Sistemas de Informação em Saúde

Fonte: aprendis
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Um sistema é um conjunto de elementos interconectados, em que as transformações ocorridas numa das partes influenciam todas as outras. Com origem grega, o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".

Um sistema é, normalmente, constituído por componentes (ou elementos) que estão ligados uns aos outros para facilitar o fluxo de informações, matéria ou energia. O termo é também usado para descrever qualquer conjunto de entidades que interajam e sobre o qual um modelo matemático pode ser construído.


Conteúdos

  1. Digitalização de informação
  2. Bases de Dados
    1. Estrutura de Bases de Dados em Saúde
    2. Bases de Dados Não-Relacionais em Saúde
    3. Bases de Dados Brasileiras
      1. DATASUS
      2. IBGE
      3. SEADE
  3. Bases de Conhecimento
  4. Tipos de sistemas de informação em saúde
    1. Core business (ADT - Admission-Discharge-Transfer)
    2. Financeiros
    3. Comunicação
    4. Departamentais de Suporte
    5. Documentação Clínica
    6. Sistemas departamentais
    7. Alertas / avisos
    8. Vigilância
    9. Sistemas de apoio à decisão
      1. Data Warehouse em Saúde aplicado à Saúde
      2. Sistemas de apoio à decisão clínica
    10. Sistemas de informação hospitalares
    11. Sistemas de suporte operacional e de gestão em organizações de Saúde
  5. Registos clínicos electrónicos
  6. Registos Pessoais de Saúde
  7. Normas e Terminologias
  8. Fases de um sistema de informação
    1. Levantamento de requisitos
    2. Desenvolvimento de sistemas de informação
    3. Testes a sistemas de informação
    4. Implementação de sistemas de informação
    5. Manutenção de sistemas de informação
    6. Gestão de sistemas de informação
    7. Avaliação de sistemas de informação
  9. Sistemas de informação Nacionais
    1. Sistemas de informação no Brasil
    2. Sistemas de informação em Portugal
  10. Futuro dos sistemas de informação em saúde
  11. Principais Eventos em Sistemas de Informação em Saúde
  12. Principais Revistas em Sistemas de Informação em Saúde
  13. Sistemas de Informação Open-Source na área da Saúde
    1. Dispositivos móveis
      1. Ushahidi
    2. Gestão da Prática Médica
      1. ClearHealth
      2. GNU Health
      3. MedinTux
      4. OpenEMR
    3. Gestão de Sistemas de Saúde
      1. DHIS
      2. HRHIS
    4. Imagiologia
      1. 3DSlicer
      2. Drishti
      3. Endrov
      4. GIMIAS
      5. Ginkgo CADx
      6. InVesalius
      7. ITK
      8. ITK-SNAP
      9. MITK
      10. Orthanc
      11. OsiriX
      12. ParaView
      13. Voreen
      14. VTK
      15. Xebra
    5. Teste de Interoperabilidade
      1. Cypress
      2. Laika
    6. Investigação
      1. LabKey Server
    7. Medicina Dentária
      1. Open Dental
    8. Registos de Saúde Eletrónicos
      1. CottageMed
      2. FreeMed
      3. GaiaEHR
      4. GNUMed
      5. Hospital OS
      6. HOSxP
      7. Mirth
      8. OpenHospital
      9. OpenMRS
      10. OSCAR McMaster
      11. THIRRA (EHR)
      12. VistA
      13. ZEPRS
      14. SmartCare
    9. Saúde Pública e Vigilância
      1. Epi Info
      2. Spatiotemporal Epidemiological Modeler
    10. Sistemas de Informação Médica
      1. Caisis
    11. Outros
      1. BioLinux
      2. Debian-Med
      3. Ubuntu-Med

Disciplinas/Cursos associados

Disciplina de Extração de Conhecimento de Dados em Saúde @FMUP

Sistemas de Informação em Saúde
Depende do Curso Mestrado em Informática Médica
Docente Responsável José Alberto da Silva Freitas, Pedro Pereira Rodrigues
Temas abordados Machine learning, Data mining, Modelação de dados, Aprendizagem automática, Text Mining, Web mining

Objetivos de aprendizagem

Nesta unidade curricular serão abordados métodos de aprendizagem automática para a prospeção e extração de conhecimento de dados (data mining) na área da saúde.
No final, os alunos deverão conhecer algumas técnicas, saber aplicá-las a novos problemas e saber interpretar os resultados obtidos.


