dos modelos e estratégias utilizados em sistemas de apoio à decisão clínica, do processo de desenvolvimento, implementação e avaliação de modelos e sistemas de apoio à decisão clínica, atingindo portanto o objetivo:
- Dotar os alunos de conhecimentos gerais em sistemas de apoio à decisão clínica.
Metodologias de ensino
Aulas teórico-práticas com apresentação dos diversos tópicos a abordar, exercícios em grupo para resolução de problemas práticos de apoio à decisão em saúde.
Métodos de avaliação
Exame final (12 valores) e trabalho de grupo (8 valores).
Bibliografia principal
- Clinical Decision Support Systems: Theory and Practice. E. Berner, 2006. ISBN 0387339140. Springer;
- Clinical Decision Support: The Road Ahead. ISBN-10: 0123693772. Robert A. Greenes;
- Improving Outcomes with Clinical Decision Support: An Implementer’s Guide. Jerome A. Osheroff, Jonathan M. Teich, Donald Levick, Luis Saldana, Ferdinand T. Velasco, Dean F. Sittig, Kendall M. Rogers and Robert A. Jenders; HIMMS;
- Advanced Computational Intelligence Paradigms in Healthcare 5. ISBN 978-3-642-16094-3. S. Brahnam, L.C. Jain (Eds.) 2011;
- Advances in Probabilistic Graphical Models. ISBN 978-3-642-08854-4. P. Lucas, J.A. Gámez, A. Salmerón Cerdan (Eds.) 2007;
- Computational Intelligence Processing in Medical Diagnosis. ISBN 978-3-7908-1463-7. M. Schmitt, H.-N. Teodorescu, A. Jain, A. Jain, S. Jain (Eds.) 2002.
Disciplina de Sistemas de Informação em Saúde e Registos Clínicos Eletrónicos @FMUP
Sistemas de Informação em Saúde | |
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Depende do Curso | Mestrado em Informática Médica |
Docente Responsável | Ricardo Correia |
Temas abordados | Desenvolvimento de Sistemas de Informação em Saúde, Implementação de Sistemas de Informação em Saúde, Integração de Sistemas de Informação em Saúde, Registos Clínicos Eletrónicos, Comunicação de Dados, Interoperabilidade, Ontologias Médicas |
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos e competências na escolha, desenho e gestão de sistemas de informação em saúde e registos clínicos eletrónicos
Resultados de aprendizagem e competências
- Características gerais dos sistemas de informação em saúde (SIS) tais como registos clínicos, monitorização de doentes, radiologia, saúde pública, educacional, bioinformática e de gestão de conhecimento
- Arquiteturas e tecnologias destes sistemas, com enfoque nos aspectos comuns nas diferenças e no desenho
- Arquiteturas, componentes e exemplos de SIS, especialmente de SIS hospitalares e de clínicas, no suporte aos profissionais de saúde e aos gestores das instituições
- Especificações de funções de TI que suportam o uso ético, seguro, eficiente e responsável da informação e da decisão cínica
- Arquiteturas e exemplos de SIS no suporte ao doente e ao público
- Arquiteturas e exemplos de SIS no suporte ao gestores dos serviços de saúde na comunidade e regionais
- Etapas de desenvolvimento de um SIS e tendências atuais do desenvolvimento das aplicações
- Principais componentes do workflow da informação clínica: identificar problemas de segurança, prescrição, gestão de requisições e de exames, comunicação, documentação, segurança da informação e desenvolvimento de TI na saúde
- Estratégia na gestão da informação organizacional
Aptidões e competências
- Usar de uma forma eficiente e responsável as ferramentas de processamento de informação, no suporte à prática e à decisão dos profissionais de saúde
- Planear SIS orientados aos objetivos dos serviços de saúde
- Tratar de questões relacionadas com a recolha e percursos dos dados, incluindo medidas de qualidade e de desempenho
- Definição dos requisitos dos SIS
- Analisar os processos de prestação de cuidados para promover a segurança do utente, a qualidade na prestação de cuidados e desenhar diagramas UML desses processos
- Identificar os principais problemas e constrangimentos na implementação de SIS
- Gerir Sistemas de Informação em Saúde
Modo de trabalho
- Presencial
Programa
- Como podem os computadores auxiliar a prestação de cuidados;
- Identificar e analisar a necessidade de sistemas de informação;
- Desenvolvimento e implementação de sistemas de informação em saúde;
- Registo Clínico Eletrónico e Registo de Saúde Electrónico;
- Integração de sistemas de informação e ontologias médicas;
- Formatos de comunicação de dados;
- Barreiras na recolha de informação;
- Tendências atuais no desenvolvimento de aplicações;
- Principais dificuldades nos SI na saúde;
- Uso significativo da informação.
Bibliografia Obrigatória
- Shortliffe E, Cimino J. ; . Biomedical Informatics - Computer Applications in Health Care and Biomedicine. 3rd ed, Springer, 2006
- H. Pardes , Harold P. Lehmann , Patricia A. Abbott , Nancy K. Roderer , Adam Rothschild , Steven F. Mandell , Jorge A. Ferrer , Robert E. Miller , Marion J. Ball; Aspects of Electronic Health Record Systems, Springer; 2 edition , 2006
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais
- Trabalho de investigação em grupo com apresentação de um artigo cientifico no final
Trabalhos de alunos
- Ano Letivo 2014/2015
- Ano Letivo 2015/2016
- Ano Letivo 2016/2017
- Ano Letivo 2017/2018
Disciplina de Sistemas de Informação para Informática Biomédica @ IB/USP
Sistemas de Informação em Saúde | |
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Depende do Curso | Informática Biomédica |
Docente Responsável | Domingos Alves |
Temas abordados | Desenvolvimento de Sistemas de Informação em Saúde, Implementação de Sistemas de Informação em Saúde |