Conteúdos programáticos

  • Machine learning e data mining (introdução, cenários de aplicação, processo de data mining; características específicas da área da saúde);
  • Modelação de dados, pré-processamento de dados médicos, qualidade de dados em saúde;
  • Aprendizagem automática supervisionada (árvore de decisão, classificação Bayesiana, redes neuronais);
  • Aprendizagem automática não supervisionada (análise de clusters, análise de casos desviantes, associação e análise de padrões frequentes);
  • Avaliação de técnicas de aprendizagem automática (modelos de classificação, clustering);
  • Noções básicas de visual data mining, text mining e Web mining.


Software: RapidMiner, Weka e R


Resultados da aprendizagem

Os conteúdos lecionados dotarão os alunos dos conceitos necessários e suficientes para compreender e aplicar os métodos de aprendizagem automática para a prospeção e extração de conhecimento de dados na área da saúde. No final, os alunos deverão conhecer algumas técnicas, saber aplicá-las a novos problemas e saber interpretar os resultados obtidos.
Os conteúdos lecionados permitirão ainda dotar os alunos das competências de integração das técnicas abordadas em contextos de prática clínica, de investigação e de análises de dados nos sistemas de informação em saúde.


Metodologias de ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais, para resolução de problemas práticos em cenários de saúde, com utilização de software específico para desenvolvimento de competências.


Avaliação dos trabalhos individuais e de grupo propostos, com apresentação oral, e exame final.


Bibliografia principal

  • Data Mining: Concepts and Techniques. Jiawei Han, Micheline Kamber and Jian Pei (Authors). Morgan Kaufmann, 3rd edition, 2011.
  • Extração de Conhecimento de Dados - Data Mining. Ana Carolina Lorena, Katti Faceli, Márcia Oliveira, André Ponce de Leon Carvalho, João Gama (Authors). Edições Silabo, 2012.
  • Cruz-Correia RJ et al. Data Quality and Integration Issues in Electronic Health Records. In: Hristidis V (ed.). Information Discovery on Electronic Health Records: Chapman and Hall; 2009. p. 55-95.


Calendarização prevista das aulas


Disciplina de Introdução a Informática Médica @UFMG

Sistemas de Informação em Saúde
Depende do Curso Pós-Graduação em Saúde da Mulher
Docente Responsável Zilma Silveira Nogueira Reis, Juliano de Souza Gaspar, Rodney Guimarães
Temas abordados Uso da informática na saúde, Impacto do uso da informática na saúde, Bases de dados, Codificação, Padronização, Interoperabilidade, Indicadores de Saúde, Sistemas de informação para a saúde, Data mining, Sistemas de apoio à decisão clínica

Descrição

Esta disciplina - Introdução à Informática Médica - é lecionado na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher.

Carga horária da disciplina

  • Teórica: 40 horas
  • Prática: 20 horas


Créditos: 5


Objetivos de aprendizagem

  1. Conhecimentos: o aluno terá uma iniciação conceitual e prática aos conteúdos da Informática Médica, aplicados a pesquisa e ao aprimoramento da prestação de cuidados em saúde.
  2. Habilidades: Se tornará apto a utilizar um microcomputador para criar e gerenciar pequenos bancos de dados destinados a pesquisa em saúde, assim como explorar bases de dados disponíveis através de acesso pela internet, como os sistemas eletrônicos de informação em saúde governamentais e mesmo criar pequenos sistemas próprios. Fará interpretação crítica de indicadores da saúde reprodutiva. Irá conhecer exemplos de ferramentas informáticas disponíveis para suporte a decisão e cuidados em saúde, ensino e pesquisa. Será motivado ao trabalho em equipe multiprofissional de saúde e informática para solução de questões relevantes em saúde, próprias da informática médica. Irá experimentar a aprendizagem em centro de computação eletrônica, assim como o potencial deste ambiente para pesquisa multidiscipinar em informática médica.


Corpo docente

  • Profa. Dra. Zilma Silveira Nogueira Reis (Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher)
  • Prof. Dr. Juliano de Souza Gaspar (Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher)


Professores eventualmente convidados

  • Renato Antônio Celso Ferreira (Progr. de Pós-Graduação em Ciência da Computação UFMG)
  • Ricardo João Cruz Correia, José Alberto Silva Freitas e Altamiro Costa-Pereira (Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal)

Conteúdo programático

  1. Introdução: o uso da informática em saúde: sua importância, aplicabilidade, recursos necessários, perspectivas atuais e futuras.
  2. O impacto do uso da informática na saúde: influências na relação médico-paciente. A relação do profissional de saúde e a informática, a relação do paciente com a informática, princípios da ética da informação eletrônica.
  3. Modelagem de banco de dados: conceitos básicos, bancos de dados relacionais, aplicações em saúde.
  4. Padronização da informação em saúde: codificação, padrões de interoperabilidade adotados pelo SUS e as contribuições dos profissionais de saúde. Os indicadores de saúde reprodutiva, sua avaliação crítica, fontes de recolha, análise de dados e pesquisas no tema.
  5. Os sistemas de informação eletrônicos em saúde: conceitos, estrutura, vantagens e desvantagens. O prontuário eletrônico do paciente.
  6. Os sistemas de informação eletrônicos aplicados à saúde: apresentação e exploração de sistemas de informação públicos em saúde, nacionais e internacionais (DATASUS, Repositório OMS).
  7. Elaboração e gerenciamento de bancos de dados para projetos de pesquisa em saúde: avaliação de softwares disponíveis - aula prática: Excell, Access, Epi-Info, MedQuest.
  8. Mineração de dados e técnicas de inteligência computacional: conceitos básicos, aplicações em saúde.
  9. Os sistemas informáticos de apoio à decisão clínica em saúde - Conceitos e exemplos da atualidade: suporte à assistência ao parto, suporte ao diagnóstico (telemedicina, softwares para genética, digiscope), aplicações na busca pela evidência científica.
  10. Noções de segurança de Sistemas de Informação em Saúde
  11. Aprendizagem e educação continuada em saúde, em ambiente virtual.

Métodos

  • Aulas teóricas: apresentação dos tópicos e discussão dos conteúdos
  • Aulas práticas e exercícios: acesso aos sistemas de informação eletrônicos em saúde; criação e gerenciamento de bancos de dados: prática em computadores com acesso à internet.
  • Seminário: estudo de publicações científicas a respeito dos temas, seguindo o conteúdo programático da disciplina.
  • Teleconferências com Universidade do Porto (Faculdade de Medicina e Faculdade de Ciências) e ICEX-UFMG (Departamento de Ciência da Computação)


Avaliação

  • Avaliação formativa: a aquisição de habilidades será avaliada durante as atividades práticas.
  • Avaliação de conhecimentos: o domínio dos conteúdos será avaliado por uma trabalho final escrito.
  • Avaliação de desempenho: auto-avaliação


Trabalhos de Alunos

Referências Bibliográficas (bibliografia básica e complementar)

  1. Evaluation Methods in Medical Informatics:. Charles P. Friedman(Author), Jeremy C. Wyatt (Author), E.H. Shortliffe (Foreword), A.C. Smith (Assistant), B. Kaplan (Assistant). Editora Springer 2a edição 2006
  2. Brasil, Lourdes Mattos Informatica em Saude. Ia Edição. Editora: EDUEL, 2008.


Leitura suplementar

  1. DATASUS
  2. OMS - Observatório Geral de Saúde
  3. Sociedade Brasileira de Informática em Saúde
  4. Sociedade Ibero-Americana da Ciência da Informação
  5. Fundação Open EHR

Disciplina de Investigação e Comunicação Científica @FMUP

Sistemas de Informação em Saúde
Depende do Curso Mestrado em Informática Médica
Docente Responsável Pedro Pereira Rodrigues, Cristina Maria Nogueira da Costa Santos
Temas abordados Metodologias de investigação, Gestão de dados, Probabilidade, Representação gráfica, Amostragem


Objetivos de aprendizagem

Dotar os alunos de conhecimentos e competências na definição, produção e divulgação de investigação científica em informática médica.


Competências
  • Definir e planificar estudos de investigação em informática médica;
  • Pesquisar informação em bases de dados electrónicas de conhecimento biomédico;
  • Escrever, e submeter para revisão, artigos científicos originais e de revisão;
  • Efectuar comunicações orais e em poster de trabalhos científicos;
  • Efectuar e descrever análises de estatística descritiva e de inferência estatística.


Conhecimentos
  • Protocolos de investigação em informática médica;
  • Forma e conteúdo de artigos científicos originais;
  • Características específicas de artigos de revisão científica;
  • Estratégias de comunicação de trabalhos científicos;
  • Probabilidade, estatística descritiva, inferência e modelação estatística.


Comportamentos
  • Manter-se informado dos desenvolvimentos do conhecimento na área da informática médica;
  • Melhoria do espírito crítico na escrita e interpretação de relatórios de investigação científica;
  • Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado;
  • Fomentar o espírito crítico de análise de dados.


Conteúdos programáticos

  • Fases de uma investigação e definição do protocolo;
  • Desenhos de Estudo;
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Escrita de artigos científicos;
  • Processo de submissão e revisão científica;
  • Artigos de revisão;
  • Comunicações científicas;
  • Gestão de dados, tipos de dados e verificação de dados;
  • Medidas de localização e dispersão;
  • Introdução à probabilidade;
  • Distribuição normal e outras distribuições teóricas;
  • Representação gráfica;
  • Técnicas de amostragem;
  • Intervalos de confiança;
  • Princípio de Teste de hipóteses;
  • Testes paramétricos e não paramétricos: testes-t, testes-f (One-Way ANOVA); Mann-Whitney; Kruskal-Wallis; Wilcoxon; Qui-quadrado;
  • Correlação paramétrica e Regressão linear simples.


Resultados da aprendizagem

Os conteúdos lecionados dotarão os alunos dos conceitos necessários e suficientes para compreender e aplicar os métodos a que a unidade curricular se propõe, ao mesmo tempo que permitirão dotar os alunos das competências de integração das técnicas na futura prática.


Metodologias de ensino

Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais para interpretação e avaliação de artigos científicos, pesquisa bibliográfica e escrita de protocolo.


Métodos de avaliação

Exame teórico (8 valores), elaboração e apresentação de artigo de revisão (6 valores) e trabalho prático de análise de dados (6 valores).


Bibliografia principal

  • ICMJE. (2010, January). Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication. International Committee of Medical Journal Editors;
  • Liu, J. L. Y., & Wyatt, J. C. (2011). The case for randomized controlled trials to assess the impact of clinical information systems;
  • Journal of the American Medical Informatics Association : JAMIA, 18(2), 173–80;
  • Pai, M., McCulloch, M., Gorman, J. D., Pai, N., Enanoria, W., Kennedy, G., Tharyan, P., et al. (2004). Systematic reviews and metaanalyses: an illustrated, step-by-step guide. National Medical Journal of India, 17(2), 86–95;
  • WHO. (2012). Guide for writing a Research Protocol for research involving human participation. World Health Organization. World Health Organization;
  • Petrie, A., & Sabin, C. (2009). Medical statistics at a glance;
  • Ho, R. (2006). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Chapman and Hall/CRC.


Trabalhos de alunos


Disciplina de Processamento de Sinal e Imagem @FCUP

Sistemas de Informação em Saúde
Depende do Curso Mestrado em Informática Médica
Docente Responsável Miguel Tavares Coimbra
Temas abordados Processamento de sinal, Imagem digital, Processamento de imagem, Processamento de vídeo, Reconhecimento de padrões

Objetivos

Esta disciplina introduz os alunos aos conceitos gerais de processamento de sinal e imagem médica, nomeadamente a tecnologia de captação de imagens, técnicas básicas de processamento de imagem e vídeo e reconhecimento de padrões. Os conteúdos têm um carácter introdutório, sendo adequados a alunos com formação médica ou informática. Os objectivos de aprendizagem são:

  1. Compreender os processos de conversão de sinal e imagem para o domínio digital;
  2. Aprender algoritmos de processamento de sinal e imagem médica;
  3. [Avançado] Implementar algoritmos de processamento de sinal e imagem médica.


Programa

  • Sinal Digital: Quantização, amostragem, ruído;
  • Imagem digital: Estruturas de dados, cor;
  • Processamento de sinal e imagem: filtragem, segmentação, extracção de informação.


Bibliografia Recomendada

R. Gonzalez, and R. Woods, “Digital Image Processing – 3rd Edition”, Prentice Hall, 2008.


Trabalhos Destacados


Informação Complementar


Disciplina de Seminários @FMUP

Sistemas de Informação em Saúde
Depende do Curso Mestrado em Informática Médica
Docente Responsável Miguel Tavares Coimbra
Temas abordados Informática médica

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos abrangentes de desenvolvimento e investigação científica em Informática Médica.


Programa

O programa inclui dez palestras de uma hora acerca de temas variados de informática médica.
As palestras são dadas por convidados e são de carácter obrigatório. O restante das horas deverão ser usadas para a elaboração de um relatório final, objecto de avaliação da cadeira.


Resultados

Competências:

  • Analisar criticamente investigação em informática médica realizada por pares;
  • Apresentar e defender trabalho em informática médica.


Conhecimentos:

  • Estudos de investigação em informática médica;
  • Desenvolvimento de aplicações de informática médica.


Comportamentos:

  • Melhoria do espírito crítico na interpretação de trabalhos de investigação científica;
  • Motivação para interpelar e discutir trabalho de investigação em curso ou publicado.


Tipo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final.


Palestras

Disciplina de Sinal e Imagem Médica @FCUP

Sistemas de Informação em Saúde
Depende do Curso Mestrado em Informática Médica
Docente Responsável Miguel Tavares Coimbra
Temas abordados Sistemas interativos, Processamento de sinal, Processamento de imagem

Objetivos

  • Compreender o processo de desenho e desenvolvimento de sistemas interativos para a área da saúde;
  • Conhecer o estado da arte de tecnologias interativas.


Programa

  • Modelo do processador humano;
  • Conceitos fundamentais de interação pessoa-máquina;
  • Engenharia da usabilidade;
  • Tecnologias interativas.


Trabalhos Destacados


Informação adicional


Disciplina de Sistemas de Apoio à Decisão Clínica @FMUP

Sistemas de Informação em Saúde
Depende do Curso Mestrado em Informática Médica
Docente Responsável Inês de Castro Dutra, Pedro Pereira Rodrigues
Temas abordados Dedução, Indução, Decisão Clínica, Representação de conhecimento, Modelos de apoio à decisão

Objetivos de aprendizagem

Dotar os alunos de conhecimentos gerais em sistemas de apoio à decisão clínica.


Competências
  • Definir estratégias de apoio à decisão clínica;
  • Identificar modelos de apoio à decisão clínica;
  • Interpretar e avaliar sistemas clássicos de apoio à decisão clínica.
  • Interpretar e avaliar sistemas avançados de apoio à decisão clínica.


Conhecimentos
  • O processo de decisão clínica;
  • Definição, implementação e avaliação de sistemas de apoio à decisão;
  • Modelos clássicos de apoio à decisão: estatística, guidelines e algoritmos.
  • Modelos avançados de apoio à decisão: sistemas periciais e aprendizagem automática.


Comportamentos
  • Manter-se informado dos desenvolvimentos de sistemas de apoio à decisão clínica;
  • Aperfeiçoamento do espírito crítico quanto à definição, desenvolvimento, implementação e avaliação de sistemas de apoio à decisão clínica;
  • Motivação para estudar e avaliar resultados de processos de adopção de sistemas de apoio à decisão em unidades de saúde.


Conteúdos programáticos

  • Dedução, indução e o processo de decisão clínica
  • Formas de representação de conhecimento
  • Os sistemas de apoio à decisão clínica
  • Desenvolvimento, implementação e avaliação de estratégias de apoio à decisão
  • Guidelines médicas para apoio à decisão
  • Algoritmos no apoio à decisão clínica
  • Raciocínio com incertezas
  • Aprendizagem automática no apoio à decisão
  • Interpretação e avaliação de modelos de apoio à decisão


Resultados da aprendizagem

O estudo dos tópicos abordados na disciplina irão contribuir para que o estudante tenha uma visão global e mais aprofundada do processo de decisão clínica, dos modelos e estratégias utilizados em sistemas de apoio à decisão clínica, do processo de desenvolvimento, implementação e avaliação de modelos e sistemas de apoio à decisão clínica, atingindo portanto o objetivo:

Dotar os alunos de conhecimentos gerais em sistemas de apoio à decisão clínica.


Metodologias de ensino

Aulas teórico-práticas com apresentação dos diversos tópicos a abordar, exercícios em grupo para resolução de problemas práticos de apoio à decisão em saúde.


Métodos de avaliação

Exame final (12 valores) e trabalho de grupo (8 valores).


Bibliografia principal

  • Clinical Decision Support Systems: Theory and Practice. E. Berner, 2006. ISBN 0387339140. Springer;
  • Clinical Decision Support: The Road Ahead. ISBN-10: 0123693772. Robert A. Greenes;
  • Improving Outcomes with Clinical Decision Support: An Implementer’s Guide. Jerome A. Osheroff, Jonathan M. Teich, Donald Levick, Luis Saldana, Ferdinand T. Velasco, Dean F. Sittig, Kendall M. Rogers and Robert A. Jenders; HIMMS;
  • Advanced Computational Intelligence Paradigms in Healthcare 5. ISBN 978-3-642-16094-3. S. Brahnam, L.C. Jain (Eds.) 2011;
  • Advances in Probabilistic Graphical Models. ISBN 978-3-642-08854-4. P. Lucas, J.A. Gámez, A. Salmerón Cerdan (Eds.) 2007;
  • Computational Intelligence Processing in Medical Diagnosis. ISBN 978-3-7908-1463-7. M. Schmitt, H.-N. Teodorescu, A. Jain, A. Jain, S. Jain (Eds.) 2002.


Disciplina de Sistemas de Informação em Saúde e Registos Clínicos Eletrónicos @FMUP

Sistemas de Informação em Saúde
Depende do Curso Mestrado em Informática Médica
Docente Responsável Ricardo Correia
Temas abordados Desenvolvimento de Sistemas de Informação em Saúde, Implementação de Sistemas de Informação em Saúde, Integração de Sistemas de Informação em Saúde, Registos Clínicos Eletrónicos, Comunicação de Dados, Interoperabilidade, Ontologias Médicas



Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos e competências na escolha, desenho e gestão de sistemas de informação em saúde e registos clínicos eletrónicos


Resultados de aprendizagem e competências

  • Características gerais dos sistemas de informação em saúde (SIS) tais como registos clínicos, monitorização de doentes, radiologia, saúde pública, educacional, bioinformática e de gestão de conhecimento
  • Arquiteturas e tecnologias destes sistemas, com enfoque nos aspectos comuns nas diferenças e no desenho
  • Arquiteturas, componentes e exemplos de SIS, especialmente de SIS hospitalares e de clínicas, no suporte aos profissionais de saúde e aos gestores das instituições
  • Especificações de funções de TI que suportam o uso ético, seguro, eficiente e responsável da informação e da decisão cínica
  • Arquiteturas e exemplos de SIS no suporte ao doente e ao público
  • Arquiteturas e exemplos de SIS no suporte ao gestores dos serviços de saúde na comunidade e regionais
  • Etapas de desenvolvimento de um SIS e tendências atuais do desenvolvimento das aplicações
  • Principais componentes do workflow da informação clínica: identificar problemas de segurança, prescrição, gestão de requisições e de exames, comunicação, documentação, segurança da informação e desenvolvimento de TI na saúde
  • Estratégia na gestão da informação organizacional


Aptidões e competências

  • Usar de uma forma eficiente e responsável as ferramentas de processamento de informação, no suporte à prática e à decisão dos profissionais de saúde
  • Planear SIS orientados aos objetivos dos serviços de saúde
  • Tratar de questões relacionadas com a recolha e percursos dos dados, incluindo medidas de qualidade e de desempenho
  • Definição dos requisitos dos SIS
  • Analisar os processos de prestação de cuidados para promover a segurança do utente, a qualidade na prestação de cuidados e desenhar diagramas UML desses processos
  • Identificar os principais problemas e constrangimentos na implementação de SIS
  • Gerir Sistemas de Informação em Saúde


Modo de trabalho

  • Presencial


Programa

  • Como podem os computadores auxiliar a prestação de cuidados;
  • Identificar e analisar a necessidade de sistemas de informação;
  • Desenvolvimento e implementação de sistemas de informação em saúde;
  • Registo Clínico Eletrónico e Registo de Saúde Electrónico;
  • Integração de sistemas de informação e ontologias médicas;
  • Formatos de comunicação de dados;
  • Barreiras na recolha de informação;
  • Tendências atuais no desenvolvimento de aplicações;
  • Principais dificuldades nos SI na saúde;
  • Uso significativo da informação.

Bibliografia Obrigatória

  • Shortliffe E, Cimino J. ; . Biomedical Informatics - Computer Applications in Health Care and Biomedicine. 3rd ed, Springer, 2006
  • H. Pardes , Harold P. Lehmann , Patricia A. Abbott , Nancy K. Roderer , Adam Rothschild , Steven F. Mandell , Jorge A. Ferrer , Robert E. Miller , Marion J. Ball; Aspects of Electronic Health Record Systems, Springer; 2 edition , 2006


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

  • Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais
  • Trabalho de investigação em grupo com apresentação de um artigo cientifico no final


Trabalhos de alunos

Sistemas de Informação em Saúde
Depende do Curso Informática Biomédica
Docente Responsável Domingos Alves
Temas abordados Desenvolvimento de Sistemas de Informação em Saúde, Implementação de Sistemas de Informação em Saúde